SOCIOLOGIA Flashcards

1
Q

Desigualdades de gênero /mercado de trabalho

2015-QUESTÃO 51

A

Alternativa C

A) Incorreta. Não houve essa maior incorporação de homens no trabalho doméstico.

B) Incorreta. Tal mentalidade, se fosse uma realidade, não deveria fazer com que persistissem as desigualdades de gênero presentes no mercado de trabalho, pelo contrário, promoveriam uma diminuição dessa desigualdade.

C) Correta. Tal crença se estabelece devido ao fato de que o papel das tarefas domésticas e o cuidado com os filhos é comumente relegado às mulheres, o que faz com que elas gerem discriminação no mercado de trabalho.

D) Incorreta. Não existe tal crítica, esse é um senso comum na sociedade brasileira.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cultura

2015-QUESTÃO 52

A

Alternativa D

a) Incorreta. A capacidade de se adaptar não é a origem porque a cultura não se constitui pelas formas de adaptação ao ambiente, mas pelas formas de expressão autênticas de um grupo. A diversidade cultural diz respeito à dinâmica entre diferentes culturas e não à relação entre os grupos culturais e os ambientes que habitam. Além disso, a diversidade implica diferenças e não desigualdades.

b) Incorreta. A capacidade psíquica não é o elemento que unifica as expressões de cada grupo cultural, tendo pouco a ver com a diversidade cultural porque esta não se estabelece por variações psicológicas, mas variações de experiência e expressão. Nesse sentido, as expressões não devem ser classificadas como desiguais, mas como diferentes.

c) Incorreta. O grau de conhecimento da natureza nada tem a ver com o estabelecimento de uma cultura e, portanto, da diversidade. As diferentes expressões culturais surgem a partir das diferentes experiências humanas e tipos de criatividade, não por variações no nível de conhecimento, afirmar isso implica uma hierarquia (fundada nesse critério) entre os grupos culturais.

d) Correta. A diversidade cultural, para a antropologia, se explica pela diversidade de possibilidades simbólicas às quais os indivíduos podem recorrer, por meio das suas múltiplas criatividades, para interpretar a realidade e dar significado a si mesmos e ao mundo que os cercam.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Identidade nacional brasileira

2015-QUESTÃO 53

A

Alternativa B

A) Incorreta. A teoria da democracia racial não defendia esse acesso a todas as etnias ao processo político.

B) Correta. A teoria da democracia racial defende a existência de um certo tipo de “harmonia” que existia no país devido a uma suposta “democracia racial” que existia por aqui, devido a grande influência e miscigenação oferecida pelo cruzamento de etnias de povos de origens indígenas, africanas e lusitanas.

C) Incorreta. A teoria da democracia racial acaba por suscitar que os conflitos raciais e a desvalorização do negro sejam aspectos velados na sociedade brasileira.

D) Incorreta. Isso pertence à teses de estudos sociológicos brasileiros mais contemporâneos, como as análises de Florestan Fernandes ou Darcy Ribeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Estudos antropológicos atuais- define-se uma etnia

2015-QUESTÃO 54

A

Alternativa C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Durkheim

2015-QUESTÃO 55

A

Alternativa B

B: Durkheim, adepto da perspectiva positivista, busca, em suas investigações sociológicas, a objetividade e a neutralidade. Assim, afirma que os fatos sociais devem ser tratados como coisas (objetividade) e, além disso, que o sociólogo deve, em sua função, afastar prenoções e preconceitos (neutralidade).

A: O fato social pode ser usado para explicar qualquer tipo de sociedade, uma vez que é exterior aos indivíduos, gerais e coercitivos e, portanto, conectados aos padrões de comportamento culturais do indivíduo em sociedade.

C: O estado de anomia, enquanto uma forma de desestruturação da sociedade, provoca uma ruptura social que se opõe ao desenvolvimento e coloca em risco todo o seu funcionamento. Além disso, não podemos afirmar que os indivíduos “exercem” os fatos sociais; eles existem como produto da ação de todos os membros da coletividade, ou seja, são fruto do funcionamento da sociedade.

D: A solidariedade orgânica, particular das sociedades complexas e mais desenvolvidas, implica grande divisão do trabalho social.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Historia MST

2015-QUESTÃO 56

A

Alternativa A

A) Correta. Na época, as políticas públicas de combate a miséria e fome, como o Bolsa Família e demais melhorias na condição e qualidade de vida das pessoas mais pobres possibilitou que as ocupações de terra diminuíssem, uma vez que as famílias tiveram mais condições de conseguir realizar suas conquistas.

B) Incorreta. O MST não poupa o agronegócio, uma vez que este não realiza uma produção de maneira sustentável e responsável com o meio ambiente, além de muitas vezes não trazer produtos diversificados.

C) Incorreta. O MST não tem dificuldade de abordar temáticas como a da democracia, uma vez que essa questão está no cerne de sua luta. A luta desse movimento em torno de questões que envolvem a terra, sua distribuição, posse e propriedade está diretamente relacionada com a democracia e a noção do cumprimento da função social de um terreno, o que é crucial para o bom funcionamento da democracia.

D) Incorreta. O MST não conta com auxílio do governo, ele se trata de um movimento civil. Na verdade, muitas vezes o MST sofre represálias dos governos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A Comissão Nacional da Verdade (CNV)

2015-QUESTÃO 57

A

Alternativa B

a) Reforçar o conteúdo da lei de anistia (nº 6683/1979), que traz o perdão aos crimes políticos e conexos, dispensando das obrigações legais os que resistiram e os que torturaram.

Incorreto. Não há dispensa das obrigações legais dessas pessoas.

b) Combater a impunidade e revelar os crimes contra a humanidade para que deles não se esqueça e para que nunca mais se repitam.

Correto. Os objetivos das Comissões da Verdade são analisar os contextos sociais e históricos nos quais se passaram os abusos e violações, e isso veio na necessidade de esclarecer fatos que podem ter sido modificados ou escondidos pelo Estado e com essas informações, elaborar relatórios e recomendações, com sugestões de reformas institucionais e maneiras de reparação histórica.

c) Reestabelecer a harmonia social a partir do perdão bilateral entre os que combateram durante a Ditadura, sem atribuir culpa ou instigar o revanchismo.

Incorreto. O principal objetivo não é reestabelecer a harmonia social, mas sim esclarecer os fatos.

d) Virar uma página da história brasileira, aproveitando as instituições que tiveram vigência no período da Ditadura, pois contribuíram decisivamente para aperfeiçoar nossa democracia.

Incorreto. Não era um objetivo virar a página, mas sim investigar crimes, como mortes e desaparecimentos, cometidos por agentes representantes do Estado no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988, principalmente aqueles ocorridos durante o período da Ditadura Militar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Problema social

2015-QUESTÃO 58

A

Alternativa D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Karl Marx

2015-QUESTÃO 59

A

Alternativa C

c) Correta. Intensificar o ritmo de trabalho significa, em outras palavras, ampliar a extração de mais valia relativa.
O debate marxista acerca do ritmo do trabalho volta-se sobre a noção de mais valia, que analisa a exploração do trabalhador através do processo produtivo e da remuneração do operário. Nesse sentido, a mais valia, nas formas de exploração do trabalho, se diferencia em sua forma absoluta e relativa. A mais valia relativa implica na possibilidade de aumentar a exploração do trabalho por meio da intensificação da atividade produtiva dentro da jornada de trabalho, o que gera um aumento de produção sem o seu respectivo aumento salarial.

a) Incorreta. Tal como todo aparato jurídico burguês, a Constituição de 1988 trouxe consigo a redução dos direitos trabalhistas e a ampliação da exploração sobre o trabalho.
A constituição de 1988 é colocada como uma exceção na redução dos direitos trabalhistas e a ampliação da exploração sobre o trabalho, segundo o texto.

b) Incorreta. A redução de direitos trabalhistas é uma marca presente em todos os Estados de Bem Estar Social no centro e na periferia do capitalismo.
Os Estados de Bem Estar Social não são caracterizados pela redução de direitos trabalhistas, ao contrário, pelo fortalecimento de políticas que garantem-nos.

d) Incorreta. Vive-se o paradoxo de a redução dos direitos conviver com um momento especial de crescimento e ofensiva da mobilização sindical.
Não é algo afirmado por Marx ou que caracterize a sociedade atual, pois a mobilização sindical sempre esteve presente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Festa popular no Brasil

2015-QUESTÃO 60

A

Alternativa D

A) Incorreta. A compra de abadás e camarotes, privilégio das elites brasileiras, é apresentado no trecho do questão como algo que desvirtua o que deveria ser o carnaval: uma festa de rua, acessível para todo o povo brasileiro.

B) Incorreta. O carnaval não incorpora esse “cálculo egoísta”, isso nem sequer é citado no trecho da questão, e muito menos é dito que ele é democratizado, pelo contrário, o texto aponta uma elitização do carnaval através da prática da compra de abadás e camarotes.

C) Incorreta. Ainda que aconteça a privatização de algumas festas e eventos carnavalescos, não se pode afirmar que o carnaval é uma festa privatizada pois em muitos locais do Brasil ainda pode-se aproveitar um carnaval de rua acessível para toda a população.

D) Correta. De fato, a relação social exposta no excerto da questão evidencia como o carnaval tem se transformado em uma mercadoria a medida que ele vai perdendo sua essência democrática, de festa acessível para todos, e começa a se fechar cada vez mais na compra de abadás e camarotes, diminuindo o acesso à festa e justamente por ter sido mercantilizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly