PORTUGUES Flashcards
Tempo verbal
2015-QUESTÃO 34
Alternativa A
A-Em 2014, uma tendência se consolidou: produtos digitais estão cada vez mais sendo vendidos do mesmo jeito que a maioria das churrascarias serve carne: em sistemas de rodízio. Mas isso não quer dizer que o modelo esteja decidido
(Superinteressante,ed. 34, fev. 2015, p. 20) Comentário: alternativa correta. O verbo “serve” tem apenas a finalidade para indicar uma ação promovida pelas churrascarias.
B-As inovações dão fôlego à civilização: quando um novo passo da ciência origina um produto disruptor, surgem mercados que alimentam a economia. (Veja, 3 dez. 2014) Comentário: alternativa incorreta. O verbo “surgem” é indicativo de tempo, conjugado no presente do modo indicativo.
C-Especialistas têm desenvolvido treinos que ajudam a restaurar o equilíbrio. A reabilitação vestibular, por exemplo, envolve atividades para os olhos e a cabeça que buscam estimular o cérebro a lidar com sinais distorcidos que vêm da orelha interna. (Mente e Cérebro, Ano XXI, No 265, p.31) Comentário: alternativa incorreta. A locução verbal “têm desenvolvido” apresenta uma ideia de uma ação executada no presente do modo indicativo.
D-A busca por inovar, uma capacidade (até onde se sabe) exclusiva do Homo Sapiens, é o motor das engrenagens da civilização. Inovações, sempre nascidas para solucionar necessidades pulsantes da humanidade, levam a transformações definitivas no modo como produzimos e dão início a mudanças profundas nas relações humanas. (Veja, 3 dez. 2014) Comentário: alternativa incorreta. O verbo “levam” é indicativo de tempo, conjugado no presente do modo indicativo.
Tipos textuais
2015-QUESTÃO 36
Alternativa C
No fragmento de texto, em que se conta a história de um bar novaiorquino, são predominantes as sequências textuais de tipo descritivo, nas quais são apontados detalhes do local.
Como exemplo, temos: “Embora disponha de energia elétrica, o bar teima em ser iluminado por duas lâmpadas a gás – toda vez que alguém abre a porta, a luz oscila e projeta sombras no teto baixo coberto de teias de aranha. Não há caixa registradora.”
A alternativa C, portanto, responde à questão.
Verbo ;Sugeito - Plural
2015-QUESTÃO 37
Alternativa D
Em “Os brasileiros somos assim”, a ocorrência de sujeito de terceira pessoa do plural e verbo na primeira pessoa do plural tem a finalidade de incluir o emissor da mensagem entre os elementos do grupo retratado nas obras do pintor. Ou seja, o autor faz uso da silepse de pessoa (concordância ideológica) que ocorre quando o locutor / falante aparece incluído em um sujeito na terceira pessoa do plural.
coesão
2015-QUESTÃO 38
Alternativa B
Hiperonímia é uma relação lexical estabelecida por palavras com significado mais geral, por exemplo, eletrodoméstico é hiperônimo de micro-ondas, pois este pertence à classe dos eletrodomésticos;
Meronímia é quando a relação estabelecida é de uma parte em relação ao todo. Por exemplo, a palavra dedo (merônimo) implica a palavra mão (holômino);
Anáfora é um mecanismo pelo qual se recupera um elemento que já foi mencionado no texto. Por exemplo: Pelé é ótimo jogador, ele já fez mais de 1000 gols em sua carreira. O pronome “ele” é anafórico, pois faz referência ao termo “Pelé” mencionado anteriormente.;
Catáfora é quando o termo referente aparece antes do referencial. Em “Só quero uma coisa: passar no vestibular”, a palavra “coisa” refere-se a “passar no vestibular”, termo que aparece posteriormente na frase.
Vamos partir agora para as alternativas;
a) meronímia, o termo drones (ref. 1) constitui uma parte de vants (ref. 2).
Drones não constitui uma parte de VANTS, na verdade eles se referem a mesma entidade.
b) hiperonímia, a relação existente entre um termo mais genérico, máquinas (ref. 3) e um mais específico, drones (ref. 5).
Correto, drones é um significado mais específico que engloba o significado mais geral de máquina.
c) catáfora, o termo aeronaves (ref. 6) substitui o termo máquina (ref. 4).
A relação é anafórica pois “aeronaves” faz referência a “máquina”, que aparece antes no texto.
d) anáfora, o termo drones (ref. 1) aponta para o termo aparelho (ref. 7).
Incorreto, a palavra que faz correspondência com “aparelho” é “celular”.
Dessa maneira, a alternativa correta é a letra [b].
Orações: Pronome relativo
2015-QUESTÃO 39
Alternativa D
Considerando as informações do quadro, a alternativa D – “O livro do qual falamos ontem está esgotado.” contém a oração cujo emprego do pronome relativo esta adequado à modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Segue a justificativa das alternativas:
a. Alternativa incorreta. A oração estaria correta se escrita da seguinte maneira: “O livro cuja autora foi premiada está esgotado”.
b. Alternativa incorreta. A oração estaria correta se escrita da seguinte maneira: “Este é o livro de que / do qual eu falei ontem”.
c. Alternativa incorreta. A oração estaria correta se escrita da seguinte maneira: “O livro cujo autor foi premiado está esgotado”.
Formas Verbais
2016-QUESTÃO 35
Alternativa C
O presente do indicativo, utilizado no último período final do texto, está inserido em uma relação de condição para a realização de uma ação e não de temporalidade. A construção de estruturas especiais, como os camarotes, é condicionada, portanto, às demandas do público.
Temporalidade
2016-QUESTÃO 37
Alternativa D
O texto faz algumas reflexões acerca do passado, do futuro e do presente, argumentando que se deve experienciar o presente, a fim de saboreá-lo, conforme a alternativa D. O seguinte excerto do texto: “A esperança e a nostalgia, o futuro e o passado são “nadas”, pois o passado não existe mais e o futuro ainda não existe. Por causa deles, acabamos quase nunca vivendo na única dimensão real do tempo: o presente. […] Temos que colher o dia de hoje, sem nos deixar distrair pela preocupação do dia seguinte ou pelas nostalgias passadas.” - justifica tal afirmativa. Logo, a resposta correta é a alternativa D.
Pontuação
2016-QUESTÃO 38
Alternativa A
O emprego das aspas em “nadas” (linha 11) deve-se ao fato de que o autor deseja
Alternativas
a-assinalar o emprego inadequado do termo segundo prescrições gramaticais. Comentário: alternativa correta. O uso do “nadas” entre aspas serve para mostrar o uso da palavra que, de acordo com as normas da língua portuguesa padrão, não é correto a flexão em número, ou seja, pluralizá-lo.
b-enfatizar, apenas, o uso do termo, como se o estivesse sublinhando ou destacando-o em negrito. Comentário: alternativa incorreta. Não é utilizado o termo “nadas” com intuito apresentado na alternativa B.
c-chamar a atenção para a acepção equivocada do termo, no contexto em que foi empregado. Comentário: alternativa incorreta. O intuito utilizado pelo autor no emprego do “nadas” é o contrário que é afirmado na alternativa C. É consciente por parte do autor, a forma indevido da escrita, e, por essa razão, foi destacada por meio das aspas.
d-remeter o leitor ao sentido que essa palavra tem no dicionário. Comentário: alternativa incorreta. O termo “nadas”( na varável do plural) não é prescrita no dicionário.
Particula (Se)
2017-QUESTÃO 44
Alternativa D
Escrita formal
2018-QUESTÃO 32
Alternativa D
A) INCORRETA: pois o complemento não pode ser “a ele”, uma vez que o verbo “avaliar” é um verbo transitivo direto (quem avalia, avalia algo).
B) INCORRETA: pois o pronome pessoal oblíquo, “lhe”, funciona como objeto indireto, (complemento de verbo ligado por preposição) o que não responde ao sentido correto do complemento de avaliar (que tem que ser um objeto direto). “Lhe” é equivalente a “a ele”, “a ela”, “a você”, “ao senhor”.
C) INCORRETA: pois, conforme dito na resolição anterior, o “lhe” não se enquadra nem antes nem depois do verbo avaliar, porque ‘lhe” é um objeto indireto enquanto “auxiliar” exige um objeto direto.
D) CORRETA: pois nessa alternativa foi utilizado o pronome oblíquo átono adequado para o verbo transitivo direto “avaliar”, ou seja, ao colocar o pronome “-lo”, esse pronome vai se referir a um objeto direto (avaliar o quê? avaliar isso. O que é isso? Isso é o “meu resumo do livro”). Logo, como é um objeto direto no masculino, deve-se usar o complemento “-lo”.
Figuras de linguagem
2018-QUESTÃO 36
Alternativa D
Oração
2019-QUESTÃO 32
Alternativa C
Tipo textual
2020-QUESTÃO 50
Alternativa A
a) Alternativa correta. Na resenha, há a avaliação de outra obra, então sempre há intertextualidade.
b) Alternativa incorreta. A resenha não tem argumentatividade, mas sim opinião.
c) Alternativa incorreta. Na resenha não há paródia.
d) Alternativa incorreta. Não há narração no primeiro parágrafo. Além disso, nem todas as resenhas possuem narração.
Figura de Linguagem
2020-QUESTÃO 52
Alternativa B
Termo- Assim
2021-QUESTÃO 55
Alternativa C