Sistemas Operacionais Flashcards
- (CEBRASPE/SEDF/2017) Acerca dos princípios de sistemas operacionais, julgue o item a seguir.
A interface entre o sistema operacional e os programas de usuário é definida por um conjunto de instruções estendidas denominadas chamadas de sistema.
As chamadas de sistema (system calls) são “instruções estendidas”, abstraindo do programador os detalhes de “baixo nível” e garantindo que o programador não faça alguma “bobagem”.
Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/ABIN/2018) Julgue o item a seguir, relativo a sistemas operacionais.
O início da execução de um programa provocada pelo usuário leva à criação de processos deamons.
Um daemon (“serviço”) é um tipo especial de processo executado em segundo plano, geralmente sem interação direta com o usuário.
O termo daemon tem origem do sistema operacional Unix e representa processos que são iniciados durante o boot do sistema e continuam a ser executados enquanto o sistema está ativo.
Alguns exemplos são o daemon do sistema de impressão (cupsd) e o daemon de agendamento de tarefas (cron).
Gabarito: Errado
- (CEBRASPE/Min. da Economia/2020) Julgue o próximo item, relativos a sistemas operacionais.
O sistema operacional atua como alocador e gerenciador dos recursos que um sistema computacional possui, tais como tempo de CPU, espaço de memória e dispositivos de entrada/saída.
De uma forma bem específica, encontramos na literatura especializada quatro tipos de gerenciamento realizados por um S.O.:
● Gerenciamento de processos (unidade básica de trabalho do sistema operacional), o que inclui a sua criação, sua exclusão e o fornecimento de mecanismos para a sua comunicação e sincronização;
● Gerenciamento de memória, controlando que partes da memória estão sendo usadas e por quais processos. Além disso, é responsável pela alocação e liberação dinâmica de seu espaço;
● Gerenciamento de dispositivos de entrada/saída (E/S) ligados ao computador, o que inclui o envio de sinais que informam as ações que o usuário espera que o dispositivo realize, o tratamento das interrupções e erros gerados pelos dispositivos, entre outros;
● Gerenciamento de armazenamento, que inclui o fornecimento do sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios e o gerenciamento do espaço em dispositivos de armazenamento de dados (HD, SSD, pen drive, entre outros).
Gabarito: Certo
- (FGV/TJ-TO/2022) O journaling é um recurso suportado por alguns sistemas de arquivos e sua função é:
A) replicar os volumes de disco lógico em discos rígidos físicos separados para garantir disponibilidade contínua;
B) segmentar os dados e distribuí-los por diferentes dispositivos de armazenamento físico;
C) registrar metadados acerca das operações feitas nas estruturas de dados e diretórios do sistema de arquivo;
D) fazer cache da deduplicação de dados para reduzir as necessidades de armazenamento;
E) garantir que dados excluídos definitivamente do disco rígido sejam irrecuperáveis.
Journaling: técnica usada em sistemas de arquivos (gerenciamento de armazenamento) para melhorar a integridade e recuperação de dados em caso de falhas ou interrupções inesperadas.
É comum em sistemas de arquivos utilizados por sistemas operacionais modernos.
A ideia principal é manter um “jornal” (ou log) que registra as operações que serão realizadas antes de serem efetivamente aplicadas no sistema de arquivos.
Isso ajuda a garantir a consistência dos dados em caso de falhas (falta de energia, panes do sistema etc.).
Gabarito: C
- (FCC/DPE-SP/2010) NÃO é uma função do sistema operacional:
A) Permitir aos programas armazenar e obter informações.
B) Controlar o fluxo de dados entre os componentes do computador.
C) Responder a erros e a pedidos do usuário.
D) Impor escalonamento entre programas que solicitam recursos.
E) Gerenciar apenas a base de dados.
De uma forma mais ampla, algumas funções do S.O. são:
● Permitir aos programas o armazenamento e a obtenção de informações;
● Controlar o fluxo de dados entre os componentes do computador;
● Responder a erros e a pedidos do usuário.
● Impor o escalonamento entre programas que solicitam recursos (memória, disco, entre outros).
A alternativa E está bem longe de ser uma função do S.O., ainda mais que expressa “APENAS” e ainda uma “BASE DE DADOS” genérica.
Gabarito: E
- (FCC/TRT16/2014) Um Sistema Operacional (SO) realiza o gerenciamento..I.. , que inclui o fornecimento do sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios e o gerenciamento do espaço em dispositivos com grande capacidade de armazenamento de dados.
..II.. , que são a unidade básica de trabalho do SO. Isso inclui a sua criação, sua exclusão e o fornecimento de mecanismos para a sua comunicação e sincronização.
..III.. , controlando que partes estão sendo usadas e por quem. Além disso, é responsável pela alocação e liberação dinâmica de seu espaço.
As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:
A) de armazenamento - de processos - de memória
B) em memória secundária - de serviços - em memória principal
C) de arquivos - de barramentos - de discos
D) de discos - de threads - de cache
E) de I/O - de tempos de CPU - de RAM
De uma forma bem específica, encontramos na literatura especializada quatro tipos de gerenciamento realizados por um S.O. (que serão abordados em tópicos específicos nesta aula):
● Gerência de processos (unidade básica de trabalho do sistema operacional), o que inclui a sua criação, sua exclusão e o fornecimento de mecanismos para a sua comunicação e sincronização;
● Gerência de memória, controlando que partes estão sendo usadas e por quem.
Além disso, é responsável pela alocação e liberação dinâmica de seu espaço;
● Gerência de dispositivos de entrada/saída (E/S) ligados ao computador, o que inclui o envio de sinais que informam as ações que o usuário espera que o dispositivo realize, o tratamento das interrupções e erros gerados pelos dispositivos, entre outros;
● Gerência de armazenamento, que inclui o fornecimento do sistema de arquivos para a representação de arquivos e diretórios e o gerenciamento do espaço em dispositivos de armazenamento de dados (HD, SSD, pen drive, entre outros).
Gabarito: A
- (FCC/TRF3/2016) Um Técnico Judiciário de TI do TRF3, ao estudar os princípios dos sistemas operacionais, teve sua atenção voltada ao processo que perfaz a interface do usuário com o sistema operacional. Observou que este processo lê o teclado a espera de comandos, interpreta-os e passa seus parâmetros ao sistema operacional. Entendeu, com isto, que serviços como login/logout, manipulação de arquivos e execução de programas são, portanto, solicitados por meio do interpretador de comandos ou
A) Kernel.
B) System Calls.
C) Shell.
D) Cache.
E) Host.
Na atualidade é muito comum a utilização de GUI (Graphical User Interface), ou seja, o usuário apenas clica em janelas, ícones, entre outros elementos para interagir com S.O.
Mas ainda existe o shell, um processo que lê o teclado e espera por comandos, interpreta-os e passa seus parâmetros ao S.O.
Por isso também é conhecido como interpretador de comandos.
Gabarito: C
- (VUNESP/PC-BA/2018) As versões modernas do sistema operacional Windows, como a versão 10, aparentam ao seu usuário que várias tarefas são executadas ao mesmo tempo. Essa característica é conhecida como
A) monotarefa preemptiva.
B) monotarefa sem preempção.
C) multitarefa preemptiva.
D) multitarefa sem preempção.
E) time-sharing sem preempção.
Um sistema multitarefa possui a capacidade de executar vários processos simultaneamente.
O sistema operacional divide o tempo do processador (CPU) entre os processos para fornecer a ilusão de execução simultânea.
Importante ressaltar que essa ilusão de execução simultânea só ocorre se o sistema for preemptivo (multitarefa preemptiva), ou seja, se tiver a capacidade de interromper a execução de uma tarefa em andamento para que outra tarefa possa fazer uso do processador.
Dessa forma o escalonamento de processos pode ser realizado, através de algum algoritmo específico.
Gabarito: C
- (Quadrix/COFECI/2017) O gerenciador de memória é a parte do sistema operacional que gerencia, parcialmente, a hierarquia de memórias.
Vamos ver uma figura simples sobre a hierarquia de memória: O gerenciador de memória faz o gerenciamento parcial porque não gerencia a hierarquia completa, como por exemplo a memória secundária.
Para gravar/ler de um HD é necessário que sinais sejam enviados (gerência de E/S) e que o sistema de arquivos entre em ação, para definir onde está um arquivo (quais blocos do HD), o tamanho do bloco etc.
Gabarito: Certo
- (UPENET-IAUPE/UPE/2017) O software responsável pelo gerenciamento dos recursos do hardware para o usuário, a fim de que os softwares aplicativos não tenham que interagir diretamente com os dispositivos periféricos, é definido como
A) compilador.
B) driver.
C) sistema operacional.
D) drive.
E) controlador.
Seria muito complicado exigir que todo programador tivesse conhecimento do hardware a ser utilizado.
Também seria uma programação muito mais complexa e demorada! Podemos dizer que basicamente um S.O. possui duas funções:
● Apresentar ao usuário uma máquina estendida ou máquina virtual, afinal de contas “alguém” tem que “conversar” com o hardware;
● Gerenciar um sistema complexo: processadores, memórias, discos, dispositivos de E/S, arquivos etc.
Gabarito: C
- (IESES/IGP-SC/2017) Considere as afirmativas abaixo referentes as funções que são de
responsabilidade de um Sistema Operacional Moderno:
I. Controlar os dispositivos de entrada/saída.
II. Efetuar o gerenciamento de programas em execução.
III. Oferecer mecanismos de proteção aos recursos básicos do computador.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e III
B) II e III
C) I, II e III
D) I e II
(I) Faz parte da gerência de E/S; (II) Gerência de processos; (III) Como a questão fala em sistema operacional moderno, o oferecimento de mecanismos de proteção poderia ser considerado certo.
Aí depende de qual a fonte consultada para elaborar a questão.
De qualquer forma a questão foi anulada (eu marcaria a alternativa C), com a justificativa de que esse assunto não estava no edital.
Gabarito: Anulada
- (AOCP/PRODEB/2018) A difusão dos primeiros computadores pessoais (PCs), feita pela Apple e IBM, aconteceu em 1981, época em que houve um salto muito grande em termos de tecnologia e utilidade dessas máquinas, caracterizadas, já na década de 1990, pela versatilidade extraordinária de transformar o processamento e o armazenamento de dados centralizados em um sistema compartilhado e interativo de computadores em rede.
A partir de então, esse processo, veio só a se desenvolver e se disseminar em praticamente todas as áreas de atuação.
Desde aquela época até hoje, um dos pontos principais da computação são os Sistemas Operacionais (SO).
Assinale a alternativa correta sobre o que são os SO.
A) Um programa ou conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
B) São simples interfaces para a comunicação entre o hardware e o usuário.
C) São dispositivos conectados à placa mãe que têm como função gerenciar os recursos de hardware.
D) Sistemas que têm como única e exclusiva função realizar a ligação e a troca de dados entre computadores pessoais.
E) Sistemas para controle e gerenciamento de recursos, que existem exclusivamente em computadores pessoais.
Podemos dizer que basicamente um S.O. possui duas funções:
● Apresentar ao usuário uma máquina estendida ou máquina virtual, afinal de contas “alguém” tem que “conversar” com o hardware;
● Gerenciar um sistema complexo: processadores, memórias, discos, dispositivos de entrada e saída (E/S), arquivos etc.
De uma forma mais ampla, algumas funções do S.O. são:
● Permitir aos programas o armazenamento e a obtenção de informações;
● Controlar o fluxo de dados entre os componentes do computador;
● Responder a erros e a pedidos do usuário;
● Impor o escalonamento entre programas que solicitam recursos (memória, disco, entre outros);
● Etc.
Gabarito: A
- (Quadrix/CRQ 4ª Região-SP/2018) Quanto a sistemas operacionais, julgue o item.
Em ambiente multiprogramação, é necessário que exista uma proteção, por exemplo, contra o acesso de dispositivos de E/S ou a alocação de memória por mais de um programa ao mesmo tempo.
Assim, o sistema operacional e os programas de usuários operam em modo privilegiado, o que garante que os conflitos no uso dos recursos não ocorram.
Os programas de usuário não operam em modo privilegiado, senão não haveria segurança nenhuma! Quando é necessário “baixar o nível” para ter acesso a funções no modo privilegiado, são realizadas chamadas de sistema (ex.: acessar um disco rígido ou outra mídia de armazenamento).
Gabarito: Errado
- (Quadrix/CRQ 4ª Região-SP/2018) Quanto a sistemas operacionais, julgue o item.
No emprego da técnica denominada de multitarefa, mesmo que o sistema computacional possua somente um processador, tem‐se a ilusão de que vários programas estão sendo executados simultaneamente.
Um sistema multitarefa possui a capacidade de executar vários processos simultaneamente.
O sistema operacional divide o tempo do processador (CPU) entre os processos para fornecer a ilusão de execução simultânea.
Importante ressaltar que essa ilusão de execução simultânea só ocorre se o sistema for preemptivo (multitarefa preemptiva), ou seja, se tiver a capacidade de interromper a execução de uma tarefa em andamento para que outra tarefa possa fazer uso do processador.
Dessa forma o escalonamento de processos pode ser realizado, através de algum algoritmo específico.
Gabarito: Certo
- (COSEAC/UFF - 2019) Os sistemas operacionais normalmente possuem uma casca, que é a parte visível com a qual o usuário entra em contato, e outra parte interna.
Essas duas partes são conhecidas, respectivamente, por:
A) API e shell.
B) GUI e cluster.
C) shell e kernel.
D) kernel e CPU.
E) buffers e spooling.
“Casca” poderíamos interpretar como quem faz a interface de quem está “fora” com o núcleo e isso é papel do shell (ou alguma interface gráfica, claro).
A parte interna podemos interpretar como o núcleo, ou seja, o kernel.
Gabarito: C
- (AOCP/UFFS/2019) A interface entre o sistema operacional e os programas de usuários é definida por um conjunto de instruções estendidas disponibilizadas pelo sistema operacional.
Essas instruções são denominadas
A) processos.
B) chamadas de sistema.
C) prompt de comando.
D) shell.
E) vetores de interrupção.
As chamadas de sistema (system calls) são “instruções estendidas”, abstraindo do programador os detalhes de “baixo nível” e garantindo que o programador não faça alguma “bobagem”.
Gabarito: B
- (IBADE/Pref. de Itapemirim-ES/2019) Existe uma função em diversos sistemas operacionais que consiste em armazenar em disco os arquivos de impressão produzidos pelos aplicativos e promover sua impressão de forma sequencial, permitindo ao usuário intervir na ordem da fila, cancelar arquivos, suspender a impressão, etc.
Chama-se essa função de:
A) Buffer.
B) Spooling.
C) Print File.
D) Defrag.
E) Retain.
SPOOL é uma abreviação de Simultaneous Peripheral Operations On-Line (Operações Periféricas Simultâneas On-line) e geralmente está associado a impressões.
O termo “spool de impressão” refere-se a um sistema que permite que vários trabalhos de impressão sejam enviados para uma fila e processados em ordem.
A ideia do “spool de impressão” é melhorar a eficiência do processo de impressão, fazendo com que quando um trabalho de impressão é enviado para a fila, ele fique armazenado temporariamente em um local (conhecido como “spool”).
Enquanto um trabalho estiver no spool, ele pode ser cancelado, pausado, pode ser dado maior prioridade, entre outras atividades, dependendo do sistema operacional.
Gabarito: B
- (UPENET-IAUPE/Prefeitura de Carnaíba-PE/2019 ) Uma das características para o uso de diferentes programas, sendo executados ao mesmo tempo em um computador, denomina-se
A) Interpretativa.
B) Colegiada.
C) Multitarefa.
D) Conectado.
E) Diretório.
Um sistema multitarefa possui a capacidade de executar vários processos simultaneamente.
O sistema operacional divide o tempo do processador (CPU) entre os processos para fornecer a ilusão de execução simultânea.
Importante ressaltar que essa ilusão de execução simultânea só ocorre se o sistema for preemptivo (multitarefa preemptiva), ou seja, se tiver a capacidade de interromper a execução de uma tarefa em andamento para que outra tarefa possa fazer uso do processador.
Dessa forma o escalonamento de processos pode ser realizado, através de algum algoritmo específico.
Gabarito: C
- (UFMT/UFT/2019) Os sistemas operacionais constituem interfaces de abstração do hardware e permitem aos usuários de diferentes níveis de capacitação utilizarem adequadamente o computador.
Independentemente da interface de usuários, os sistemas operacionais são baseados em princípios comuns que permitem a interoperabilidade.
Sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) A manipulação de objetos como arquivos é feita pelas system calls, tornando transparente aos usuários as complexas operações.
B) Os programas dos usuários se comunicam com o sistema operacional por meio de system calls, que são procedimentos que devem ser escritos pelo usuário.
C) Um processo é basicamente um programa em execução que usa os recursos de hardware e do sistema operacional, como pilha, ponteiros, registradores e outros.
D) Os sistemas operacionais implementam os conceitos de processos, arquivos, chamadas de sistemas e interface de usuários (comandos ou gráficas).
A) CORRETA - Para tudo que envolver atividades de mais “baixo nível”, como por exemplo, o acesso a mídias de armazenamento, são utilizadas as chamadas de sistema (system calls).
B) INCORRETA - System calls não são escritas pelo usuário.
O programador apenas faz a chamada de sistema (system call).
Um exemplo clássico é para ler um arquivo.
C) CORRETA - Um processo é uma instância de um programa em execução.
D) CORRETA - Os sistemas operacionais implementam os conceitos de processos (instâncias de programas em execução), arquivos (armazenados em alguma mídia), chamadas de sistemas (para ter acesso ao modo kernel) e interface de usuários (comandos via shell ou gráficas).
Gabarito: B
- (Consulplan/Pref. de Formiga-MG/2020) Um Sistema Operacional pode ser definido como um programa que gerencia o computador, de modo que trabalhe de maneira correta, gerando um ambiente de comunicação, que faz a interação entre o usuário e a máquina.
Dois subsistemas do Sistema Operacional desempenham essas funções; assinale-os.
A) BIOS e Setup.
B) Shell e Kernel.
C) Processador e Memória.
D) Registradores e Memória Cache.
Shell: lê, interpreta e executa comandos.
Faz o meio de campo entre o usuário e o kernel.
Kernel: núcleo do sistema operacional.
Gabarito: B
- (Quadrix/CREFITO-MG/2021) A manutenção de informações a respeito de seu estado (data atual, hora atual, lista dos usuários que estão usando o computador, entre outras) pode ser considerada como um serviço que é oferecido pelo sistema operacional.
Serviços prestados pelo sistema operacional: além dos gerenciamento fundamentais que o sistema operacional realiza (processos, memória, E/S e armazenamento), alguns outros também são realizados, tais como:
● manutenção da data/hora, permitindo inclusive a alteração (se houver permissão para isso);
● lista dos usuários que estão usando o computador;
● spool de impressão, permitindo a alteração (se houver permissão para isso);
● serviços de acessibilidade;
● sistema de segurança relacionado ao acesso de arquivos/diretórios: permissões de acesso a usuários autorizados;
● controle de acesso através de usuários e senhas;
● etc.
Gabarito: Certo
- (Quadrix/CREFITO-MG/2021) O objetivo do sistema operacional é distribuir recursos do computador, como, por exemplo, espaço na memória principal e tempo de processador, para torná-lo mais eficiente.
Um dos grandes objetivos do S.O. é gerenciar os recursos, incluindo:
● “espaço na memória principal”: faz parte do gerenciamento de memória;
● “tempo de processador”: faz parte do gerenciamento de processos;
● entre outros.
Gabarito: Certo
- (Quadrix/CRECI-MS/2021) Com relação aos fundamentos dos sistemas operacionais, julgue o item.
É função do sistema operacional gerenciar o sistema de segurança de modo que os arquivos sejam acessíveis apenas por usuários autorizados.
Serviços prestados pelo sistema operacional: além dos gerenciamento fundamentais que o sistema operacional realiza (processos, memória, E/S e armazenamento), alguns outros também são realizados, tais como:
● manutenção da data/hora, permitindo inclusive a alteração (se houver permissão para isso);
● lista dos usuários que estão usando o computador;
● spool de impressão, permitindo a alteração (se houver permissão para isso);
● serviços de acessibilidade;
● sistema de segurança relacionado ao acesso de arquivos/diretórios: permissões de acesso a usuários autorizados;
● controle de acesso através de usuários e senhas;
● etc.
Gabarito: Certo
- (Quadrix/CRECI-MS/2021) Com relação aos fundamentos dos sistemas operacionais, julgue o item.
Nem mesmo os sistemas operacionais mais modernos permitem que múltiplos programas estejam na memória principal ao mesmo tempo.
É característica comum aos sistemas operacionais modernos ser multitarefa, ou seja, permitem que mais de um processo seja executado ao mesmo tempo.
Existe uma ilusão de paralelismo, mas na verdade um processador compartilha o tempo com mais de um processo através de um algoritmo de escalonamento.
Gabarito: Errado
- (Quadrix/CRECI-MS/2021) Com relação aos fundamentos dos sistemas operacionais, julgue o item.
O sistema operacional tem como função, entre outras, ocultar as particularidades dos discos e de outros dispositivos de E/S, com a finalidade de fornecer ao programador um modelo de arquivos agradável e independente de dispositivos.
A característica ressaltada na questão está relacionada aos modos usuário e kernel.
As particularidades mais “baixo nível”, como acesso a discos e outros dispositivos de E/S são preocupação do modo kernel e o programador só tem que saber usar as chamadas de sistema para ter acesso.
Gabarito: Certo
- (Quadrix/CREFITO-MG/2021) Os utilitários (programas de sistema), uma modalidade específica de programa, são sempre executados dentro do kernel do sistema operacional.
No kernel (núcleo) estão as funções principais de um sistema operacional.
Os utilitários (software de compactação, por exemplo) não ficam no kernel! Eles são instalados no sistema operacional e atuam no modo usuário.
Gabarito: Errado
- (CEBRASPE/ABIN/2010) No contexto de sistemas operacionais, semáforos são tipos de variáveis que podem ser verificadas e alteradas em instruções atômicas, ou seja, sem possibilidades de interrupções.
Esse tipo de variável é empregado em tarefas como o compartilhamento de recursos entre processos.
Como vimos há pouco, um semáforo possui as operações atômicas up e down.
Esse tipo de variável (semáforo) é ideal para controlar o acesso a regiões críticas, evitando que mais processos (ou threads) que determinado limite consigam acessar tal região ao mesmo tempo.
Isso é o ideal no compartilhamento de recursos, evitando problemas como, por exemplo, o compartilhamento de uma impressora (imagine cada processo imprimindo uma página de seu documento ao mesmo tempo!).
Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/STF/2013) Em um algoritmo de escalonamento FIFO, os processos são executados na mesma ordem que chegam à fila.
Quando um processo do tipo cpu-bound está na frente da fila, todos os processos devem esperá-lo terminar seu ciclo de processador.
Um processo CPU-bound é aquele que usa muito o processador, ou seja, raramente é bloqueado.
Por isso os demais devem esperar acabar seu ciclo de uso do processador (quantum).
Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/TRE-PI/2016) A respeito das características do algoritmo de escalonamento SPF (shortest process first), assinale a opção correta.
A) Os processos são executados na ordem em que chegam à fila de espera e executados até o final, sem nenhum evento preemptivo.
B) No SPF, um processo recém-chegado e em espera, cujo tempo estimado de execução completa seja menor, provoca a preempção de um processo em execução que apresente tempo estimado de execução completa maior.
C) O SPF favorece processos longos em detrimento dos mais curtos.
Estes, ao chegarem à fila de espera, são obrigados a aguardar a conclusão dos processos longos que já estiverem em andamento, para, então, entrar em execução.
D) Os processos são despachados na ordem em que são colocados em espera e recebem uma quantidade limitada de tempo do processador para execução; além disso, são interrompidos caso sua execução não se conclua dentro do intervalo de tempo delimitado.
E) O escalonador seleciona o processo que estiver à espera e possuir o menor tempo de execução estimado e o coloca em execução até a sua conclusão.
O nome mudou um pouquinho, mas a ideia é a mesma: Shortest-Job First (SJF) (“Tarefa mais curta primeiro”): algoritmo não-preemptivo, presume que os tempos de execução sejam conhecidos previamente.
Imagine uma situação em que os jobs (tarefas) de uma empresa são executados há muitos anos e já se sabe que os jobs do tipo A levam 2 minutos, do tipo B 6 minutos e do tipo C 4 minutos.
Os jobs são agendados à tarde para serem executados às 8h do dia seguinte.
Gabarito: E
- (CEBRASPE/TRE-TO/2017) Considerando o contexto de gerenciamento de processos dos sistemas operacionais, assinale a opção que apresenta a estrutura de dados responsável por habilitar o sistema operacional a localizar e acessar rapidamente o bloco de controle de processo (PCB) de um processo.
A) árvore de processos.
B) lista de bloqueados.
C) tabela de processo.
D) região de pilha.
E) lista de prontos.
Existe uma estrutura de dados no núcleo do sistema operacional que serve para armazenar a informação necessária para tratar um determinado processo.
Trata-se do Bloco de Controle do Processo (PCB - Proccess Control Block).
Como o PCB possui informações críticas do processo ele deve ficar armazenado em uma área da memória protegida do acesso de usuários.
Geralmente as informações contidas em um PCB incluem:
● Identificador do processo (PID);
● Registradores da CPU;
● O espaço de endereçamento do processo;
● Prioridade do processo;
● Entre outras.
E a estrutura de dados responsável por habilitar o sistema operacional a localizar e acessar rapidamente o bloco de controle de processo (PCB) de um processo é denominada Tabela de Processo.
Gabarito: C
- (CEBRASPE/TRF1/2017) Na técnica denominada escalonamento de processos, o sistema operacional mantém parte do espaço de endereçamento de um processo na memória principal e parte em dispositivo de armazenamento secundário, realizando trocas de trechos de código e de dados entre eles, de acordo com a necessidade.
Quando falamos em escalonamento de processos, estamos lidando com processos em execução, ou seja, estão na memória RAM.
Claro que parte dele pode estar na memória virtual, em disco.
Então podemos ver que a questão misturou os conceitos.
Gabarito: Errado
- (CEBRASPE/STJ/2018) Em relação aos fundamentos de sistema operacional, julgue o item a seguir.
Um processo existente no sistema operacional pode ter um número zero de processos-pai.
O único processo que pode ter número zero de processos pai é o init, do Linux, ou um equivalente, em outro sistema.
Como ele é o processo “inicial”, ele é pai, mas não possui pai! Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/MPE-PI/2018) Julgue o item a seguir, acerca de sistemas operacionais.
Uma das causas de deadlocks em sistemas operacionais é a disputa por recursos do sistema que podem ser usados apenas por um processo de cada vez.
Essa é a primeira das quatro condições, a condição de exclusão mútua, a qual define que cada recurso ou está correntemente atribuído a exatamente um processo ou está disponível.
Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/SLU-DF/2019) Em relação aos microcomputadores, julgue o item a seguir.
Uma das características dos sistemas preemptivos é o fato de eles serem monotarefa.
Um sistema preemptivo é aquele que pode tirar o recurso do processo, pode tirar por exemplo, o processador após ter passado o quantum.
Se isso acontece, é porque outro processo vai utilizar o processador, ou seja, trata-se de um sistema multitarefa! Gabarito: Errado
- (CEBRASPE/Min. da Economia/2020) Julgue o próximo item, relativos a sistemas operacionais.
No sistema operacional, o bloco de controle de processo (BCP) representa e guarda informações associadas a um processo, como, por exemplo, o seu estado pronto ou em execução.
Existe uma estrutura de dados no núcleo do sistema operacional que serve para armazenar a informação necessária para tratar um determinado processo.
Trata-se do Bloco de Controle do Processo (BCP, ou PCB - Proccess Control Block).
Como o PCB possui informações críticas do processo ele deve ficar armazenado em uma área da memória protegida do acesso de usuários.
Geralmente as informações contidas em um PCB incluem:
● Identificador do processo (PID);
● Registradores da CPU;
● O espaço de endereçamento do processo;
● Prioridade do processo;
● Entre outras.
Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/TJ-PA/2020) No Linux, um processo, por si só, não é elegível para receber tempo de CPU.
Essa ação depende, basicamente, do seu estado da execução.
O processo está administrativamente proibido de executar no estado
A) pronto.
B) dormente.
C) executável.
D) parado.
E) zumbi.
Para quem já estudou a aula de Linux fica mais fácil, mas digamos que você não tenha estudado e se depara com uma questão assim.
E aí? Vamos ver a figura novamente e tentar por eliminação:
(A) Pronto - podemos ver que pode executar;
(B) Dormente - específico do Linux, não vimos, vamos ver a próxima;
(C) Executável - parece ser o equivalente ao pronto, pois é “executável”, pode ser executado;
(D) Parado - parece o equivalente ao “bloqueado”, pois está parado esperando algo (ex.: leitura de HD);
(E) Zumbi - específico do Linux, não vimos, vamos ver a próxima.
Com essa análise, mesmo sem ter estudado Linux, daria para marcar a alternativa D, não é?
Gabarito: D
- (CEBRASPE/SEFAZ-CE/2021) Julgue o próximo item, acerca de conhecimentos de informática.
O gerenciamento de processos é responsável por executar simultaneamente vários processos nos sistemas operacionais Windows e Linux, por meio do compartilhamento de tempo e processadores.
O gerenciamento de processos implementa algum algoritmo ou política, sendo possível executar simultaneamente vários processos (multitarefa) através do uso de quantum (fatia de tempo para o uso do processador).
O algoritmo mais usado é o round-robin.
Gabarito: Certo
- (CEBRASPE/SEFIN de Fortaleza-CE/2023) Acerca de primitivas de sincronização e deadlocks, julgue o próximo item.
No ambiente de programação, um semáforo é um sinal emitido pelo hardware para que o sistema operacional possa executar um laço com o objetivo de evitar um deadlock.1.
(FGV/TJ-RO/2015) Considere o trecho a seguir no contexto de sistemas operacionais.
“Um conjunto de processos está num bloqueio perpétuo quando cada processo do conjunto está esperando por um evento que apenas outro processo do conjunto pode causar.
” A situação descrita é típica da ocorrência de um:
A) timeout;
B) deadlock;
C) timestamp;
D) system halt;
E) pipeline.
Semáforo é um tipo de variável que pode ser verificada e alterada em instruções atômicas, ou seja, sem possibilidades de interrupções.
Esse tipo de variável é empregado em tarefas como o compartilhamento de recursos entre processos.
É uma variável do tipo inteiro que possui o valor 0 quando não tem nenhum sinal a despertar, ou um valor positivo quando um ou mais sinais para despertar estiverem pendentes (usamos o termo “despertar”, pois um fluxo de execução é “colocado para dormir” quando tenta entrar em uma região crítica que já está ocupada).
Existem as operações down e up (ou sleep e wakeup).
A operação down verifica se o valor é maior que 0.
Se for, ele decrementa um e continua.
Se o valor for 0, o processo (ou a thread) é “colocado para dormir” (bloqueado) sem completar a operação down.
É garantido que iniciada uma operação de semáforo, nenhum outro processo possa acessar o semáforo até que a operação tenha terminado ou sido bloqueada (ação atômica).
Isso evita as condições de corrida.
Vamos imaginar a seguinte situação: há um semáforo que está com o valor 0, ou seja, já tem processo(s) ocupando a região crítica.
Enquanto isso, outros 3 chegam a essa região e “tentam entrar”, ficando bloqueados.
Ao sair da região crítica, é aplicada a operação up (valor do semáforo passa para 1) e um dos três processos pode entrar (aleatório, fila ou outra maneira de escolher).
Quando tal processo entrar é aplicada a operação down (semáforo passa a ser 0).
Resumindo: o valor do semáforo diz quantos processos podem entrar! Gabarito: ErradoUm deadlock (impasse) ocorre quando um conjunto de processos está esperando por um evento que só pode ser causado por outro processo do conjunto.
Ou seja, ficam todos “amarrados” em um “abraço da morte”, sem poder continuar seus processamentos.
Alguns exemplos de recursos que só podem ser utilizados por um processo por vez: unidades de fita e impressoras.
Ou você acha que é possível dois processos escrevendo em uma fita ou mandando imprimir ao mesmo tempo? Ficaria uma bagunça! Por isso os sistemas operacionais possuem a capacidade de garantir (por algum tempo) que um processo tenha o acesso exclusivo a determinados recursos, sejam de hardware ou de software.
Vamos supor a seguinte situação: os processos A e B desejam digitalizar uma fotografia através de um scanner e em seguida gravar em um CD-R.
Digamos que A tenha requisitado primeiro o scanner e ao mesmo tempo B tenha requisitado o gravador de CD-R.
Em seguida A faz requisição do gravador de CD-R, mas ele está ocupado, pois B não o “largou”.
Assim fica o processo A aguardando o recurso gravador de CD-R e B aguardando o recurso scanner.
Assim temos um deadlock!
Gabarito: B