Sistema Solar Flashcards
Disserte sobre a origem do sistema planetário.
Big Bang (Grande Explosão) –> considera que o Universo começou a partir de uma explosão cósmica. Antes desse instante, toda a matéria e energia estavam concentradas num único ponto de densidade inconcebível.
–> O Universo expandiu-se e diluiu-se para formar galáxias e estrelas.
O que é o sistema solar?
O Sistema Solar compreende o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. A estrela central, maior componente do sistema, gera sua energia através da fusão de hidrogênio em hélio, dois de seus principais constituintes.
Qual é o nome da galáxia em que se localiza o nosso sistema solar?
O nosso Sistema Solar faz parte de uma galáxia espiral chamada Via Láctea.
Atualmente, sabe-se que a sua posição, na galáxia, é periférica.
Disserte sobre a terra no sistema solar.
A Terra é um planeta do Sistema Solar, que ocupa a terceira posição em ordem de afastamento do Sol.
Como a lua e a inclinação da Terra foram formadas?
O impacto com algum corpo celeste teria criado uma chuva de detritos tanto da Terra como do objeto impactante, que se propalou para o espaço. A Lua agregou-se a partir desses detritos.
–> A Terra teria se reconstituído como um corpo em grande parte fundido. Esse monumental impacto acelerou o seu movimento de rotação e mudou seu eixo rotacional, golpeando-o de sua posição vertical em relação ao seu plano orbital para a atual inclinação de 23 o 27’.
Disserte sobre as características gerais da Lua.
- A Lua é considerada o satélite natural da Terra, e parece ser o caso mais notável no Sistema Solar.
- A Lua apresenta crateras. Elas indicam que não há atmosfera (caso contrário já teriam sido destruídas pela ação da erosão há muito tempo pelas condições atmosféricas como o vento).
- A Lua não é tectonicamente ativa.
Disserte sobre a rotação da Lua.
É o movimento que a Lua executa em torno de si mesma. O tempo descrito é de aproximadamente 28 dias.
Disserte, brevemente, sobre as fases da Lua.
As posições da Lua, relativamente à Terra e ao Sol, dão origem a que, a partir do nosso planeta, se observem porções variáveis da metade da superfície lunar sempre iluminada pela luz solar. Estes diferentes aspectos são as fases da Lua, conhecidas pelos nomes de Nova, Crescente, Cheia e Minguante.
Disserte sobre os eclipses.
As posições relativas do Sol, da Terra e da Lua, originam também fenômenos menos frequentes a que damos o nome de eclipses, para cujas características e periodicidade contribuem as órbitas da Terra e da Lua.
–> O nome eclipse é dado ao astro que deixa de ser visível total ou parcialmente devido a interposição de outro astro entre ele e o observador.
Disserte sobre as marés.
Essa força, que cria os manguezais em todo o Globo, a Lua, exerce 2 vezes mais forças sobre a superfície da Terra do que o Sol, que é milhares de vezes maior do que a Lua, e tem o mesmo diâmetro aparente no céu.
Disserte sobre a rotação da Terra.
A Terra executa 14 movimentos periódicos. O movimento de rotação é aquele que a Terra executa num período de 23 horas e 56 min. O período de 24 horas, onde esses valores são arredondados, é o que chamamos de dia civil.
A rotação da Terra é feita em sentido OESTE – LESTE, o que nos dá a ideia de que o Sol aparentemente nasce no leste e se põe no oeste.
Mesmo que o tempo de rotação seja o mesmo em todas as latitudes, a intensidade da velocidade tangencial na altura do Equador é de 1570 km / h, enquanto no paralelo 50o será de 1306 km / h.
Em 1884, numa conferência astronômica, foi decidido que a hora civil (relógio ou também chamada de hora legal) deveria ser usada de acordo com uma convenção estipulada no encontro. O que mais foi definido nessa reunião?
- A Terra seria dividida em 24 faixas de 15o cada uma, e todos os lugares situados dentro da mesma, seria usada a mesma hora no relógio.
- A diferença horária entre os fusos, seria sempre de uma hora inteira.
- O meridiano inicial seria o de Greenwich: 0o (GMT - Greenwich Mean Time).
- Os meridianos que serviriam de limites para os fusos seriam: 7,5o; 22,5o; 37,5o, e assim por diante.
- Os lugares situados em cima dos meridianos limites de fusos tem que optar por um dos fusos.
- Os meridianos centrais ou legais seriam todos a partir do Greenwich, de 15 em 15 graus (0o, 15o, 30o, 45o, 60o, etc).
Disserte sobre a linha internacional de mudança de data (LID).
Por convenção, ficou acertado que seria a linha dos 180o, considerada o antimeridiano de Greenwich.
–> Enquanto na metade do fuso de 180o com longitude leste temos 24 horas a mais, na metade de longitude oeste temos 24 horas a menos.
- Se cruzarmos a LID no sentido oeste - leste, teremos que diminuir um dia, e, se cruzarmos a LID no sentido leste - oeste, teremos que aumentar um dia.
Disserte sobre os FUSOS HORÁRIOS NO BRASIL.
Em todo o país, as horas estão atrasadas em relação ao fuso de Greenwich.
Atualmente os quatro fusos horários são:
- Primeiro fuso: está atrasado duas horas em relação ao de Londres (GMT). Abrange as ilhas oceânicas brasileiras (Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Penedos de São Pedro e São Paulo, Ilha Trindade e a ilha Martim Vaz)
- Segundo fuso: é considerado o fuso oficial do Brasil. Está atrasado três horas em relação ao de Londres (GMT). Inclui todos os estados litorâneos, mais Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
- Terceiro fuso: está atrasado quatro horas em relação ao de Londres (GMT). Inclui os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Rondônia, Roraima e parte do Amazonas.
- Quarto fuso: está atrasado cinco horas em relação ao de Londres (GMT). Inclui os estados do Acre e o sudoeste do Amazonas, até o município de Tabatinga.
Disserte sobre o horário de verão.
Entre os meses de outubro e fevereiro, em alguns estados brasileiros adotava-se o horário de verão, onde adiantávamos em uma hora os relógios.
–> Desde 2019 o país não está adotando o horário de verão.
Disserte sobre a hora solar ou verdadeira.
É determinada a partir da posição verdadeira do Sol sobre um meridiano.
–> Para conseguirmos calcular essa hora, devemos utiliza o seguinte critério:
Se a Terra faz um giro completo ao seu redor em aproximadamente 24 horas, é porque a mesma leva 60 minutos para transitar 15o. Portanto, levará 4 minutos para percorrer um grau (60’).
Disserte sobre a translação da terra.
É o movimento que a Terra executa ao redor do Sol. Em função deste movimento e mais a inclinação do eixo terrestre em 23o27’, traz como consequência as estações do ano.
A iluminação é diferente durante o ano, então enquanto um hemisfério vive uma estação, o outro vive a estação oposta, como consequência desse movimento.
Quanto tempo dura o movimento de translação?
A duração aproximada é um ano civil, ou mais precisamente 365
dias, 5h 48 minutos e 46 segundos. Como o tempo real é superior ao ano civil, a cada quatro anos se acrescenta um dia no calendário: é o ano bissexto (soma das horas, minutos e segundos “extras”).
Como é a órbita da Terra em torno do Sol?
É elíptica, com o Sol ocupando um dos focos (primeira lei de Kepler).
AFÉLIO (afastada do Sol - 4 de julho). PERIÉLIO (mais próxima do Sol - 3 de janeiro).
E o que são os solstícios e os equinócios?
São os dias que marcam as entradas das estações astronômicas nos dois hemisférios.
* Os solstícios e equinócios não acontecem sempre no mesmo horário, mas sua regularidade pode ser calculada.
O que significa a expressão Sol em zênite?
Chama-se zênite solar o instante em que o Sol está exatamente na vertical em um dado local. Em todos os locais da Terra situados entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, haverá duas vezes no ano em que o Sol estará na vertical, uma vez quando ele estiver se deslocando do hemisfério celeste sul para o norte e outra quando estiver indo do norte para o sul. Em cada latitude o zênite ocorrerá em dias diferentes do ano. Sobre a linha do equador por exemplo o sol estará no zênite exatamente nos dias dos equinócios da primavera e do outono.
* No dia de solstício de verão o zênite poderá ocorrer no Trópico de Capricórnio ( dezembro) ou no Trópico de Câncer ( junho).
Disserte sobre o fenômeno do SOL DA MEIA - NOITE.
É um fenômeno que só ocorre entre o Círculo Polar e o Polo, onde o Sol percorre a linha do horizonte durante 24 horas.
No Círculo Polar (66o33’) a duração do fenômeno é por apenas um dia, enquanto no Polo é de aproximadamente 6 meses.
Disserte sobre as questões das SOMBRAS.
Em todos os lugares situados entre os Trópicos, em pelo menos um dia do ano teremos o Sol em zênite, ou seja, ao meio - dia os raios solares estarão incidindo perpendicularmente ao solo, portanto não haverá projeção de sombra às 12 horas.
Para os lugares situados ao norte ou ao sul dos Trópicos, sempre haverá projeção de sombras, independente da hora e do dia do ano. Em Porto Alegre, por exemplo, em todos os dias do ano haverá sombra.
Disserte, brevemente sobre as ESTAÇÕES DO ANO.
As estações do ano resultam do movimento de translação e da inclinação do eixo terrestre (obliquidade da eclíptica). O fato de as estações ocorrerem em meses diferentes nos dois hemisférios, também é resultado da inclinação do eixo terrestre.
Disserte sobre a zona tropical.
Está compreendida entre os Trópicos e em qualquer estação não há forte diferença entre o número de horas de iluminação nos dois hemisférios. As temperaturas são altas todo o ano. Também é conhecida pelo nome de zona das baixas latitudes.
Disserte, de maneira geral, sobre os quatro planetas mais próximos do Sol.
Os quatro planetas mais próximos do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) possuem em comum uma crosta sólida e rochosa, razão pela qual se definem como o grupo dos planetas telúricos.
Disserte, de maneira geral, sobre os quatro planetas mais afastados do Sol.
Mais afastados, os quatro gigantes gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são os componentes de maior massa do sistema logo após o próprio Sol.
Disserte, brevemente, sobre os planetas anões.
Dos cinco planetas anões, Ceres é o que se localiza mais próximo do centro do Sistema Solar, enquanto todos os outros, Plutão, Haumea, Éris e Makemake, se encontram além da órbita de Netuno.
É o maior planeta rochoso do Sistema Solar e também o mais denso.
Terra.
Disserte sobre o formato da Terra.
A Terra possui uma forma irregular que se assemelha a uma esfera denominada geoide. O diâmetro equatorial é de aproximadamente 12.756 km e o perímetro equatorial é de aproximadamente 40.000 km.
Disserte sobre a revolução da Lua.
É o movimento que a Lua executa em torno da Terra, e o tempo de duração é de 28 dias (período sideral com referência às estrelas).
Como a Terra gira em torno do Sol, a Lua leva 30 dias para passar por suas fases vistas da Terra (período sinódico).
Disserte sobre a translação da Lua.
É o período que corresponde ao nosso movimento de translação, com duração aproximada de um ano 365 dias. Assim como na translação da Terra, onde o Sol ocupa um dos focos e origina o afélio e periélio, na translação lunar ocorre o Perigeu e Apogeu.
O que é o fenômeno da Super Lua?
Quando a Lua está em perigeu (mais perto da Terra) e coincide com a Lua Cheia.
Disserte sobre a Lua Nova ou conjunção.
A maré está alta nessa fase e a Lua está na mesma direção do Sol visto da Terra, por tanto, ela não recebe a luz do Sol na face visível da Terra, ela nasce aproximadamente 6h e se põe 18h (nasce e se põe junto ao Sol).
Disserte sobre a Lua Crescente (quarto crescente primeira quadratura).
A maré está baixa. Nessa fase, a Lua está separada do Sol por mais ou menos 90o, a Lua fica a leste do Sol. Ela nasce 12h e se põe 0h00.
Disserte sobre a Lua Cheia ou oposição.
A maré está alta e a Lua fica do lado oposto ao Sol, e, portanto, completamente iluminada. Ela nasce mais ou menos às 18h e se põe às 6h.
Disserte sobre a Lua Minguante (quarto minguante segunda quadratura).
A maré está baixa e a Lua está a oeste do Sol e, portanto, sua convexidade fica ao leste. Nasce mais ou menos às 0h00 e se põe às 12h.
Disserte sobre um eclipse solar.
- Para um observador na Terra, o eclipse solar ocorre quando a Lua passa diretamente entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra sobre a superfície terrestre.
- Como a Lua é menor do que a Terra e a Terra menor do que o Sol, somente uma faixa da Terra é riscada pela sombra, e não o planeta todo.
- Ás vezes a Lua cobre completamente a visão do Sol, provocando um eclipse total do Sol. Este fenômeno só é visto por quem está dentro da faixa de sombra que a Lua projeta sobre a Terra. Na faixa atingida pela sombra, a Lua poderá encobrir por um momento totalmente o Sol. É muito rápido, mas ás vezes se consegue até enxergar estrelas no céu.
Quando ao Lua encobre apenas uma parte do disco solar, dizemos que o eclipse foi…
Parcial.
O eclipse anular ocorre quando…
Forma-se uma espécie de anel com a Lua no meio.
Todos os eclipses solares só ocorrem quando a Lua se encontra na fase…
NOVA.
Disserte sobre o eclipse lunar.
O eclipse lunar ocorre quando a Lua está na fase CHEIA e mergulha na sombra da Terra. Também pode
ser total, quando a Lua penetra em toda a sombra da Terra e parcial quando somente uma parte é atingida pelo cone de sombra.
* Muitas vezes o fato de a Lua se encontrar em apogeu (mais afastada da Terra), ou em perigeu (mais próxima da Terra), influencia na visão dos eclipses.