Estrutura geológica Flashcards
Disserte sobre o núcleo.
O ferro, que é mais denso que a maioria dos outros elementos, correspondia a cerca de um terço do material primitivo. Os cientistas consideram que o núcleo é líquido na parte externa, mas sólido numa região chamada de núcleo central. O núcleo interno é sólido, porque a pressão no centro é muito alta para o ferro fundir-se.
Disserte, brevemente, sobre as rochas e a crosta terrestre.
Na crosta terrestre é onde encontramos a camada de rochas, que representa um agregado de minerais ou apenas um mineral solidificado. Os minerais são compostos inorgânicos com composição química geralmente definida.
Disserte sobre as rochas magmáticas ou ígneas intrusivas.
- São rochas constituídas na sua totalidade por cristais, formadas em profundidade.
- Constituem a base da superfície terrestre.
São rochas que só aparecem quando a erosão desmantela a enorme espessura rochosa que as cobria.
–> Dentre todas as rochas magmáticas intrusivas, o granito é a mais importante.
Disserte sobre as rochas sedimentares.
São as rochas superficiais, originadas do desgaste das anteriores. O calcário, a argila e a areia são três rochas sedimentares fundamentais.
Disserte sobre as rochas metamórficas.
São as rochas que, por ação de altas temperaturas e pressões, sofrem transformações, ou seja, uma espécie de metamorfização.
Disserte sobre as rochas magmáticas ou ígneas extrusivas.
São provenientes das profundidades que aparecem na superfície em função de erupções vulcânicas. Sua textura é uma pasta cinza ou negra. Há poucos cristais visíveis a olho nu, já que, ao entrar em contato com a superfície, a rocha vulcânica se resfria rapidamente.
–> Entre as rochas vulcânicas podemos citar o basalto, a pedrapome e a obsidiana.
Disserte sobre a era geológica Aequeano (ÉON PRÉ - CAMBRIANO).
4,6 bilhões de anos - Formação da crosta terrestre e início dos movimentos continentais (DERIVA TERRESTRE).
Os primeiros fósseis (seres unicelulares) são conhecidos de 3,5 bilhões de anos atrás - Origem da vida.
Disserte, brevemente, sobre o ÉON FANEROZOICO.
Nesse éon há a erosão (transporte de sedimentos) e o intemperismo (não há transporte de sedimentos).
Disserte, brevemente, sobre a Era Mesozoica.
- Vulcanismo - cobertura com basalto do planalto (CUESTA DE HAEDO FOI A PARTE QUE NÃO FOI COBERTA PELO BASALTO).
Disserte, brevemente, sobre a Era Cenozoica.
Formação das ROCHAS SEDIMENTARES TERCIÁRIAS e formação dos atuais continentes.
Disserte sobre o ciclo das rochas.
Os tipos de rochas sofrem a ação dos elementos que provocam desgaste (temperatura, chuvas, ventos) e se transformam.
–> Numa primeira etapa o magma resfria e se solidifica dando origem às rochas ígneas ou magmáticas. Esse resfriamento pode correr no interior da litosfera, dando origem às ígneas intrusivas, ou no exterior dando origem às extrusivas.
- Com o tempo, as rochas podem se alterar em função da erosão, originando as sedimentares, ou por mudanças de pressão, originando as metamórficas.
–> Ação do intemperismo, ou meteorização, e, depois, a sedimentação.
O peso dos sedimentos das camadas superiores sobre as inferiores causa o endurecimento natural dos sedimentos, constituindo o que chamamos de litificação. Um sedimento argiloso, por exemplo, vai dar origem ao argilito, uma areia a um arenito e assim por diante.
–> Transformação das rochas ígneas e sedimentares em metamórficas. Os dois principais agentes, nesse caso, são a temperatura e a pressão. Assim, pela ação do calor ou pela pressão, os minerais vão adquirindo um novo arranjo e alguns minerais vão se modificando.
Disserte sobre os ESCUDOS.
São as áreas mais antigas do Planeta. Correspondem ao embasamento cristalino formado na era Pré-Cambriana de rochas magmáticas intrusivas e as primeiras rochas metamórficas. Abrigam grandes reservas minerais, como ferro, ouro, manganês e outros. O Planalto Norte - Amazônico, o Brasileiro, o Canadense, etc. fazem parte deste tipo de formação.
O que são rochas plutônicas ou abissais?
São rochas magmáticas intrusivas. Ex - GRANITOS, dioritos e sienitos.
O que o basalto é?
É uma rocha magmática / vulcânica extrusiva.
Disserte sobre a ESTRUTURA GEOLÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL.
- Uma estrutura cristalina, que é o Escudo Uruguaio sul - rio - grandense.
- Duas estruturas sedimentares: a Depressão Periférica sul - rio - grandense (SURGIMENTO DE CARVÃO - rochas sedimentares), mais antiga e a Planície da Lagoa dos Patos e Mirim (RESULTADO DA TRANSGRESSÃO MARINHA), mais recente, e a grande porção norte é a de derrames basálticos (vulcânicos) que cobriu o planalto da bacia sedimentar do Paraná. O estado tem estrutura rochosa formada em todas as eras geológicas.
Disserte sobre o manto.
Localiza-se entre a crosta e o núcleo. Ele consiste em rochas com densidade intermediária em sua maioria composta de oxigênio, com magnésio ferro e silício. Das grandes divisões da Terra, a crosta, camada superficial é separada do manto pela descontinuidade de Mohorovicic. Ela é encontrada em profundidades maiores sob os continentes do que sob os oceanos.
Disserte sobre a crosta.
Camada sólida da Terra, externa, fina, com cerca de 40 km de espessura. A maioria desses materiais que facilmente se fundem, é composta por elementos como, silício, ferro, alumínio, cálcio, magnésio, sódio e potássio, combinados com oxigênio.
–> É formada basicamente por rochas ígneas, contendo proporções de rochas sedimentares e metamórficas. Essa heterogeneidade é refletida numa compartimentação da crosta em oceânica e continental.
Disserte sobre a crosta oceânica.
A crosta oceânica é composta basicamente por rochas máficas (basalto e gabro). A crosta oceânica é mais fina. É também mais
densa, em função de sua composição basáltica.
Disserte sobre a divisão entre a crosta oceânica e a terrestre.
A descontinuidade que separa essas duas estruturas é denominada descontinuidade de Conrad., mas os limites não são bem definidos. Em algumas áreas a transição é abrupta (Andes) e outras onde a transição é gradual (margens continentais passivas).
Disserte sobre a litosfera.
A litosfera é constituída pela crosta e pela camada mais resfriada do manto composta de rocha frágil e quebradiça, marcando a linha tênue que separa a litosfera e a astenosfera. A litosfera
apresenta espessura de 60 - 150 km, sendo mais espessa sob os continentes e mais fina sob os oceanos.
As estruturas magmáticas intrusivas, juntamente com as estruturas formadas pelas primeiras rochas metamórficas, constituem os chamados…
Crátons.
O que é o processo de litificação (diagênese)?
É o que transforma o acúmulo de sedimentos em uma rocha compactada (sedimentar antiga).
Disserte sobre a Era Proteozoico (ÉON PRÉ - CAMBREANO).
2,5 bilhões de anos – Extensivo bombardeamento de meteoritos e instabilidade geológica nas primeiras fases desta era. Os primeiros organismos eucariotos aparecem. Grande diversificação da vida há 1 bilhão de anos, surgindo os organismos pluricelulares, inclusive as algas.
- Formação do planalto / escudo SUL RIO GRANDENSE; Surgimento de rochas magmáticas, que passaram a formar crostas flutuantes e os primeiros crátons (ROCHAS CRISTALINAS), que formaram os escudos cristalinas (PANGEIA).
Disserte sobre a Era Paleozoica (ÉON FANEOZOICO).
Formação das rochas sedimentares primárias (arenito) e, assim, das bacias sedimentares (presença de carvão mineral - há soterramento e fossilização).
Disserte sobre o
Cambriano (ÉON FANEOZOICO).
570 milhões de Anos - Extensos mares invadindo os continentes existentes. Origem de vários filos e classes de invertebrados. Primeiros cordados. Moluscos com conchas. PANGEIA FORMADA.
Disserte sobre o Ordoviciano (ÉON FANEOZOICO).
510 milhões de anos - Clima ameno. Mares rasos. Continentes em geral com topografia plana. Os mares cobrem boa parte do atual território dos Estados Unidos. Glaciação no final do período. Primeiros vertebrados (peixes sem maxila). Invertebrados marinhos em abundância. Primeiras plantas terrestres.
Disserte sobre o
Siluriano (ÉON FANEOZOICO).
438 milhões de anos - Clima ameno. Topografia em geral plana. Primeiros peixes com maxilas. Primeiros invertebrados terrestres.
Disserte sobre o
Devoniano (ÉON FANEOZOICO).
410 milhões de anos - Mares na maior parte das terras, com montanhas locais. Primeiros peixes com nadadeiras raiadas e nadadeiras lobadas. Primeiros tetrápodes terrestres.
Disserte sobre o
Carbonífero (ÉON FANEOZOICO).
355 milhões de anos - Clima quente com pequena variação sazonal nos trópicos. Áreas pantanosas com a formação de depósitos de carvão. Irradiação dos anfíbios. Abundância de tubarões. Samambaias com esporos e árvores com “casca”. Primeiros répteis. Insetos gigantes. Grandes florestas de pteridófitas.
Disserte sobre o
Permiano (ÉON FANEOZOICO).
290 milhões de anos - Glaciação extensiva no Hemisfério Sul no início do período. Elevação dos Apalaches. aridez marcante em algumas áreas. Origem das coníferas. Desaparecem os anteriores tipos de florestas. Irradiação dos répteis. Origem do Aquífero Guarani. O período termina com extinção em massa. Formação de bacias secundárias (petróleo).
–> Início da separação da Pangeia.
Disserte sobre o Triássico (Era Mesozóica).
250 milhões de anos - Continentes montanhosos, unidos em um super continente (Pangea). Extensas áreas áridas. Primeiros dinossauros. Primeiros mamíferos. Crescimento exuberante de florestas com predomínio de coníferas.
Disserte sobre o Jurássico (Era Mesozóica).
205 milhões de anos – Clima ameno. Os níveis dos continentes são baixos com grandes áreas cobertas pelos mares. Primeiras aves. Abundância de dinossauros. Crescimento exuberante de florestas. PROCESSO DE VULCANISMO (queda do meteóro) - ROCHAS MAGMÁTICAS EXTRUSIVAS (basalto) e presença de sedimentação.
Disserte sobre o Cretáceo (Era Mesozóica).
135 milhões de anos – Clima uniforme em todo o período. Níveis dos mares elevados. A África e a América do Sul se separam. Clímax dos dinossauros e répteis marinhos, seguido da extinção destes grupos. Primeiras angiospermas. Aparecimento de muitos grupos de insetos. O PETRÓLEO JÁ ESTÁ FORMADO (é encontrado somente em bacias sedimentares, pois precisa de soterramento).
–> Surgimento dos primeiros mamíferos e SEPARAÇÃO DOS CONTINENTES.
Disserte sobre a terciária (Era Cenozóica).
65 milhões de anos – Clima ameno a frio. Mares continentais largos e rasos. Elevação das cadeias montanhosas mais recentes. A América do Sul separa-se da Antártida. Clima ameno a muito quente no final do período. Formação inicial de pradarias. Aves carnívoras gigantes, incapazes de voar, eram predadores comuns. Aves e mamíferos marinhos diversificam-se.
Não há no BRASIL os dobramentos modernos (CADEIAS MONTANHOSAS E BACIAS SEDIMENTARES TERCIÁRIAS).
Disserte sobre a Quaternária (Era Cenozóica).
1,6 milhões de anos – Clima flutuando entre frio e ameno. Avanços e recuos glaciais. Extinção de muitos mamíferos e aves de grande porte. Primeiros humanos modernos do gênero Homo.
–> A era dos seres humanos. Os períodos são: Pleistoceno e Holoceno.
O que é o ANTROPOCENO?
Antropoceno é um termo utilizado para definir o período geológico mais recente da Terra – período em que se comprovam que o ser humano é capaz de mudanças geofísicas não só no planeta. Crise econômica, social, ecológica, onde todas têm como causa o modo de vida que a sociedade acabou
adotando.
O mármore, que resulta da recristalização do ____, é um exemplo de rocha ______.
Calcário / metamórfica.
Granito é composto de…
Quartzo, feldspato e mica.
A rocha metamórfica dobrada e deformada é um…
Gnaisse.
Disserte sobre as
BACIAS SEDIMENTARES.
- São o resultado da acumulação dos sedimentos do desgaste das rochas de outras estruturas geológicas, principalmente dos maciços antigos.
- Apresentam camadas superpostas: * camadas mais profundas = mais antigas.
- Há fósseis de animais e vegetais.
- Constituídas por rochas inorgânicas, contudo, há vastas extensões formadas por
rochas orgânicas (jazidas de carvão mineral, petróleo e gás natural).
Disserte sobre os
DOBRAMENTOS MODERNOS.
- Originam-se do entrechoque de placas tectônicas.
- São estruturas recentes (final do Mesozoico e Cenozoico).
- Formam as grandes cadeias montanhosas.
- São áreas de instabilidade: concentram vulcões, abalos sísmicos, etc.
O que é o Aquífero Guarani?
Água infiltrada nas rochas sedimentares.
Granito é a base dos…
Continentes.
Basalto é a base dos…
Oceanos.
Disserte sobre as rochas sedimentares dendríticas.
São formadas por sedimentos rochosos pré - existentes.
–> Ex: arenito.
Disserte sobre as rochas sedimentares químicas.
São formadas por meio de processos químicos.
–> Ex: - estalactites = formas que pendem do teto e estalagmites = provenientes de pingos d’água que se acumulam no chão. São formadas por bicarbonato de cálcio dissolvido em água. Aparecem em grutas calcárias.
Disserte sobre as rochas sedimentares orgânicas.
São formadas por sedimentos orgânicos, pela decomposição de restos de animais ou vegetais.
Ex: calcário, petróleo, carvão mineral.
O arenito (rocha sedimentar) pode se transformar em…
Quartzito (metamórfica).
O calcário (rocha sedimentar) pode se transformar em…
Mármore (metamórfica).
O granito (magmática) pode se transformar em…
Gnaisse (metamórfica).
Como podem ser classificadas as bacias sedimentares?
- Antiga = era Paleozoica.
- Intermediária = Mesozoica.
- Recente = era Cenozoica.
A maior parte do território brasileiro é composto pelas…
Bacias sedimentares.
Dê exemplos de dobramentos modernos.
Himalaia, Rochosas, Atlas, Alpes, etc.
Os dobramentos modernos ocorrem no Brasil?
Não.
Qual é o grau geométrico da Terra?
1ºC a cada 33 metros de profundidade.
Quais são as subdivisões da crosta terrestre / litosfera?
–> Sial: é a parte mais externa da crosta.
- Corresponde ao solo e subsolo.
- Sua espessura é de 15 a 25km.
- Predominam rochas sedimentares e magmáticas, além de silício e alumínio.
–> Sima: vem em seguida ao sial.
- Sua espessura é de 30 a 35km.
- Predominam rochas basálticas, além do silício e magnésio.
Os materiais mais pesados ____ e formaram _____; os
mais leves ficaram próximos ____.
Afundaram / o núcleo / da superfície.
A endosfera (núcleo externo e interno) é formada por…
Ferro e níquel.
Abaixo da litosfera, está _____, camada onde o material está quase sob estado
de fusão e sobre o qual deslizam as placas tectônicas.
A astenosfera.
Qual era o nome do oceano primitivo?
Pantalassa.
Disserte sobre a teoria da Deriva dos Continentes.
Alfred Wegener propôs que os continentes estariam todos unidos,
formando a Pangeia, que teria começado a se fragmentar com o aparecimento de fendas.
–> Os fragmentos teriam se afastado uns dos outros.
O que propôs Arthur Holmes?
A hipótese da expansão dos fundos oceânicos, baseando-se nos movimentos de convecção do magma na astenosfera.
–> O movimento
circulatório do magma empurraria os continentes (deriva continental).