Climatologia Flashcards
Qual a diferença de tempo e clima?
Tempo: é a combinação apresentada pela atmosfera em um determinado momento e em um determinado local.
Clima: É a sucessão usual de tipos de clima ao longo dos anos em um determinado local da Terra.
O que é temperatura?
É a quantidade de calor que o ar atmosférico contém. É o principal elemento climático.
Qual é a relação da temperatura com a latitude?
Menor latitude: maior temperatura.
Maior latitude: menor temperatura.
Qual é a relação da temperatura com a altitude?
Menor altitude: maior temperatura.
Maior altitude: menor temperatura.
Explique os fenômenos de maritimidade e continentalidade.
–> Quanto mais distante um local estiver do oceano, maior será sua continentalidade (menor umidade do ar). Isso significa que as áreas continentais, especialmente aquelas localizadas dentro dos continentes, longe dos oceanos, aquecem muito mais durante o dia e esfriam muito mais à noite. Ou seja, possuem maior amplitude térmica.
Disserte sobre o ciclo hidrográfico.
As plantas absorvem a umidade do solo através das raízes e a enviam para a atmosfera através das folhas (evapotranspiração). Além disso, a vegetação impede que os raios do sol incidam diretamente na superfície, assim, com o desmatamento, há uma grande diminuição da umidade e, portanto, das chuvas, além de um aumento significativo das temperaturas.
O que são correntes marítimas?
São grandes massas de água que se deslocam pelos oceanos com condições próprias de temperatura, salinidade e pressão.
Disserte sobre a corrente de Benguela.
A Corrente de Benguela é uma grande corrente oceânica que se desloca predominantemente para norte e se forma na parte oriental do Oceano Atlântico Sul.
–> Responsável pela existência do Deserto de Kalahari.
Descreva o fenômeno da ressurgência.
Consiste na subida de águas mais frias, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas superficiais no oceano. A maior disponibilidade em regiões de afloramento resulta em altos níveis de produtividade primária e produção pesqueira.
Disserte sobre a umidade do ar.
É a quantidade de vapor da água presente no ar atmosférico. O ar tem um limite para conter vapor da água e, quando atinge a saturação e enfrenta uma diminuição de temperatura, ele condensa, originando o orvalho (condensação efetuada na superfície), a geada (orvalho congelado), a neblina (condensação causada pelas variações térmica diúrnas) e a nuvem.
Disserte sobre a Massa Polar Atlântica (mPa).
Principal massa de ar fria que atua no território brasileiro, o que se dá com maior intensidade durante o inverno. Além das baixas temperaturas, caracteriza-se também pelos elevados teores de umidade. Seu deslocamento proporciona a ocorrência de frentes frias por todo o território nacional, causando a queda de temperaturas e chuvas frontais, que decorrem do encontro de uma massa fria com outra massa quente. Na região Norte, é responsável pela friagem.
O que são rios voadores?
Os rios voadores levam umidade para extensas regiões da América do Sul. Este fenômeno, é ocasionado por grandes fluxos aéreos de água sob a forma de vapor que vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico e são alimentados pela umidade que se evapora da Amazônia.
Descreva a relação do clima e a ação humana.
O consumo desenfreado e a explosão demográfica têm sido fatores de forte influência entre as atividades humanas que podem gerar graves mudanças climáticas. Se a temperatura não parar de subir, daqui a cerca de 100 anos poderemos ter grandes mudanças na ocorrência de fenômenos como tormentas e furacões.
O que são as massas de ar?
“Massas de ar são grandes volumes horizontais de ar que possuem características homogêneas de temperatura, umidade e pressão.”
O contato entre duas massas de ar é chamado de frente.
Frente fria - quando uma massa de ar frio empurra uma massa de ar quente.
O que é precipitação?
São formas que o vapor da água, após se condensar na atmosfera, encontra para chegar à superfície.
O que é a pressão atmosférica e como se comporta?
É a força que o ar exerce sobre a superfície terrestre e quanto mais denso for o ar, maior será a pressão exercida por ele. O ar desloca-se das zonas de alta pressão para as áreas de baixa pressão (ventos - movimento do ar paralelo à superfície).
Descreva o clima polar – tundra.
Nos extremos norte e sul da Terra, o clima é polar. São registradas as mais baixas temperaturas do planeta e a maior parte do solo coberto de gelo permanente, sem vegetação. Durante o verão, o degelo deixa o solo (permafrost) exposto e nele aparece a tundra, cobertura vegetal de pequeno porte (vegetação rasteira e pequeno ciclo vegetativo, musgos e líquens).
Descreva o TEMPERADO oceânico.
Temperatura média ao longo do ano não apresenta grandes variações e precipitações elevadas durante o ano inteiro.
Descreva o clima temperado mediterrâneo – vegetação mediterrânea
O clima mediterrâneo está restrito a pequenos trechos, normalmente próximo a desertos como na Califórnia (EUA); no Chile; nos norte e sul da África; e no sul da Europa. É caracterizado por verões quentes e secos e por invernos brandos e úmidos. A vegetação esparsa e predominante é arbustiva, como as oliveiras.
–> Garrigues e Maquis.
Disserte sobre o clima temperado continental.
Caracterizado por grandes amplitudes térmicas, inverno rigoroso e verão quente.
Estepes e pradarias: formações herbáceas, mostrando plantas. de trepadeiras, como grama e outras gramíneas.
–> As pradarias e as estepes.
Disserte sobre o clima SUBTROPICAL.
Encontrado em áreas de transição de clima tropical para temperado. Apresenta chuvas bem distribuídas, maior amplitude térmica (Brasil) e estações mais definidas (verões quentes e invernos frios).
–> Campos.
Disserte sobre o clima equatorial.
Predominante em áreas próximas ao Equador (região amazônica, África e Indonésia). Muito quente, com pequenas amplitudes térmicas e chuvas abundantes na maior parte do ano. Registram alta pluviosidade anual, sem estação seca definida.
Disserte sobre o clima tropical típico.
Com duas estações bem definidas, o verão é chuvoso e inverno seco. A temperatura média anual é de 22°C; a média de chuvas fica em torno de 1.500 mm. É o clima mais representativo do Brasil, por isso chamamos de tropical típico. Abrange áreas das regiões centrais oeste, nordeste, norte e sudeste.
Disserte sobre o clima de altitude tropical (encosta).
O relevo é o fator preponderante para explicar as temperaturas amenas, com precipitação anual em torno de 1.500mm. Predomina nas regiões mais altas do Sudeste.
Disserte sobre o clima tropical costeiro.
Quente e úmido, com temperaturas médias anuais em torno de 25’c e precipitação média anual entre 1.250 mm e 2.000 mm. As chuvas concentram-se no outono - inverno na costa nordeste e na primavera - verão na costa sudeste.
Disserte sobre o clim semiárido tropical.
Típico do interior nordestino, das áreas sertanejas. Quente e seco, as temperaturas variam pouco durante o ano, com temperaturas médias entre 26°C e 28°C, as chuvas são irregulares e mal distribuídas, com precipitação média inferior a 750 mm, com concentração de chuvas de fevereiro a junho.
Disserte sobre o clima tropical de monção.
Ocorre no sul e sudeste da Ásia. As monções são causadas pelo aquecimento e resfriamento da terra mais rápido que a água. No verão, a terra é mais quente que a água do mar.
–> O ar quente sobre a terra tende a subir, criando uma área de baixa pressão atmosférica. Isso cria um vento mar - terra constante, e a chuva associada é causada pela umidade do ar do mar que, ao atingir as montanhas, se resfria e causa condensação.
Disserte sobre o clima de montanha (frio de altitude).
Não restrito a uma zona climática. Anexado às altas altitudes de cadeias montanhosas como o Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes Caracteriza-se pelo frio e pela presença de neve “eterna”. Neste caso, em alguns lugares o fator altitude supera o fator latitude.
Disserte sobre o clima desértico.
As principais características desse tipo de clima são: a pouca chuva e grande amplitude térmica. Ocorre em áreas tropicais e temperadas: norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos EUA e norte do México (Sonora), costa do Chile e Peru (Atacama), Austrália (Gibson). Sudoeste da África (Kalahari) e Nordeste da Índia (Deserto de Tar).
–> Centros de altas pressões atmosféricas.
Qual a diferença entre o clima temperado e o subtropical?
Quatro estações do ano bem definidas.
Qual é a composição atmosférica?
Troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera (a mais externa).
Descreva, de modo sucinto, o fenômeno LA NIÑA.
- No caso da La Niña, na Região Norte ocorrem chuvas mais abundantes e aumento da vazão dos rios.
- O mesmo ocorre no Nordeste, enquanto que na Região Sul ocorrem secas prolongadas.
- Nas regiões Centro - Oeste e Sudeste os efeitos são pouco previsíveis podendo variar de ocorrência para ocorrência.
Disserte sobre as correntes quentes do Brasil.
As correntes quentes no Brasil (das agulhas e da Leste - australiana) trazem umidade, provocando fortes chuvas.
Disserte sobre a corrente do golfo.
Impede o congelamento do mar do norte e ameniza o rigoroso inverno do noroeste da Europa.
–> “Deixa” a costa do Sudeste dos EUA, atravessa o Atlântico, e vai amenizar as temperaturas das Ilhas Britânicas (Irlanda e Reino Unido) e da Noruega.
Disserte sobre a fria corrente de Humboldt.
A fria Corrente de Humboldt, no Hemisfério Sul, e a da Califórnia, no Hemisfério Norte, provocam queda na temperatura do ar próximo às costas, respectivamente, do norte do Chile e do sudoeste dos Estados Unidos. Isso causa condensação do ar e chuva no oceano, fazendo com que as massas de ar percam umidade.
–> Quando chegam ao continente, estão secos, dando origem aos desertos do Atacama (Chile) e da Califórnia (Estados Unidos).
Disserte sobre a Corrente fria do Labrador.
Contribui para que as temperaturas na costa nordeste da América do
Norte sejam mais baixas no inverno.
–> Ela chega a provocar o congelamento das águas do porto de Nova York.
Disserte sobre as Correntes das Guianas e Brasileira.
Banham os litorais norte e leste do Brasil.
–> São quentes.
Disserte sobre a Corrente de Falkland (ou Malvinas).
É fria. Atinge o litoral do sul do Brasil (RS).
Qual é o desvio que as correntes marinhas sofrem no hemisfério norte?
Desvio no sentido horário / para a direita.
Qual é o desvio que as correntes marinhas sofrem no hemisfério sul?
Desvio no sentido anti - horário / para a esquerda.
O que é a nuvem?
É o vapor da água condensado e suspenso na atmosfera, que se originam em áreas de pressão baixa - o ar quente e úmido sobe, encontrando o ar frio.
A cumbulunimbus é uma nuvem densa, que pode formar ______.
Granizo, tempestade, etc.
Disserte sobre a Massa Tropical Atlântica (mTa).
Origina-se sobre o oceano Atlântico e, por isso, carrega consigo bastante umidade e é quente. Atua sobre o litoral do Brasil por estados das regiões Sul e Sudeste, chegando também em parte do Nordeste. No inverno, a sua intensidade é reduzida e forma chuvas, especialmente na região Sul do país.
Disserte sobre a Massa Tropical Continental (mTc).
Origina-se próximo ao Trópico de Capricórnio, adentrando no território brasileiro a partir do sudoeste. Atua durante todo o ano sobre as regiões Centro-Oeste e Sul principalmente, e perde um pouco da sua força durante o inverno. Trata-se de uma massa quente e de baixa umidade.
As cidades marítimas nunca terão a máxima temperatura no verão, nem a mínima temperatura, no inverno.
Correto.
Quanto maior a altitude, _____ a temperatura.
Menor.
A atmosfera se aquece por irradiação.
Correto.
A cada 180 metros de altitude, “perde-se” ___ na temperatura.
10 ºC.
O contato entre duas massas de ar é chamado de…
Frente.
O que é frente fria?
Quando uma massa de ar frio empurra uma massa de ar quente.
Disserte sobre a neve?
Cristalização do vapor da água no interior ou a baixo das nuvens.
–> Pressão é baixa, para que não haja fusão.
Disserte sobre o granizo.
Correntes convectivas realizam o transporte das gotas de água condensadas para as camadas mais elevadas e mais frias, onde ocorre o congelamento.
Disserte sobre as chuvas convectivas.
- Resulta da ascensão vertical do ar, que, ao entrar em contato com as camadas de ar frio, sofre condensação e se precipita.
- É forte, rápida, acompanhada de trovões e, por vezes, de granizo.
- É muito normal na Amazônia.
Disserte sobre as chuvas frontais.
- É ocasionada pelo contato entre duas massas de ar de características diferentes.
- É a típica do RS.