Sistema Linfático e Imune Flashcards
Defina Sistema Linfático e Imune
Consistem em um Líquido chamado linfa, vasos
linfáticos e inúmeros tecidos e órgãos contendo
tecido linfático e medula óssea vermelha, onde
células-tronco se desenvolvem em diversos tipos
de células sanguíneas, incluindo os linfócitos.
Defina Sistema Linfático
O sistema linfático é um subsistema do sistema cardiovascular
Sitema Linfático é o conjunto de vasos que vão estar conduzindo linfa; todos os vasos conduzindo linfa são vasos linfáticos, além desses vasos, existem órgãos com tecido linfático: baço, timo, tonsilas e medula óssea vermelha.
Todo tecido linfóide tem uma propriedade: produzir as células linfáticas: os linfócitos; Linfócitos B e Linfócitos T.
O sistema linfático é como a segurança de um aeroporto: algumas pessoas são selecionadas, ao acaso, e tem suas malas revistadas, o sistema linfático faz isso com o excesso de líquido intersticial, drenando o mesmo para os seus capilares linfáticos e revistando o mesmo.
O seu sistema linfático tem um papel vital, atuando como coadjuvante no papel dos sistemas cardiovascular e imunológico.
O sistema linfático mantém a homeostase, devolve a maior parte do líquido que foi drenado para o sangue.
O sistema linfático não é somente uma outra linha de defesa, ele também possui uma série de checkpoints que possuem uma equipe de seguranças que tem a habilidade de cuidar de pequebas infecções lá mesmo no local. Se eles não conseguem dar conta do que eles acharem, eles alertam todo o sistema imunológico.
O sistema linfático é um subsistema do sistema cardiovascular.
Sistema Linfático -> começa em uma parte, termina em outra; não existe circulação propriamente dita.
Sistema Linfático -> parte da água estravasa para o tecido, levando o nutriente para o Espaço Intersticial -> espaço entre as células, onde o plasma passa a ser drenado do Líquido Intersticial -> o líquido intersticial vem do plasma.
Sistema Linfático -> que retira o excesso de líquido
Ao mesmo tempo que parte do plasma entra, parte linfa sai. isso é uma troca (de líquidos)
O sistema linfático é uma rede órgãos produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.
O sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
Os Vasos Linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido, que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue, chama-se linfa.
Defina Sistema Imune
Historinha do Vírus e do Linfócito:
Todo tecido linfóide tem uma propriedade: produzir as células linfáticas: os linfócitos; Linfócitos B e Linfócitos T.
Quando você pega um resfriado, você leva cerca de 2 a 3 dias (leve) e 7 dias (+ forte). Gripe é mais dificil de ter, febre mais ficar de cama (devido à dor no corpo).
O mais forte demora uma semana porque estamos lindando com vírus, e vírus sofre mutações, logo o seu corpo não está mais imune a ele.
Um linfócito, o Linfócito B, é o de reconhecimento, e o linfócito, o Linfócito T, é o de ataque. Dois a três dias é o tempo que o linfócito B demora para reconhecer as estruturas do vírus, leva as informações para o sistema imune, onde o Linfócito T irá sintetizar uma vacina para o agente infccioso.
Defina Linfa
É um flúido aquoso que flui pelo sistema linfático.
A maior parte da sua linfa tem início como plasma sangúineo que se encontrava no espaço intersticial.
Os capilares venosos reabsorvem uma parte do líquido intersticial, mas muito é deixado para trás.
O sistema linfático drena o líquido que foi deixado para trás, ou seja, o sistema linfático drena o excesso de líquido intersticial e leva o mesmo para onde ele deve ir, inspecionando-o no caminho.
Essa solução aquosa não contém glóbulos vermelhos, que permanecem na circulação sistemica porque elas são muito grandes para transpor a membrana dos capilares.
O capilar linfático está entre as células; o excesso de líquido intersticial é drenado para o capilar linfático, passando a ser chamado de linfa.
Plasma -> Líquido Intersticial -> Linfa -> linfa é despejada no sangue.
À partir do momento que a linfa foi despejada na corrente sangúinea, ela deixa de se chamar linfa.
O volume de sangue se mantém estável porque, ao mesmo tempo que a linfa está saindo, ela também está entrando.
Defina Resistência Inespecífica (barreiras naturais)
Pele Mucosas Comprimento da uretra Ph vaginal Resistência Inespecífica são as barreiras, naturais, que o corpo apresenta e que servem de proteção geral do corpo.
Pele: protege o corpo contra diversos elementos, como as bactérias, fungos, e micróbios. A pele é geral, inespecífica, ou seja, protege contra diversos agressores. O mesmo vale para o as mucosas.
Vagina: a vagina tem um pH ácido porque aquele ambiente é precedido pela vulva, e aqueles ambientes são úmidos, quentes e fechados: um ambiente ideal para cultura de bactérias.
Semem: tem um pH alcalino para neutralizar o pH ácido da vagina para não degenerar o espermatozóide.
Comprimento da uretra: no homem, é um ambiente maior do que na mulher; no homem é uma mangueirinha, na mulher está bem mais próximo e está localizada no ambiente úmido, muito mais próximo da vesícula.
Para agente infeccioso chegar na vesícula:
Mulher -> prova 400m
Homem -> maratona
Mulher deve realizar uma boa sepsia da vulva, lavando bem e secando bem, caso contrário se torna meio de culturas, causando, por exemplo, infecções urinárias.
Defina Resistência Específica
O responsável pela imunidade é o Sistema Linfático
Desenvolve-se mais lentamente
Envolve a ativação de linfócitos
Ou outra substância qualquer
Resistência Específica
- > é a historinha do vírus e do linfócito
- > é a ação direta e que está relacionado com a ativação do sistema imune que se da pelas células linfáticas, que se da pelos linfócitos reconhecerem o agente infeccioso e desenvolver o antígeno contra o mesmo.
Falei de sistema imune, estou falando de sistema linfático; tecido linfático produz os linfócitos, independente da localização do mesmo.
Defina Funções do Sistema
- Drenagem de excesso de Líquido Intersticial
- Transporte de Lipídios Dietéticos
- Condução das Respostas Imunes
Defina 1. Drenagem de excesso de Líquido Intersticial
A água, que compõe o plasma, estravasa através dos poros dos capilares, quando esse plasma sai do capilar e vai para o espaço interticial, ele passa a ser chamado de líquido intersticial, e esse líquido vai se dinfundir para as células conforme a necessidade dos mesmos. O plasma vai sendo constantemente levado ao espaço intersticial, então o líquido intersticial precisa ser drenado, e ele é drenado pelo vaso do sistema linfático. Ele vai se acumular porque o nutriente está chegando constantemente. Toda vez que eu tiver o acumulo de líquido intersticial drenado para dentro de um capilar linfático ele vai deixar de ser líquido intersticial e se tornar linfa.
O líquido interticial que virou linfa volta para a corrente sanguínea através de vasos venosos.
Defina 2. Transporte de Lipídios Dietéticos
Quando nós ingerimos alimentos que tem uma grande quantidade de gordura, se tem uma grande quantidade de gordura mais carboidratos; situação perfeita para engordar. Ingerir gordura + proteína, ou carboidrato + proteína não é o problema; o problema é a combinação de gordura + carboidratos, como o sorvete.
Quando eu absorvo essas gorduras, através do tubo gastrointestinal, elas são moléculas muito grandes, então elas não conseguem atravessar a parede do vaso sanguíneo e ser transporada para a ccorrente sanguínea, então quem absorve a gordura é o sistema linfático, que vai levar a gordura para a corrente sanguínea, quando a linfa for despejada novamente na corrente sanguínea.
Defina 3. Condução das Respostas Imunes
Basicamente, é a ativação dos linfócitos.
Defina Capilares Linfáticos
Os vasos linfáticos começam como capilares linfáticos, são tubos terminais fechados;
Estão localizados nos espaços entre as células;
Os capilares linfáticos se comportam como os capilares sanguíneos, ou seja, se unem para formar os vasos linfáticos.
Geralmente possuem diâmetro maior que o de um capilar sanguíneo;
Estão em todo o corpo, com exceção dos tecidos avasculares como a cartilagem ,a epiderme e a córnea do olho;
Permite fluxo unidirecional (influxo).
Eu passei do capilar linfático, que se junta, se unem, para formar um vaso maior, os vasos linfáticos.
Capilares linfáticos são muito parecidos com os capilares sanguíneos, mas eles tem uma pequena diferença -> o capilar linfático possui o diâmetro um pouco maior? (confirmar se é maior ou menor) O capilar linfático tem um fluxo unidirecional -> Espaço Intersticial -> Capilares Linfáticos -> Veias
Defina Circulação Linfática
A cicrculação linfática é a drenagem do líquido intersticial.
A circulação linfática começa nos tecidos e termina nos vasos venosos. É fechado pois o vaso linfático não é a sequência de outro vaso, ele é um vaso “inicial” (tem um termo melhor, pesquisar)
Analogia com alunos entrando do corredor, para a sala e, ao acumular, saindo pela janela.
A pressao do líquido intertisticial faz com que o mesmo flua para o capilar e, à medida que ele vai fluindo, a pressão vai diminuindo, e a pressão dentro do capilar aumenta e, quando houver o equílibro, a porta do capilar fecha, porém nutriente continua chegando e o processo começa novamente.
Excessões: tecidos avasculares, como a cartilagem, a espiderme e a cónea do olho.
Por que eu teria um capilar linfático em um tecido que não recebe sangue? Se o tecido não recebe sangue, obviamente não haverá acumulo de líquido, então não se faz necessários vasos linfáticos. Se não recebe circulação sangúinea, não tem vasos linfáticos.
Defina Defina Distribuição dos Vasos Linfáticos na Pele
Na Pele: Situam-se no tecido subcutâneo Geralmente seguem as veias. Pele: sistua-se no tecido subcutâneo, que é a mesma coisa que tela subcutânea e hipoderme; é a camada de gordura logo abaixo da pele, que serve como isolante térmico; não está passando na pele, está passando abaixo da pele, na hipoderme, está passando junto às veias. Os mais magros morrem de hipotermia mais cedo.
Defina Defina Distribuição dos Vasos Linfáticos nas Vísceras
Nas Vísceras:
Geralmente seguem as artérias;
Formam plexos (redes) em torno delas.
Visceras: nas visceras está passando rente às artérias
Defina Vasos Linfáticos
Assim como o capilar sanguíneo parece uma artéria, o capilar linfático parece com as veias: o que difere é que ele tem a parede mais fina do que a veia e possui mais vávulas do que a veia. O vaso linfático percorre um longo caminho e, ao longo desse caminho, ele encontra linfonodos.