Acidentes Ósseos Flashcards
Defina Depressões e Oríficios
São partes no externo do osso que servem para a passagem de estruturas (veias, artérias); Tecidos mole, como os: Nervos; Vasos sanguíneos; Ligamentos; E tendões. Ou a formação de articulações.; Nas depressões e orifícios; é através das depressões e orifícios que as articulações penetram no corpo, envolvendo o mesmo e segurando eles no lugar.; Tudo isso (depressões e orifícios) existem para que os tecidos moles possam passar, e as articulações se conectem aos ossos.; Tudo isso (depressões e orifícios) existem para que os tecidos moles possam passar, e as articulações se conectem aos ossos.
Defina Acidente Ósseo
Existem dois tipos: Saliências e Depressões. Os acidentes ósseos podem ser: articulares, não articulares.;
Como se difere a cavidade da fossa?
A cavidade e a fossa se diferem entre si por a cavidade ser mais rasa do que a fossa. A cavidade é como um buraco, buraco esse onde se encaixa a cabeça do úmero na escápula, por exemplo, enquanto a fossa é como se fosse uma cratera (da lua) onde se conecta/encosta a cabeça do fêmur no osso ilíaco, por exemplo.
Defina Luxação
Luxação é quando a cabeça do fêmur/úmero sai totalmente do lugar, “desencaixando” do osso ilíaco/escápula; Subluxação é quando se move/desloca somente um pouco do osso, mas o osso continua encaixado na fossa/cavidade
Como se ocorre a Divisão das Costelas?
As costelas são divididas em duas partes; a costela em si, a estrutura óssea, é a parte mais distante ao esterno, enquanto a parte mais próxima ao esterno é formada por cartilagem, e essa cartilagem denomina-se cartilagem dorsal.
Defina Saliências Articulares
Cabeça
Côndilo
Capítulo
Trocânter
Defina Saliências Não-Articulares
Processo Processo espinhoso Protuberância Trocânter Tubérculo Tuberosidade Maléolo Epicôndilo Crista