Sistema Digestivo Flashcards
quais sao os orgaos da cavidade oral e glandulas anexas ?
dentes, lingua, glandulas salivares, pancreas, vesicula biliar, figado
quais sao os tipos de mucosa da cavidade oral ?
• Mucosa mastigatória → gengivas e palato duro
Constituída por epitélio pavimentoso estratificado queratinizado ou para-queratinizado (a diferença é que no queratinizado há a ausência de núcleos e
queratinização do estrato córneo e a presença de células com grânulos de querato-hialina; enquanto que no paraqueratinizado ainda há núcleos e um grau de queratinização mais reduzido)
• Mucosa de revestimento → Lábios, bochechas, superfície mucosa alveolar, soalho da boca, superfície inferior da língua e palato mole.
Epitélio pavimentoso não queratinizado que é muitas vezes queratinizado na parte vermelha do lábio, também devido à quantidade de vasos.
• Mucosa especializada → Superfície dorsal da lingual e há a presença de papilas e botões gustativos.
quais sao os tipos de glandulas salivares ?
• Glândulas salivares maiores → encontram-se aos pares.
- Parótida → glândula que existe na região junto à orelha e à junção dos 2 maxilares, tem 1 papila na zona do 2º molar superior que corresponde ao
ducto parotídeo/Stensen, que drena junto ao palato
- Submandibulares → abaixo do maxilar inferior, têm o ducto submandibular/Wharton saindo junto ao freio de cada lado da língua
- Sublinguais → pequenos ductos que abrem no ducto submandibular ou diretamente na cavidade oral
• Glândulas salivares menores → dispersas em toda a mucosa da cavidade oral
como sao as amigdalas ?
• Amígdalas → Têm função de proteção por ser tecido linfoide, que estão em redor da abertura posterior da cavidade oral
- Palato duro, faríngea, adenoide, lingual e sublingual, tubárias
como é a lingua ?
Composta por epitélio especializado, composto por papilas gustativas
quais sao os 4 tipos de papilas gustativas ?
- Filiformes → menores e mais numerosas em toda a superfície da língua, Projeções cónicas de tecido conjuntivo cobertas por epitélio pavimentoso estratificado queratinizado e o seu papel é essencialmente mecânico (mastigação) associado à sua forma, o que se deve ao seu epitélio.
- Fungiformes → mais numerosas, associadas, normalmente, à ponta da língua com uma forma de cogumelo e estão presentes nela os botões gustativos, no epitélio pavimentoso estratificado da parte posterior dorsal da língua.
- Folheadas → Na margem lateral da língua, de ambos os lados, são cristas baixas paralelas intercaladas por fendas, com glândulas serosas, e têm também os botões gustativos, responsável pelo paladar
- Circunvaladas → anteriores ao sulco terminal da língua, em forma de cúpula circundada por uma invaginação revestida por epitélio pavimento estratificado e com botões gustativos. Abertura das glândulas salivares linguais/von Ebner, e por isso, há a produção de saliva nesta zona.
qual é a histologia das pailas gustativas ?
filiformes - pequenas com forma cónica e epitélio
pavimentoso estratificado queratinizante, de
forma clara.
fungiformes - Aspeto de cogumelo que ocorrem na
zona anterior da língua em nº inferior as filiformes
folheadas - Lateralmente na língua e têm um aspeto
de folha com epitélio pavimentoso queratinizado e com botões gustativos nas suas fendas. Há ductos, glândulas serosas
circunvaladas - Depressões e botões gustativos nas
fendas, responsáveis pelo paladar. Abundância de glândulas serosas.
como sao os botoes gustativos ?
Corpúsculos ovais que se estendem ao longo do epitélio e do poro gustativo que se encontra na depressão provocada pelas próprias células dos botões gustativos.
Compostos por células de sustentação, entremeadas por células neuroepiteliais (células sensitivas com capacidade de captar os compostos que suscitam e despoletam a ação gustativa) e células basais (prontas a diferenciar-se para originar novas células dos botões gustativos).
Em baixo temos fibras nervosas que se estendem até às células neuroepiteliais e que estão ligadas aos processos de perceção gustativa no cérebro.
Os botões estão junto as papilas gustativas, arco palatoglosso, mole, superfície posterior da epiglote e parede posterior da faringe.
como é a fisiologia do paladar ?
Começa pelos estimuladores (saborizantes) que são moléculas químicas que estão nos alimentos e têm a capacidade de se ligar a recetores que estão na membrana celular das células neuroepiteliais dos botões.
Cada uma das células tem recetores diferentes (apesar de na imagem aparecerem todos na mesma célula), ou seja, cada célula é especializada num tipo de sabor.
Da conjugação dos estimuladores como dos recetores podemos distinguir 5 sabores essenciais. Quais ?
- Doce → conjugação T1R2 e T1R3
- Umami → T1R3 e T1R1
- Amargo → apenas o T2R
- Salgado
- Azedo → H+ e Ca2+
como é feita a ligação do doce, umami e amargo ?
A ligação ao recetor gustativo está associada à proteína G que é uma via de transmissão de sinal interna da célula, que leva a libertação e influxo de sódio e cálcio que levam à libertação de vesiculas sinápticas no lado oposto da célula que entram em contacto com a fibra nervosa aferente e levar à sensação respetiva com a quantidade de iões gerada
que interpreta esse sabor.
Cada recetor despoleta uma quantidade e tipo de iões diferentes, incluindo alterações de despolarização e polarização da célula, para haver o influxo de sódio e cálcio o que leva a quantidades e qualidades diferentes de vesiculas e perceções no que diz respeito à interpretação cerebral.
como é feita a ligação do salgado e do azedo ?
O salgado funciona através da abertura e passagem de canais iónicos de sódio, incluindo o fluxo de cálcio e interpretação pelas vesiculas sinápticas.
Quanto ao azedo, por um lado ocorre também pelo influxo de H+ que estão associados ao sabor acido e a alterações da membrana por despolarização e entrada de cálcio. Para além disso têm outro mecanismo relacionado com o encerramento de canais iónicos, ou seja, o próprio estimulante do azedo leva ao impedimento da abertura de canais de potássio, o que faz parte da ausência deste ião na fibra sináptica leve a uma determinada interpretação.
como é a dentição humana ?
• 20 dentes decíduos 4 incisivos centrais 4 incisivos laterais 4 caninos 8 molares • 32 dentes permanentes 4 incisivos centrais 4 incisivos laterais 4 caninos 8 pré-molares 12 molares
o que é o esmalte ?
• Tecido acelular mineralizado ( vai saindo e rompendo junto à gengiva)
• Deriva do epitélio (ectoderme)
o É produzido pelos ameloblastos durante a formação do dente (os ameloblastos cobrem a zona de dentina inicialmente e depois formam o esmalte)
• A matriz do esmalte possui outras proteínas:
o Amelogeninas
o Ameloblastinas
o Enamelinas
o Tuftelinas
Estas são responsáveis pela rigidez do esmalte.
o que é o cemento ?
• Semelhante ao osso
• É produzido pelos cementoblastos
- Resumo: os cementoblastos vão produzindo cemento durante a cementogénese e vão ficar envolvidos nela e dar origem aos cementócitos presentes em lacunas (daí a semelhança com o osso)
• Cemento acelular
-Nos dois terços cervicais da raiz do dente
- Une-se à dentina e ao esmalte
o que é a dentina ?
• Forma a maior parte da matriz do dente
- Secretada pelos odontoblastos
• Túbulos dentinários
- São prolongamentos dos odontoblastos, envoltos de dentina mineralizada e com terminais nervosos
- Vão ser responsáveis pelo aumento e contínua estimulação da formação de dentina e por parte da sensibilidade do dente
quais sao os tecidos de sustentacao dos dentes ?
• Osso alveolar (onde o dente vai assentar) - Osso compacto da parede dos alvéolos - Insere-se o ligamento periodontal • Ligamento periodontal - Fixação, suporte e erupção do dente - Tecido conjuntivo denso e laxo • Gengivas - Mucosa gengival (mastigatória) - Epitélio juncional – secreta lamina basal que adere à superfície do dente e permite a sua fixação
qual é a estrutura das glandulas salivares ?
Organizam-se em ácinos secretores (serosos, mucosos ou mistos), estruturas em forma de balão Sistema de ductos (que levam as secreções dos ácinos até à cavidade oral) Ductos intralobulares (epitélio cúbico simples), interlobulares, lobulares e principal (epitélio cilíndrico estratificado)
o que ha depois dos acinos ?
Depois de terminar a zona de produção propriamente dita, entramos nos ductos
intercalares ( ductos de epitélio cubico simples que unem por sua vez 2 ácinos adjacentes) →ducto intralobulares (ductos estriados na face oposta ao lúmen e com um epitélio mais alto) →Ductos interlobulares (juntam varias ramificações de diferentes grupos de ácinos e são células cilíndricas mais altas) → ductos lobares com epitélio cilíndrico estratificado (estes já se aproximam mesmo do ducto que liberta junto da cavidade oral os produtos de secreção).
quais sao as diferenças entre as 3 glandulas salivares maiores ?
• Parótida
o Compostas acinares - capsulada
o Produção essencialmente serosa
o Tem uma distribuição ± equitativa entre ductos estriados, excretores e intercalares.
• Submandibular
o Compostas tubulo-acinares - capsulada
o Mistas - principalmente serosa
o Menores ductos intercalares e mais ductos estriados e excretores
• Sublingual
o Compostas tubulo-acinares – sem cápsula
o Mistas - principalmente mucosa
o Aspeto bastante tubular, com ductos intercalares maiores que os estriados e com ductos excretores grandes.
quais sao as 4 camadas do esofago e trato gastrointestinal ?
Mucosa (epitélio, lamina própria, muscular da mucosa)
Submucosa (Tecido conjuntivo denso não modelado)
Muscular externa (2 camadas de musculo liso – 3 no estômago)
Serosa/Adventícia
▪ Mesotélio (camada fina de tecido pavimentoso simples)
▪ Tecido Conjuntivo (denso não modelado/laxo)
quais sao as principais diferenças ao longo do trato gastrointestinal ?
A maior parte das diferenças ao longo do trato e no que diz respeito a estas camadas ocorrem maioritariamente no tipo ou na forma do epitélio (ex. intestino delgado com vilosidades enquanto o estômago não tem) ou nas várias estruturas da lamina própria ou na submucosa (como nódulos linfáticos).
como é a mucosa ?
• Projeções que facilitam a absorção
o Pregas circulares – na submucosa do intestino delgado
• Vilosidades – projeções finas da mucosa no intestino delgado
o Microvilosidades – projeções celulares nos intestinos (os próprios enterócitos têm nas suas superfícies uma serie de microvilosidades)
• Glândulas que lubrificam
o Glândulas mucosas – lâmina própria
o Glândulas submucosas
o Glândulas extramurais (glândulas que ajudam não só a lubrificar, mas também à ação essencial da mucosa ou do trato digestivo, isto é, na digestão – pâncreas e fígado)
• Lâmina própria (logo abaixo do epitélio)
o Glândulas mucosas
o Vasos sanguíneos e linfáticos – difusão de nutrientes
• Tecidos linfáticos da lâmina própria (GALT)
o Tecido linfático difuso
o Nódulos linfáticos
• Placas de Peyer (especificação de nódulos linfáticos)
o Extensos agregados linfáticos na lamina própria e submucosa do ileon
• Muscular da mucosa
o Duas camadas de células musculares lisas (circular interna e longitudinal externa)
o Responsáveis pela mobilidade da própria mucosa, o que lhe permite realizar as suas funções
como é a submucosa ?
• Tecido conjuntivo denso não modelado o Vasos sanguíneos o Vasos linfáticos o Plexos nervosos ▪ Vêm do sistema nervoso entérico que alimentam especificamente o trato digestivo ▪ Células nervosas dos gânglios parassimpáticos e fibras nervosas pós-ganglionares ▪ Plexo submucoso ou Plexo de Meissner • Glândulas submucosas o Esófago o Duodeno proximal
como é a muscular externa ?
• Duas camadas concêntricas de músculo liso
o Interna – Camada circular - comprime o tubo
o Tecido conjuntivo com plexo mioentérico (Auerbach) – entre as duas camadas e possuem células da glia e corpos celulares dos neurónios
o Externa – Camada longitudinal – encurta o tubo
o Responsáveis pelo peristaltismo sob controlo do sistema nervoso entérico
• Variações
o Esófago proximal e canal anal distal – músculo estriado (controlos voluntários)
o Estômago – camada oblíqua interna
o Intestino grosso – camada longitudinal mais espessada
• Esfíncteres – camada circular espessada
o Esofágico superior - faringoesofágico
o Esofágico inferior associado à cárdia
o Piloro
o Válvula ileocecal
o Interno do ânus
como é a serosa e adventicia ?
• Serosa é uma membrana
o Mesotélio – Epitélio pavimentoso simples
o Tecido conjuntivo subjacente (nem sempre presente)
• Adventícia
o Tecido conjuntivo das paredes abdominais e pélvicas
o Esófago – parte torácica
• Parte de: Duodeno, colon ascendente, colon descente, reto e canal anal
como é a mucosa do esofago ?
o Epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado
o Lâmina própria – tecido linfático junto aos ductos das glândulas (existem glândulas mucosas associadas ao esófago)
o Muscular da mucosa – tecido muscular liso longitudinal