Embriologia Flashcards
o que é a embriologia ?
Área da Biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos → o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo.
Estuda todas as fases do desenvolvimento embrionário desde a fertilização, formação do zigoto, até que todos os órgãos do novo ser estejam completamente formados.
quando é que o embriao se começa a designar feto ?
apos 60 dias
quais sao as areas de especialização da embriologia ?
embriologia humana
embriologia comparada
embriologia vegetal
o que é a embriologia humana ?
área que se dedica ao conhecimento sobre o desenvolvimento de embriões humanos, estudando as malformações e doenças congénitas.
Embriologia clínica ou médica → estudos sobre embriões em processos de reprodução assistida.
o que é a embriologia comparada ?
é a área que se dedica a estudar o desenvolvimento
embrionário de diversas espécies animais, comparativamente. É importante para os estudos evolutivos.
Lei Biogenetica de Haeckel
o que é a embriologia vegetal ?
estuda os estágios de formação e desenvolvimento das plantas
qual é a teoria da pre-formação ?
Pequeno homem dentro do espermatozoide que se
desenvolvia meramente em tamanho no útero.
qual é a teoria epigenética ?
Transformação lenta e gradual do organismo.
quem foi Wilhelm His ?
O primeiro cientista a estudar o embrião humano de forma sistemática, tendo estabelecido as bases para a reconstrução tridimensional de um embrião a partir de cortes histológicos. É um anatomista e fisiologista que inventou o micrótomo.
o que é a gametogenese ?
Na gametogénese (processo de formação de gametas) são formados os gâmetas (células reprodutoras) a partir de células especializadas chamadas células
germinativas, que passam por várias mitoses e multiplicam-se.
Neste processo uma célula inicial diploide germinativa ou gónia (2) divide-se por meiose originando 4 células filha chamadas gametas apenas com metade do material genético do que o que está na célula original sendo assim haploides (n)
porque é que a divisão meiotica é tao importante ?
Esta divisão celular origina, assim, células com metade do material genético da célula inicial o que é fundamental para a formação das gametas e para garantir a variabilidade genética proporcionada pela fusão de material genético entre os dois progenitores
Nos gametas femininos a meiose é interrompida antes de se completar, originando um oócito secundário e um corpo polar primário bem menor.
onde são armazenados os espermatozoides ?
Os gametas masculinos chamados de espermatozoides estão armazenados na região dos epidídimos que está localizado na região superior e dorsal do testículo. O epidídimo é o local onde estão armazenados e onde se maturam os espermatozoides.
Ao analisarmos a constituição do testículo verificamos que este e o epidídimo são revestidos pela túnica vaginalis.
quais são as 3 porções do espermatozoide ?
Cauda que lhe confere mobilidade e permite o seu deslocamento
Peça intermédia ou 2ª porção que contém elevada quantidade de mitocôndrias essenciais para a gerar energia para a sua deslocação
Cabeça que contem o núcleo haploide (material genético) e na extremidade, região frontal da cabeça, tem o acrossoma que contem enzimas essências para a penetração
no oócito e para que se dê assim a fecundação.
o que é a espermatogenese ?
No início começa-se com uma célula diploide (2n) que, após realizar mitoses e meioses vai dar origem a 4 células, os gâmetas (haploides).
As espermatogónias A multiplicam-se por mitose a fim de manter sempre células germinativas disponíveis. Algumas destas espermatogónias A vão sofrer meiose passando a ser
espermatogónias B.
No final da meiose II originam 4 células haploide denominadas espermatídeos. Estes, por sua vez, vão maturar transformando-se em espermatozoides.
o que acontece na maturação dos espermatideos em espermatozoides ?
Esta maturação acontece por uma série de alterações proteicas, especialmente no núcleo da célula, que provem a condensação significativa do seu material genético e perdas substanciais do seu citoplasma.
Estas alterações conformacionais tornam os espermatozoides mais ágeis facilitando a sua mobilidade para fecundação do oócito.
o que é a capacitação dos espermatozoides ?
Quando os espermatozoides estão a passar pelo útero em direção às trompas de Falópio dá-se um processo denominado de capacitação. Este consiste numa série de processos moleculares proteicos
envolvidos na remoção de glicoproteínas e de proteínas do líquido seminal, que recobre a membrana plasmática do espermatozoide. A capacitação do espermatozoide permite a sua posterior interação com o oócito.
Embora a capacitação comece na cavidade intrauterina parte desta continua-se pelo trajeto na trompa de Falópio.
onde são armanezados os oócitos ?
nos ovários
quando é que a oogonia entra em mitose ?
A oogónia, que é a célula germinativa feminina, entra em meiose I na 12ª semana do desenvolvimento embrionário.
como é a oógenese ?
Durante a meiose I as oogónias passam a oócitos primários. Estes podem permanecer em prófase da meiose I durante muitos anos podendo chegar aos 40/45 anos, delimitando o período fértil da mulher.
Na puberdade alguns deste oócitos primários continuam a oogénese de forma mensal.
Quando o oócito primário se divide forma um oócito secundário e um corpo polar de menor dimensão.
Na sua maturação o oócito secundário entra na segunda fase, ou seja, na meiose II e permanece em metáfase II até ao momento da fertilização. Assim a meiose II só ocorre completamente se houver fecundação.
o que é a fertilização ?
Após o ato sexual, os espermatozoides dentro do corpo feminino têm de alcançar o oócito.
• Quando um espermatozoide consegue penetrar no oócito secundário é completada a divisão meiótica.
Na fertilização ocorre a cariogamia, ou seja, a fusão dos núcleos dos gâmetas e formação do zigoto.
como é o caminho dos espermatozoides ate as trompas de falopio ?
Os espermatozoides vão ter que percorrer o canal vaginal, entrando pelo orifício exo-cervical, passando o canal exo-cervical do útero chegando à cavidade endometrial deslocando-se com o gradiente químico e hormonal libertado pelos tecidos da mulher. Estes irão deslocar-se para uma das trompas de Falópio consoante a localização do oócito secundário. Estes irão percorrê-las chegando à extremidade
distal das trompas na zona das fimbrias, onde o oócito secundário está, após ter sido libertado pelo ovário. Aqui ocorrerá a fecundação.
o que acontece quando se da a fertilização ?
Quando se dá a fertilização do oócito dá-se uma série de processos de multiplicação celular. Cada divisão celular é uma clivagem. Conforme as clivagens vão ocorrendo vamos obter uma duplicação do número de células. Estas células formadas a partir do zigoto são denominados blastómeros. À medida que o número de células aumenta e ultrapassa as 16 temos uma estruturas chamada de mórula.
Ao chegar a uma estrutura denominada de corno uterino (transição entre a extremidade proximal da trompa de Falópio e a cavidade endometrial) começa a absorver uma serie de líquido da cavidade endometrial que fazem com que as células da mórula sejam transformadas em blastocisto. Na fase embrionária do blastocisto é quando se dá a implantação deste no útero.
quais são as etapas da fertilização ?
1- Passagem dos espermatozoides pela corona radiata.
2- Penetração na zona pelúcida: constituída por glicoproteínas denominadas ZPs (ZP1, ZP2, ZP3). O espermatozoide liga-se a ZP3 e é induzida a reação acrossómica.
3- Fusão entre as membranas plasmáticas do espermatozoide e do oócito secundário: o conteúdo genético do espermatozoide passa a integrar o citoplasma do oócito secundário.
4- Reação cortical: mudanças no interior do citoplasma do oócito, entre elas uma onda de cálcio, que gera a libertação do conteúdo dos grânulos corticais do oócito, que culminam com bloqueio à polispermia por alteração das proteínas na zona pelúcida.
5- Término da meiose II do oócito secundário.
6- Fusão dos pronúcleos: restabelecimento da diploidia e formação do zigoto.
7- Ativação metabólica e início do desenvolvimento.
o que acontece quando os espermatozoides chegam a cavidade distal das trompas de falopio ?
Quando os espermatozoides chegam à extremidade distal da trompa de Falópio e entram em contacto com o oócito II dá-se uma série de reações, para alem da capacitação. São libertadas hormonas e enzimas, pelos tecidos femininos como pelas trompas de Falópio, que aumentam a motilidade do espermatozoide, ou seja, a sua rotação da sua cauda.
como esta revestido o oocito ?
O oócito está revestido por: Corona radiata e Zona pelúcida
A zona pelúcida ao contrário da corona radiata vai se manter durante algumas fases do
desenvolvimento embrionário.
o que acontece quando o espermatozoide chega a zona pelucida ?
O espermatozoide ao chegar à zona pelúcida liga-se à ZP3 sendo então induzida a reação acrossómica propriamente dita. Aqui são libertadas todas as restantes enzimas que estão na vesícula acrossómica (como as trases e a acusina) e que ainda não tinham sido libertadas.
Esta reação acrossómica consiste, assim, na fusão da membrana plasmática do espermatozoide com a membrana externa do acrossoma o que faz com que as restantes enzimas se libertem e promovam a lise da zona pelúcida, provocando a entrada do espermatozoide no oócito II.
o que é a reação cortical ?
Dá-se o contacto entre a membrana plasmática do espermatozoide e do oócito tipo II acabando-se por fundir. Após a fusão ocorrer, o material genético do espermatozoide é libertado para o citoplasma do oócito, originando a reação cortical.
o que acontece quando o material genetico do espermatozoide entra no oocito ?
Quando o material genético do espermatozoide entra no oócito os grânulos desintegram-se; dá-se a libertação de uma onda de cálcio.
Esta onda de cálcio vai alterar as proteínas da zona pelúcida, fazendo com que esta volte a fechar, e bloqueando a polispermia (entrada de mais de
espermatozoide no oócito).