Sistema CV - Anatomia e Fisiologia Flashcards
Onde está localizado o ápice do coração?
O ápice do coração (VE) está em contato direto com o 5° EI esquerdo.
Qual a relevância da localização do VD?
O VD forma a face esterno-costal do coração, fazendo com que a hipertrofia do VD promova um abaulamento do tórax.
Como é a contração do coração?
Ele se contrai de 3 formas: longitudinal (fica mais estreito), forma de constrição (diminui cavidade) e torção (os átrios e os ventrículos giram entre si). Isso ocorre devido à disposição das fibras cardíacas.
Qual a inervação do coração?
Apresenta 2 inervações, uma intrínseca e uma extrínseca. A extrínseca é feita por ramos do nervo vago e por inervação simpática -> promovem diminuição e aumento da FC, respectivamente. *O simpático aumenta, ainda, a força de contratilidade do coração.
Explique a inervação extrínseca do coração.
As fibras parassimpáticas inervam apenas as fibras cardíacas dos nós SA e AV, não inervando as fibras musculares cardíacas. As terminações simpáticas, por sua vez, inervam tanto os nós SA e AV quanto as fibras musculares cardíacas. *Vale ressaltar que fibras simpáticas inervam ainda a musculatura das artérias coronárias, sendo importante para os fenômenos espásticos dessas artérias -> isquemia miocárdica.
Explique a inervação intrínseca do coração.
Nó Sinusal (SA) -> tratos internodais + feixe de Bachmann (AE) -> Nó AV -> feixe de His -> ramo esquerdo e direito -> fibras de Purkinje. *Vale ressaltar que existe um atraso na transmissão do PA entre o nó SA e o AV, permitindo a contração atrial antes da contração ventricular.
Quais as propriedades fundamentais do coração?
Cronotropismo (provocação de estímulos espontâneos), batmotropismo/excitabilidade, dromotropismo/condutibilidade e inotropismo/contratilidade.
Quais as fases do ciclo cardíaco?
Sístole: contração isovolumétrica (1a bulha -> momento em que ambas as valvas estão fechadas), fase de ejeção rápida (abertura da valva aórtica/pulmonar - grande diferença pressórica entre o coração e a circulação sistêmica/pulmonar) e fase de ejeção lenta (diminuição do gradiente pressórico). Diástole: relaxamento isovolumétrico (2a bulha - fechamento da valva aorta/pulmonar), fase de enchimento rápido (abertura da valva mitral/tricúspide por alto gradiente pressórico - fenômeno passivo - 75% do sangue - pressão diastólica inicial), enchimento lento (diminuição do gradiente pressórico) e contração atrial (estímulo do nó SA - 25% do sangue - pressão diastólica final).
O que são as bulhas cardíacas?
São os sons emitidos pelo fechamento das valvas do coração. A 1a bulha corresponde ao início da sístole e corresponde ao fechamento das valvas mitral e tricúspide. A 2a bulha corresponde ao início da diástole e ocorre pelo fechamento das valvas aórtica e pulmonar.
Qual a peculiaridade da 2a bulha?
O VE termina a sua sístole um pouco antes do VD, fazendo com que a 2a bulha apresente 2 componentes, um aórtico e um pulmonar, ocorrendo primeiro o componente aórtico.
O que é o desdobramento fisiológico da 2a bulha?
A inspiração promove diminuição da pressão torácica e aumento da pressão intra-abdominal, aumentando o fluxo de sangue para o coração direito. Isso faz com que a sístole do VD seja ainda mais retardada em relação à do VE, separando os componentes aórtico e pulmonar da 2a bulha -> TLÁ.
Explique o atriograma da imagem.
É a alteração dos níveis pressóricos no átrio composto de 5 ondas: A, C, X, V e Y. A = contração atrial da diástole, C = impulsão para cima da valva mitral, X = relaxamento muscular do átrio, V = influxo de sangue dos pulmões, Y = fase de enchimento rápido.
Explique o ECG da imagem.
A onda P corresponde á despolarização atrial, o complexo QRS corresponde à despolarização ventricular e a onda T corresponde à repolarização ventricular. *A repolarização atrial é encobrida pelo complexo QRS.