Sistema Cardiovascular Flashcards
Como ocorre esse fim de desenvolvimento do sistema cardiovascular?
Quando o bebe nasce, o coração tem vários forames (buracos internos), que se fecharão ao longo dos dias (10 dias +/-). Ele termina de se desenvolver depois do nascimento, pois ao nascer há o aumento da pressão sistólica (contração). Isso ocorre porque o bebe não tem mais a ajuda da circulação sanguínea da mãe para ajudá-lo a receber nutrientes, então o coração do bebe começará a bater mais rápido para conseguir distribuir seus nutrientes sozinhos.
Como pode aparecer má formação no sistema cardiovascular?
A má formação pode aparecer tanto no dobramento dos tubos cardíacos quanto no fechamento de forames (depois de nascer).
Explique o desenvolvimento do coração.
O coração é formado a partir duas estruturas chamadas tubos cardíacos, que são duas grandes artérias.
Ao longo da 7° semana +/-, em torno dos tubos cardíacos, as células se diferenciarão e formarão um tecido conjuntivo que futuramente virará o saco pericárdico (tecido responsável por revestir o coração).
Ao longo do tempo, esses tubos vão crescer até ficarem colados um no outro.
Esse crescimento vai continuar até os dois tubos se fundirem e virarem uma única estrutura.
Devido ao aumento do tamanho os tubos ficarão “apertados” dentro do saco pericárdico, causando o dobramento deles (10° semana +/-).
Seu crescimento e dobramento vai se direcionar para a esquerda. (a ponta cresce).
Normalmente, qual é a pressão sistólica de um bebê? Se estiver inferior, o que pode significar?
A pressão sistólica de uma criança é por volta de 160 mmpm. Se ela se encontra com uma pressão sistólica de 120 mmpm, é considerada muito baixa e a criança deve começar a tomar uma medicação, pois isso pode significar uma má formação do coração que não vai terminar de se desenvolver corretamente.
O que acontece se os forames não se fecham completamente?
Se é com o aumento da pressão sistólica que os forames são estimulados a crescer e fechar, então se a pressão não aumentar nos 1° dias, as células não crescerão e a criança se desenvolverá menos do que deveria, por causa do sangue misturado e falta de oxigenação.
O que é a dextrocardia? O que ela causa? Quais são seus tipos?
É quando dobra do coração sobe para a direita, os órgãos crescerão ao contrário e afetando o crescimento do pulmão. O coração nessa condição normalmente tem 2 átrios e 1 ventrículo. Apresenta dois tipos:
- Total (Situs Inversus totalis): todos os órgãos se desenvolvem ao contrário. Muito raro. Na maioria dos casos o bebe não sobrevive
- Parcial/ comum (Situs Inversus solitus): só o coração se desenvolve ao contrário, não afetando outros órgãos. Um pouco mais comuns. O pulmão vai ter o 3° lobo esmagado.
O que é a septação ou valvulação?
É a etapa do desenvolvimento do coração que ocorre a separação das câmaras. Ele se separa em 2 septos para depois de dividir em 4 (valvulação: criação das válvulas)
O sistema cardiovascular se desenvolve completamente a partir de que momento?
Ocorre a partir dos primeiros dias após o nascimento.
Por que a dobra cardíaca é importante?
A dobra é importante, pois em situações normais, se o coração dobrar na direção correta (esquerda), isso refletira no desenvolvimento do pulmão, que em seu lado esquerdo tem dois lobos.
Um bebe, 2 semanas depois de nascer não teve seus forames fechados. Que problemas
no desenvolvimento, esse forame pode trazer para a criança?
Atrapalha a oxigenação; nada no corpo dele desenvolverá corretamente.
Verdadeiro ou falso: O forame pode ser um sopro cardíaco?
Falso. O sopro é qualquer som de ar no coração, geralmente associado as válvulas ou veias fracas e com refluxo (sangue vai e volta). O forame não pode ser associado a um sopro, pois no forame o sangue só vai numa direção, ele não causa refluxo.