Síndromes Coronarianas Flashcards
Como é o paciente portador de aterosclerose coronariana assintomático e quais os cuidados a serem tomados com esse grupo?
O paciente em geral é portador de fatores de risco para aterosclerose, porém, os indícios de isquemia miocárdica só podem ser detectados através da realização de exames complementares. Tais indivíduos, mesmo sem queixas clínicas, apresentam o mesmo prognóstico adverso que os pacientes sintomáticos. É imperativo identificá-las e convencê-las a realizar o tratamento para os fatores de risco.
Como é a evolução de um paciente com SCA?
O paciente evolui em curto espaço de tempo com sinais e sintomas de isquemia progressiva que acaba se manifestando em repouso. A causa deste problema é a instabilidade da placa de ateroma, que sofre rupturas em sua superfície originando um trombo (de plaquetas e fibrina).
Como é a apresentação de um paciente portador de aterosclerose coronariana crônica?
O paciente refere sinais e sintomas de isquemia durante o esforço, mas em repouso essas manifestações desaparecem. Não há instabilidade da placa de ateroma, mas está é grande o suficiente para obstruir a maior parte do lúmen coronariano (>50%) produzindo isquemia somente em face de um aumento de demanda miocárdica.