Sindromes cerebelares Flashcards
O que é síndrome axial?
Alteração do equilíbrio, da marcha, da sinergia tronco-membros, da fala e da motricidade ocular.
Ao exame: Observar o paciente em pé, de olhos abertos e depois fechados; apresenta dança dos tendões, marcha ebriosa, com passos irregulares de medidas e distâncias diferentes com base alargada (alcoolizado); dificuldade para se levantar do leito sem o auxílio dos membros superiores; fala escandida com variações de tom podendo haver nistagmos.
O que é sindrome apendicular?
Dismetria, decomposição de movimentos
Ao exame: Apresentará ipsilateralmente decomposição de movimentos ou tremor de ação durante a manobra index-nariz, prova de rechaço Stewart-Holmes; manobra calcanhar – joelho e a prova de Barany (membros superiores estendidos paralelos apontando indicadores para frente, movimentando os membros para cima e para baixo de olhos fechados, devendo manter os membros sempre paralelos – o desvio bilateral sugere distúrbio vestibular; e o desvio unilateral sugere distúrbio cerebelar).
Por fim, pesquisa-se a diadocinesia: movimentos alternados rápidos com as mão
O que é sindrome global?
Quando observamos alterações axiais e apendiculares simultâneas
Como realizar a prova de romberg?
Nesta prova pedimos ao paciente que fique em pé de forma natural e a primeira coisa que avaliamos é a postura anatômica e a base de sustentação , em seguida pedimos que o paciente juntes os pés e feche os olhos , é possível que mesmo antes de fechar os olhos o paciente apresente alguma oscilação , ao fechar os olhos se o paciente cair imediatamente podemos afirmar que o sinal é positivo.
Quando a queda tem lado preferencial devemos repetir a manobra e se o sinal se repetir podemos dizer que a lesão é ipsilateral ,mas não caracterizamos como Romberg
Como é a marcha cerebelar?
Base ampla, instabilidade ao ficar em pé ou sentado, irregularidade dos passos (marcha errática), desvio para o lado da lesão cerebelar. Oscila de olhos abertos e um pouco mais quando fechados (Romberg neg.)
Causas: tumor cerebelar (vermis cerebelar), degeneração cerebelar hereditária ou adquirida (álcool), degeneração cerebelar paraneoplásica
Como é a marcha tabética?
Dificuldade para ficar em pé e caminhar com força preservada. Os movimentos são bruscos, erráticos em comprimento e altura, batendo os pés ao chão. Observa o piso com atenção, perda da sensibilidade postural das pernas e pés; e vibratória com Romberg acentuado.
Causas: EM, compressão medular (coluna posterior), ataxia de Friedreich, deficiência de vitamina B12, polioneuropatias, Tabs. Dorsalis
Como é a marcha espástica (hemiplégica)?
Membro superior fletido; membro inferior o joelho não flexiona e o membro é abduzido ao quadril com movimentos de circundação.
Causas: AVC, tumores, neurotoxoplasmose,
Como é a marcha em tesoura?
Os dois membros estão enrijecidos e espásticos, semifletidos, os pés se arrastam e se cruzam lembrando uma tesoura.
Causas: paralisia cerebral
Como é a marcha vestibular?
Apresenta lateropulsão quando anda, apresenta movimentos erráticos
Causas: lesão vestibular
Como é a marcha magnética ou apráxica?
Deambula com os pés grudados ao chão, não consegue executar o movimento do passo
Causas: hidrocefalia de pressão normal, lesões frontais
Como é a marcha parética ou equina?
Excessivo levantamento joelho com flexão da coxa sobre a bacia com os pés pendentes
Causas: lesão do nervo periférico
Como é a marcha anseriana?
Oscilação da bacia, pernas afastadas, hiperlodose, inclinação do tronco para um dos lados
Causas: polioneuropatias, miosites, gravidez, luxação do quadril e distrofias musculares