SÍNDROME ESTAFILOCÓCICA DA PELE ESCALDADA Flashcards
Conceito SSSS
A síndrome estafilocócica da pele escaldada é um quadro causado por exotoxinas esfoliativas A e B do Staphylococcus aureus. O fago-grupo responsável é o 2
Manifestações clínicas SSSS
Alguns dias após o início de faringites, conjuntivites, otites ou outras infecções estafilocócicas, surgem febre e eritema difuso, sobre o qual formam-se grandes bolhas flácidas, que rapidamente se rompem, originando grandes áreas erosivas circundadas por retalhos epidérmicos, correspondentes à epiderme destacada
O sinal de Nikolsky está presente
Patogenia do SSSS
As toxinas esfoliativas A e B se comportam como serinoproteases e clivam a desmogleína
Essa clivagem ao nível da camada granulosa permite a esfoliação e erosões superficiais observadas clinicamente nos doentes e permite ainda a disseminação do estafilococo na pele.
Fatores de risco SSSS
E doença própria de crianças, admitindo-se que a imunidade e a função renal ainda imaturas não permitam o combate adequado à infecção e a excreção eficaz da toxina, que é eliminada pela via renal. A doença ocorre mais raramente em adultos pela eliminação mais eficiente da toxina e pela neutralização da toxina por anticorpos. Os adultos mais atingidos são imunossuprimidos ou tem insuficiência renal.
Diagnose SSSS
O principal diagnóstico diferencial deve ser feito com a necrólise epidérmica tóxica. Nesse caso, há sempre história de uso de medicamentos e a presença de foco infeccioso não é obrigatória.
Tratamento SSSS
Deve ser feito com penicilinas semissintéticas resistentes à penicilinase, como a oxacilina por via intravenosa (IV)