foliculite Flashcards
O que são foliculites?
Quais sãos tipos de foliculite?
Compreendem forma superficial (ostiofoliculite) e duas formas profundas (sicose e hordéolo).
O termo sicose aplica-se à foliculite supurativa das regiões pilosas da face.
Patogenia/epidemiologia/ Agente etiológico das foliculites
São doenças universais, que incidem em todas as idades. As sicoses, obviamente, ocorrem mais no adulto. O germe habitualmente encontrado é o estafilococo plasmocoagulase positivo;** não obstante, em condições de debilidade do hospedeiro, o processo possa ser desencadeado por outros microrganismos como **bacilos coliformes e estafilococos plasmocoagulase negativos.
Fatores de Risco das foliculites
São fatores favorecedores de foliculites, em geral: o barbear frequente, dermatoses pré-existentes, uso prolongado de antibióticos, exposição a calor e umidade, obesidade, diabetes melito e, atualmente, o uso de inibidores dos receptores do fator decrescimento epitelial que vêm sendo empregados em tratamentos oncológicos
As áreas mais frequentemente acometidas por foliculites são face, couro cabeludo, tronco, axilas, coxas, regiões inguinais e nádega.
Foliculites secundárias/Patogenia das Foliculites
Consideram-se, neste capítulo, três entidades clínicas que são possivelmente variações do mesmo processo patológico de oclusão folicular: hidrosadenite, acne conglobata e foliculite dissecante do couro cabeludo. Nas três, a patogenia é a mesma. Nos doentes dessas afecções, há tendência inata à hiperqueratose folicular. Esta leva à obstrução do óstio folicular e à consequente retenção dos produtos que deveriam ser eliminados; segue-se a infecção.
Os seguintes elementos clínicos são comuns às três entidades: formação de numerosos comedões; presença de abscessos múltiplos intercomunicantes; trajetos fistulosos por onde se elimina o material purulento; tendência à formação de cicatrizes hipertróficas e queloidianas