Síndrome de Imobilidade Flashcards
Qual o conceito de síndrome de imobilidade?
Imobilidade: ato ou efeito resultante da supressão de todos os movimentos de uma ou mais articulações em decorrência das funções motoras, impedindo a mudança de posição ou translocação corporal.
Síndrome de Imobilização: complexo de sinais e sintomas, resultantes da supressão de tosos os movimentos articulares que, por conseguinte, prejudica a mudança postural, compromete a independência e leva à incapacidade.
Quais as características da síndrome de imobilidade ou de imobilização?
É uma das principais causas de institucionalização, relacionada a sobrecarga do cuidador e altos custos no cuidado do paciente, a SI é irreversível e é indicação para acompanhamento dos cuidados paliativos, mortalidade de 50% em 1 ano, após internação hospitalar prolongada: 25 a 50% dos idosos perdem independência física e ficam restritos ao leito (fator precipitante), todo paciente com SI também possui síndrome de fragilidade.
Quais os critérios para SI?
Maiores: déficit cognitivo médio a grave, múltiplas contraturas.
Menores: disfagia, sofrimento cutâneo - úlcera de pressão, afasia e incontinência dupla.
Sendo um critério maior mais dois menores para o diagnóstico de SI.
Qual o fluxo das complicações até a SI?
Perdas sistêmicas, complicações e SI (aumento da fragilidade ou do seu risco ao longo do tempo).
Como fazer a prevenção da SI no hospital?
Mobilização precoce: diário de caminhada, reabilitação, evitar contenção física, evitar sondas e acessos, ou usá-los pelo menor tempo possível, estimular visitas e cuidadores, capacitar e orientar paciente e cuidador (“cultura do repouso”), prevenir complicações infecciosas e tromboses, prevenir úlceras de pressão e plano de alta hospitalar.
Como fazer a abordagem do paciente com SI?
Mudança de decúbito, mobilização precoce, hidratação da pele, uso de colchões, nutrição adequada (proteínas 1,2 até 1,5 por kg por dia), hidratação adequada, curativo de feridas, suplementos alimentares, analgesia, multidisciplinar: enfermagem, cirurgia plástica.