Silogismo Categórico Flashcards
Silogismo Categórico
O silogismo categórico possui uma regra de formação. Esquema do silogismo categórico:
Todo A é B. (predicado) Ora, C é A. (o termo “A” é chamado de termo médio. O sujeito da premissa menor (c) deve ser o sujeito que estará na conclusão)
Logo, C é B. (o predicado da premissa maior deve ser, obrigatoriamente, o predicado na conclusão)
Silogismo Categórico: aplicação
Exemplo:
Todo homem é mortal. (premissa maior: seu predicado será o predicado na conclusão) Ora, Pedro é homem.(premissa menor: seu sujeito será o sujeito na conclusão) Logo, Pedro é mortal. (o predicado aplicado na primeira premissa, caberá na conclusão)
Analisando o raciocínio posto, percebe-se que o sujeito da primeira premissa (Todo tribunal de júri) deveria estar na segunda premissa como termo médio.
O predicado da primeira premissa (contém jurados) deveria estar na conclusão.
Para resolver o problema de silogismo apresentado, é necessário colocar o terceiro diálogo no lugar do segundo e vice-versa. Nota-se, dessa forma, uma errada distribuição de termos.
Estrutura do silogismo categórico
O silogismo categórico se baseia em três termos: A, B e C. Existem, também, duas premissas que levarão para uma conclusão.
Além disso, há uma distribuição dos termos e das premissas. Inicialmente, existe uma premissa maior que contém o conteúdo universal, tal como “todo A e B”. Já a premissa menor enquadra um particular no universal: “ora, C é A”.
Desse modo, conduz-se o raciocínio para uma conclusão, que equivale à atribuição ao particular do mesmo predicado da premissa maior; tem-se, então, que “logo, C é B”.
Pode pensar nas premissas abaixo como exemplos:
Toda pintura é uma obra de arte.
• Pintura: elemento A;
• Uma obra de arte: elemento B.
Ora, Mona Lisa é uma pintura.
• Mona Lisa: elemento C;
• Pintura: elemento A.
Logo, Mona Lisa é uma obra de arte.
• Mona Lisa: elemento C;
• Uma obra de arte: elemento B.