Linguagem e Lógica Flashcards
Processos Basicos de Argumentação: indução
A indução, a partir da observação de casos particulares, procura formar uma verdade geral que deve, necessariamente, aplicar-se a todos os casos observados e prever a validade universal para novos casos idênticos.
A indução tem um limite enfrentado por toda a produção científica moderna, na medida em que são feitas previsões, e não garantias totais e absolutas de que os próximos casos idênticos terão uma regra universal respeitada.
Processos Basicos de Argumentação: dedução
A dedução, a partir de premissas cuja verdade já é comprovada, conduz o raciocínio para conclusão necessariamente decorrente das premissas.
Estabelece formas rígidas para combinar termos em ordem precisa para assegurar a decorrência lógica. Assim, a conclusão obtida é necessariamente verdadeira com base em aspecto formal do argumento construído.
Argumentos lógicos e argumentos quase lógicos: conceito
Os argumentos lógicos são principalmente aqueles que se baseiam na dedução. Os argumentos quase lógicos, por sua vez, referem-se sobretudo aos argumentos baseados na indução.
Analogia
A analogia é um processo de
argumentação que compara e evidencia semelhanças entre elementos diferentes; não se trata, portanto, de uma igualdade.
Ex.: O sol está para a vida, assim como Deus está para o homem.
Falsa analogia
A falsa analogia compara e evidencia semelhanças entre elementos diferentes, mas desconsidera uma diferença relevante na hora de extrair uma conclusão, que fica enfraquecida em razão da diferença relevante desprezada.
Ex.: Foi descoberta a cura do câncer de estômago em seres humanos. Um novo medicamento foi testado em gorilas e mostrou eficácia comprovada.
Como seres humanos são geneticamente muito próximos aos símios e compartilham uma série de outras semelhanças biológicas, é seguro que essa droga também curará o câncer em seres humanos.
Tautologia/argumento circular/petição de princípio/círculo vicioso
Pretende fundamentar uma tese (conclusão) mediante a mesma ideia expressa em palavras diferentes, ou seja, sem adicionar novos dados comprobatórios.
Ex.1: O colégio do meu filho é, com certeza, o melhor de Fortaleza, pois oferece as melhores condições de ensino da cidade.
Ex.2: A Fórmula 1 é um esporte perigoso e arriscado; portanto, a corrida de carros é um esporte inseguro.
Contradição
A contradição é um dos argumentos quase lógicos e ocorre quando são atribuídas características opostas a um mesmo ser ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto (Aristóteles, Metafísica).
Ex.: Não percebo como uma pessoa que se diz defensora da vida e se posiciona contra o aborto está sempre a advogar o livre porte de armas de fogo.