Semiologia Flashcards
Sinal de Murphy
Dor na COMPRESSÃO do ponto cístico.
Traçar uma linha imaginária da Espinha Ilíaca Ântero-Superior Esquerda até o Rebordo Costal Direito que passe pelo umbigo, o ponto de cruzamento com a Linha Hemiclavicular Direita; coloca sua mão esquerda de modo que o polegar se insinue sob o rebordo costal direito ao nível da borda interna do músculo reto anterior. Inspiração profunda do paciente. Em caso de dor, o paciente interrompe o movimento respiratório e realiza um padrão respiratório do tipo Kussmaul, ao mesmo tempo em que reclama da palpação dolorosa.
Colecistite
Sinal de Blumberg
Descompressão abdominal dolorosa.
Traçado uma linha da cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esse linha em 3. Encontro do terço médio com o terço distal é o Ponto de McBurney (Ponto apendicular)
Peritonite.
Sinal de Giordano.
Dor a punho percussão lombar.
Pielonefrite.
Sinal ou Manobra de Torres-Homem
Dor a percussão na loja hepática.
Abcesso hepático.
Sinal de Jobert
Delimitação da macicez hepática (ou hepatimetria) com TUDO timpânico.
Pneumoperitônio.
Sinal de Piparote.
Impulso percebido através da transmissão pelo líquido acumulado, através de uma percussão em um dos flancos.
Ascite.
Semi-círculo de Skoda.
Líquidos asciticos ocupam as áreas de declive do abdome, hipogástrico e flancos. Ao percutir o abdome a partir do andar superior, delimitado uma linha semicircular que delimita o timpanismo e a macicez. Concavidade virada para cima.
Macicez móvel do abdome a percussão.
Líquido livre na cavidade peritoneal.
Paciente em decúbito lateral, percurtir flavo no qual se está apoiado, som maciço. Mantém o lugar onde percutiu marcado.
Deitado do outro lado e percute no mesmo local, som timpânico.
Sinal de Grey-Turner.
Esquimós dos flancos.
Este sinal leva 24-48 horas para aparecer e prediz um ataque severo de pancreatite aguda, com taxa de mortalidade crescendo de 8-10% para 40%. Pode ser acompanhado pelo sinal de Cullen.
Está também associado a pancreatites necrohemorrágicas.
Sinal de Cullen
Caracterizado equimoses azuis-pretas na região periumbilical devido à hemorragia retroperitoneal, associada principalmente à ruptura de gravidez ectópica, mas também eventualmente presente na pancreatite aguda.