Sd. da Hipoventilação e Obesidade (SHO) Flashcards
Definição da SOH
Presença de obesidade (IMC ≥ 30 kg/m2) e hipercapnia arterial diurna (pCO2 ≥ 45 mmHg).
Fisiopatologia da SOH
Aumento da espessura da caixa torácica + aumento da pressão abdominal (devido à obesidade) -> aumento da resistência pulmonar + diminuição da complacência pulmonar -> redução da troca gasosa -> hipoxemia (pO2<80mmHg) + aumento da FR + menor volume corrente.
Na obesidade, há elevação dos níveis de leptina (citocina produzida pelos adipócitos), que inicialmente possui efeito protetor quanto à hipercapnia. Mas com a manutenção da obesidade, se desenvolve resistência à leptina (o corpo interpreta como deficiência), causando hipercapnia crônica e redução da resposta ventilatória ao CO2.
Quadro clínico da SOH
Ronco, sonolência diurna, cefaleia matinal, hipercapnia e hipoxemia na vigília (pO2<80mmHg).
Qual o diagnóstico diferencial?
SAHOS: hipercapnia aguda noturna que melhora ao final das apneias.
SOH: hipercapnia crônica e hipoxemia que não melhoram ao final das apneias e que podem aparecer na vígilia (não estão restritas à noite). Mais complicações (arritmias, parada cardíaca) e menor sobrevida. O uso de O2 produz cefaleia. Polissonografia mostra piora da hipoventilação durante o sono.
Quais os critérios diagnósticos da SOH?
A a C devem ser preenchidos.
A: Presença de hipoventilação durante a vigília (pCO2>45mmHg) medida através de gasometria arterial, pCO2 exalado final ou pCO2 transcutâneo.
B: Presença de obesidade (IMC ≥ 30 kg/m2).
C: Hipoventilação não é devido a doença pulmonar ou de vias aéreas inferiores, doença vascular pulmonar, caixa torácica, uso de medicações, doença neurológica, fraqueza muscular ou hipoventilação alveolar central congênita ou idiopática.
Qual o tratamento da SOH?
Ventilação não-invasiva com CPAP (padrão-ouro).
Se persistir hipoxemia, trocar para BIPAP (ventilação com dois níveis de pressão, sendo um para a inspiração e outro para a expiração).
Se persistir hipoxemia, aumentar o oxigênio.
Em último caso, fazer traqueostomia.