Revisão Flashcards
Qual a regra de ouro do Guia?
Prefira alimentos naturais ou minimamente processados e suas preparações culinárias aos alimentos ultraprocessados.
Quais são os cinco princípios do Guia?
1- Alimentação é mais que ingestão de nutrientes;
2- Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo;
3- Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável
4- Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares;
5- Guias alimentares ampliam a autonomia nas escolhas alimentares;
Fale sobre as quatro categorias de alimentos baseado no Guia Alimentar.
1- Alimentos in natura ou minimamente processados: Os in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. Já os minimamente processados são Alimentos in natura que antes da sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas.
2- Ingredientes Culinários: São produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos. Ex: óleos, gordura, sal e açúcar.
3- Alimentos Processados: São produtos fabricados com a adição de sal ou açúcar. Ex: legumes em conserva, frutas em caldas, queijos e pães.
4- Alimentos Ultraprocessados: São produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes.
Descreva os dez passos para Alimentação Saudável
1-Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação
2-Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
3-Limitar o consumo de alimentos processados
4-Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados
5-Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia
6-Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados
7-Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias
8-Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
9-Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
10-Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Cite e explique as metas da dieta planetária.
1-Dieta saudável:
■ Mais vegetais, menos carne: Priorizar frutas, verduras, grãos e legumes, e reduzir carnes (especialmente vermelha).
■ Gorduras boas: Usar mais azeite, castanhas e abacate no lugar de manteiga e frituras.
■ Evitar exageros: Diminuir alimentos ultraprocessados, açúcar e farinha branca.
2-Produção Sustentável de Alimentos:
■ Plantar melhor: Usar métodos que não desmatem nem poluam (como agroecologia).
■ Desperdiçar menos: Reduzir o alimento que vai pro lixo (em casa, restaurantes e lavouras).
■ Equilibrar a produção: Diminuir a criação de gado (que consome muitos recursos) e aumentar o cultivo de vegetais.
Conceitue o termo Sindemia.
Sinergia de pandemias que coexistem no tempo e no espaço, interagem entre si e compartilham fatores sociais fundamentais comuns.
Como a Dieta Planetária pode contribuir no combate à Sindemia Global?
A Dieta Planetária propõe uma alimentação mais equilibrada, com menos carne e mais alimentos vegetais (como frutas, verduras, grãos e legumes). Essa mudança traz dois grandes benefícios:
- Melhora a saúde das pessoas – Reduz o risco de doenças ligadas à má alimentação, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
- Protege o planeta – Diminui a poluição (gases do efeito estufa), evita o desmatamento, economiza água e preserva a biodiversidade.
O que deve ser levado em consideração ao calcular o gasto energético diário total de um paciente?
Para realizar o cálculo energético diário total de um paciente deve-se levar em consideração a taxa metabólica basal, efeito da ingestão dos alimentos e nível de atividade física. Além disso, é importante considerar o estado de saúde do indivíduo.
Quais são os princípios da dieta DASH e qual impacto da mesma sob a hipertensão arterial?
O modelo dietético DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) atua melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo a hipertensão arterial. A dieta DASH é organizada para controlar a hipertensão por meio da redução da ingestão de sódio, aumento de alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio. Além disso, esse modelo incentiva o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura, saturada, trans e colesterol. Ademais, é pobre em carne vermelha e doces.
Como ocorre a organização dos alimentos na Pirâmide Alimentar Brasileira?
Os alimentos estão distribuídos na Pirâmide Alimentar em oito grupos de alimentos e em quatro níveis, de acordo com o nutriente que mais se destaca na sua composição. A pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira baseia-se em uma dieta de 2000 kcal.
Níveis da Pirâmide Alimentar Brasileira:
Base: Composta por alimentos energéticos (ricos em carboidratos, como cereais, raízes e tubérculos), responsáveis por fornecer maior parte da energia diária.
Segundo nível: Alimentos reguladores (inclui frutas, legumes e verduras), ricos em vitaminas, minerais e fibras.
Terceiro nível: Este nível é dividido em três grupos (Leite e derivados; Carnes e ovos; Feijões e oleaginosas), são os alimentos construtores responsáveis por atuar na formação e manutenção dos tecidos.
Topo: Engloba alimentos que devem ser consumidos com moderação (óleos, gorduras, açúcares e doces), pois são ricos em calorias e pobres em nutrientes.
Quais são os princípios da Pirâmide Alimentar?
Variedade: incluir na alimentação alimentos de todos os grupos da pirâmide para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários.
Moderação: Atentar-se ao tamanho das porções e a frequência de consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal.
Equilíbrio: Realizar a distribuição dos alimentos ao longo do dia, em refeições balanceadas.
Assim, a pirâmide alimentar é importante para fornecer orientações acerca de como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida.
Quais as alterações fisiológicas acometem adultos em idade avançada e qual efeito sobre as necessidades dietéticas?
Com o avanço da idade ocorrem diversas mudanças fisiológicas que repercutem diversos efeitos sobre as necessidades dietéticas, como:
Diminuição do gasto energético total, redução da prática de atividade física (Diminui a necessidade calórica do indivíduo e torna-se necessário maior atenção quanto ao fornecimento de dietas ricas em nutrientes para suprir as demandas fisiológicas);
Redução de força e massa muscular (Possível aumento da necessidade proteica; Comprometimentos funcionais podem limitar o acesso aos alimentos);
Declínio da imunocompetência (Possível aumento das necessidades de ferro, zinco e outros nutrientes);
Alterações bucais ou nocivas (Redução na quantidade e/ou qualidade da ingestão de nutrientes);
Distúrbios gastrintestinais, gastrite atrófica (Aumento nas necessidades de folato, cálcio, vitamina K, vitamina B12 e ferro).
Qual a relação entre o consumo excessivo de sal e o risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares?
O consumo excessivo de sal está diretamente associado ao aumento do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, porque o excesso de sódio no organismo leva à retenção de líquidos, aumentando o volume sanguíneo e, consequentemente, a pressão arterial. Esse quadro pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardíacas, AVC e problemas renais.
Um alimento é considerado rico em sódio quando contém mais de 400 mg de Na por 100 g. Sabendo disso, um produto que possui 1.200 mg de sódio em uma porção de 300g pode ser classificado como rico em sódio? porque?
O alimento não pode ser classificado como rico em sódio porque ele contém exatamente 400 mg de sódio por 100 g, e o critério para ser considerado rico exige que tenha mais de 400 mg. Como não ultrapassa esse valor, ele fica no limite, mas não se encaixa na categoria de “rico em sódio.
Quais são as estratégias eficazes para reduzir o consumo de sal na alimentação?
Substituir o sal por temperos naturais, evitar alimentos ultraprocessados, cozinhar mais em casa, ler os rótulos dos alimentos e reduzir o sal gradativamente.
Sobre os conceitos de NOAEL e LOAEL, assinale a alternativa correta:
a) NOAEL é o nível mais baixo de ingestão de um nutriente que causa efeitos adversos em indivíduos.
b) LOAEL é a dose mais alta de um nutriente que não causa efeitos adversos observáveis.
c) NOAEL representa a maior dose de um nutriente sem efeitos adversos, enquanto LOAEL é a menor dose na qual efeitos adversos foram observados.
d) LOAEL e NOAEL são termos usados apenas para avaliar a deficiência de nutrientes, não seus excessos.
A classificação NOVA categoriza os alimentos com base na extensão e no propósito do processamento. Sobre os diferentes tipos de processamento, assinale a alternativa correta:
a) Preservar refere-se ao uso de técnicas para prolongar a durabilidade dos alimentos, como a pasteurização do leite e a desidratação de frutas.
b) Extrair consiste em manter os alimentos em sua forma natural, sem nenhum tipo de modificação ou remoção de componentes.
c) Modificar envolve apenas mudanças na embalagem dos alimentos, sem alterar sua composição ou estrutura.
d) Criar alimentos corresponde à produção de alimentos minimamente processados, sem aditivos químicos ou ingredientes artificiais.