Respostas Imunes Flashcards
Defina o que é sistema imune
Células e moléculas responsáveis pela imunidade
Defina resposta imune
Reação coletiva e coordenada do sistema imune frente a exposição de microorganismos, macromoleculas e outras substâncias químicas que sejam estranhas ao organismo
Descreva imunidade inata
Imunidade inata é aquela que já está em vigor antes mesmo de ocorrer exposição por imunógenos. Trata-se dos mecanismos de defesa que já nascemos com eles
Defina imunidade adaptativa
É a imunidade que precisa de que ocorra exposição ao imunógeno para ocorrer. Trata-se de uma resposta tardia.
Qual a diferença entre as duas respostas?
A imunidade inata é a primeira a agir, não tem memoria, não é específica e seu modo operante é igual a cada exposição. Já a imunidade adaptativa é tardia, tem memória, é especifica e aumenta sua magnitude e capacidade de resolução a cada exposição
O que são citocinas e quais as suas funções?
São proteínas produzidas por diversas células, que têm várias funções: participam do processo inflamatório e da resposta imune, regulam atividades da imunidade inata e adaptativa, participam do crescimento e diferenciação das células do sist. imune etc
Verdadeiro ou falso: Todas as células imunes são capazes de produzir citocinas, mas são incapazes de expressar receptores específicos de citocinas, dependendo da PDK-L1 para isso.
Falso! As células do sistema imune são capazes de expressar receptores específicos de citocinas
A imunidade adaptativa é composta por dois subtipos de imunidade. Quais são elas? Como elas agem?
Imunidade adaptativa humoral e imunidade adaptativa celular.
A humoral é mediada principalmente pelos anticorpos produzidos pelos linfócitos B. Os anticorpos reconhecem imunógenos de forma específica e os eliminam por meios diversos.
Já a celular é mediada pelos linfócitos T (Citotóxicos e auxiliares), que atuam sob imunógenos intracelulares. Eles deslocam macrófagos a fazer fagocitose, mobilizando outros leucócitos e auxiliando o linfócitos B
O que é a transferência adaptativa?
Transmissão de linfócitos ou de soros imunizados para outros indivíduos.
A especificidade é uma característica da imunidade adaptativa. O que é essa especificidade?
A especificidade da imunidade adaptativa é uma característica ocasionada pela possibilidade de haver grandes diferenças estruturais discretas nos receptores dos linfócitos, que, por sua vez, terão afinidades distintas a diferentes epítopos de antígenos. Nosso corpo conta com linfócitos que apresentam muitas especificidades para diferentes antígenos, o que é chamado de repertório dos linfócitos. A variabilidade das estruturas dos receptores de linfócitos é chamada de diversidade.
Memória também é uma característica da imunidade adaptativa. Comente a respeito dela.
A memória da imunidade adaptativa é ocasionada pela produção de células de memória de vida longa, que terão especificidade para aquele antígeno. Vale ressaltar que, se for exposto ao antígeno novamente, a resposta é mais rápida e mais eficaz. Isso se deve ao fato de que as células de memória sofrem adaptações para terem maior especifidade e sensibilidade de invasão, o que lhes conferem maior rapidez de ação e efetividade
O que é a expansão clonal?
Expansão clonal é a proliferação de linfócitos com receptor idênticos para um antígeno, a partir de um clone.
Verdadeiro ou falso: A imunidade adaptativa é caraterizada por ter homeostasia e contração. Isso significa que, quando o antígeno estimulador da ação dos linfócitos é eliminado, os linfócitos (com exceção das células de memória) morrem e, assim, acaba as respostas imunes.
Verdadeiro
Em “pessoas normais”, os linfócitos tem tolerância aos antígenos liberados por outros linfócitos. O que isso quer dizer?
Quer dizer que, em pessoas normais, os linfócitos não irão desencadear respostas imunes a partir de antígenos presentes nas proprias células do corpo.
Como os linfócitos B atuam na imunidade adquirida?
Eles são os únicos a produzirem anticorpos. Além disso, conseguem reconhecer antígenos extracelulares solúveis e antígenos na superfície celular.
Como os linfócitos T atuam na imunidade adquirida?
Os linfócitos T reconhecem antígenos intracelulares, através do reconhecimento dos peptídeos liberados das proteínas que estão juntas as proteínas do hopedeiro. A partir disso, ou as células T estimulam a ação dos fagócitos, ou matam as células infectadas (célula natural-killer)
Como irão atuar os linfócitos T auxiliares na imunidade adquirida?
Os linfócitos T auxiliares irão liberar citocinas, que, por sua vez: desencadeia as diversas atividades vistas na imunidade adquirida e inata, na proliferação e diferenciação dos próprias células T e ativam células B e outros leucócitos.
Como os linfócitos T citotóxicos atuam na imunidade adquirida?
Eles irão matar células que estiverem expressando antígenos estranhos
Há, também, linfócitos T regulatórios. Qual a sua função?
Inibe as respostas imunes, de modo a manter um controle sob as respostas
O que são células APC’s? Cite um exemplo e comente a sua função.
São células apresentadora de antígenos. Elas fazem a captura de microorganismos e o levam até os linfócitos T nos órgãos linfóides. As APC’s levam os antígenos dos anticorpos através do MHC, que vai reagir com o TCR dos linfócitos T.
Quais são as 4 etapas de apresentação feitas entre as APC’s e linfócitos T?
1- APC leva o antígeno microbiano pelo MHC. O MHC reage com o TCR do linfócito T.
2- Identificação: O receptor CD4 ou CD8 reage com o MHC para reconhecimento do seu próprio.
3- Coestimulação de sobrevivência: A APC apresenta as proteínas B71 e B72 ao receptor CD28, o que leva a sobrevivência do linfócito.
4- APC produz e libera citocinas, o que leva ao amadurecimento do linfócito T
Quais as ações da resposta imune inicial inata?
Barreira física (epitélio, geralmente), barreira química (ácido clorídrico, por exemplo). Depois, as células de defesa promovem inflamação (que aumenta as células de defesa em ação e dão um pequeno “fortalecimento” de defesa), fazem defesa antiviral (principalmente pela fagocitose dos microrganismos, feito, por exemplo, pelas célula NK). Caso o microorganismo sobreviva a isso e ganhe o sangue, há proteínas plasmáticas (sendo destaque as proteínas do complemento) e promovem uma espécie de feedback positivo nas ações supracitadas
Explique, de modo resumido, a hipótese da seleção clonal.
No processo de maturação dos linfócitos, nosso corpo produz vários clones (linfócitos com especificidade para um antígeno, não sendo obrigatório um contato prévio com o antígeno para tal produção). Ao invadir o corpo, um microorganismo com tal antígeno específico se interage com esse linfócito e o ativa.
O que determina a apresentação para os linfócitos TCD4 ou TCD8?
Se a célula apresentadora tiver fagocitado o invasor, ela sintetiza o MHC2, que, por sua vez, terá afinidade com o CD4.
Porém, se a APC for invadida por microrganismos, aí será utilizada a proteína do invasor para processar o MHC1, que tem afinidade pelo CD8.