Respiratório Flashcards
Toalete Brônquica
Tosse pela manhã.
Muco acumula nos brônquios quando em decúbito
Geralmente em fumantes.
Tosse Rouca
Edema na corda vocal, laringite
Asma Brônquica
Processo inflamatório crônico das vias aéreas que gera broncoconstrição. Gera dispneia – predominantemente expiratória – e tosse improdutiva.
Enfisema Pulmonar
Processo que gera expansão de alvéolos ate que gere seu rompimento. Gera dispneia – predominantemente expiratória.
Doenças relacionadas à Tosse Improdutiva
Asma brônquica, enfisema pulmonar, irritação da VAS, ICC, pneumonia lobar
Dor Pleural
Em pontadas
MELHORA: ao apertar o travessiro e repouso
ACOMPANHA: emagrecimento
PIORA: respiração profunda
Chiado/sibilância
BRONCOESPASMO: brônquios se contraem por volta das 3 horas da manhã. Em asmáticos, a contração é muito vigorosa, causando chiado quando o ar passa.
TUMOR, BRONQUITE CRÔNICA
Bronquite crônica
Dispneia com predominância inspiratória
Sibilância
Pneumonia lombar
Causada por infecção bacteriana, causa tosse seca no inicio que evolui para escarro. Tem inicio agudo e é acompanha de inapetência, dor em pontada (quando ocorre acometimento da pleura), dispneia, expectoração mucopurulenta e febres com temperatura maior a 39°C.
Tuberculose pulmonar
• Doença de decurso pouco aparente e com sintomas pouco pronunciados, como tosse, expectoração, sudorese noturna, dor torácica, febre baixa vespertina e emagrecimento.
Fibrose pulmonar
- Primária/síndrome de Hamman-Rich: doença autominune que acomete o parênquima pulmonar
- Secundaria/asbestose: intoxicação por amianto que causa pneumoconioses, metástase pulmonar, linfagite e doenças reumáticas.
Atelectasia
• Obstrução intrínseca ou extrínseca brônquica insidiosa brusca por pós-operatórios dos bronquiticos crônicos, corpo estranho, tosse, expectoração mucosa e dispneia.
Pleuris/pleurite fibrinosa
• Afecção de origem inflamatória que gera dor torácica anterior ou póstero-lateral de intensidade pequena. Piora com movimentos respiratórios e decúbito contra-lateral, podendo ser acompanhada de tosse seca e febre.
Derrame pleural
• Liquido que se instala entre as duas pleuras, por tuberculose, processo meta-pneumático, processo pós-pneumático e embolias. Causa dor que vai desaparecendo com o aumento do volume do liquido intra-pleural. Gera dispneias quando em volume maior que 1500ml.b
Pneumotórax
• Dor do tipo pontada ou facada de forte intensidade, causada por rompimento da pleura por bolhas. Gera dispneia intensa, variável de acordo com a extensão, e cianose.