Neuro Flashcards
Enxaqueca
- Clássica: dor hemicraniana latejante, de maior intensidade nas primeiras 6 horas. É precedida de fenômenos neurológicos focais – escotomas, teicopsia e turvação – cerca de 10 a 20 minutos antes. Piora com luz, barulhos e emoções e pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e fotofobia. Melhora com vasoconstritores, analgésicos e anticonvulsivantes, podendo melhorar espontaneamente.
- Comum: dor unilateral latejante ou em peso, de duração longa (6 a 48 horas). Sem período prodrômico. Piora com a luz e pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e mal-estar.
- Acompanhada: dor causada por déficit neurológico transitório que causa hemiparesia, afasia e oftalmoplegia.
- Complicada: dor causada por déficit neurológico permanente causado com infarto cerebral (necrose por liquefação).
Cefaleia por encefalopatia hipertensiva
cefaleia não enxaquecosa que causa dor intensa latejante em região occipital, aumentando a pressão diastólica.
Cefaleia por hipertensão intracraniana
cefaleia não enxaquecosa que causa dor progressiva, mais intensa pela manhã e que piora com movimentos súbitos.
Pode ser acompanhada de espirros, tosse, diplopia, vômito em jato, ambliopia e amaurose.
Cefaleia tensional/contração muscular
cefaleia não vascular que gera dor do tipo peso ou compressão que irradia para região cervical, trapézio, ombros e membros superiores. Diária com duração variável. Piora com posição de cumprimento e ao se levantar, principalmente no período noturno. Melhora com álcool, relaxantes musculares, fisioterapia e atividade física.
Crise convulsiva febril
• Crise de duração menor que 10 minutos que ocorre entre 6 meses e 5 anos de vida. Não esta relacionada a histórico familiar e tem desenvolvimento e exames neurológicos normais.
Vertigem
o Síndrome de Menière: doença de aparecimento paroxístico. Apresenta tríade obrigatória para apresentação típica da doença – vertigem rotatória, hipoacusia paroxística e tinido. Pode causar náuseas, vômitos e quedas sem perda de consciência.
o Síncope: perturbação do equilíbrio que causa perda repentina da consciência, podendo evoluir para uma perda permanente. Pode causar parada brusca do fluxo sanguíneo cerebral e bloqueios cardíacos.
o Lipotimia: perturbação do equilíbrio que causa perda de equilíbrio paroxístico, perda fugaz e não completa de consciência e sudorese. Não há rotação do ambiente e não se relaciona com a postura da cabeça.
Distúrbios de fala
- Afasia: ausência de expressão e compreensão da fala.
- Disartira: distúrbio da articulação da fala resultado de uma lesão cortical ou de uma lesão periférica (paralisia dos órgãos de fonação), que gera dificuldade na produção de fonemas.
- Anartria: perda da articulação das palavras em virtude de lesão central ou no nervo hipoglosso, que gera afasia de expressão e perturbação na articulação de fonemas.
- Disfonia: alteração ou enfraquecimento da voz com dificuldade de fonação.
- Dislalia: perturbação na articulação de palavras por lesão de algum dos órgãos fonadores