Endócrino I Flashcards
Hipoinsulinismo
• Doença causada por dano na produção das moléculas de insulina. Pode evoluir para hiperglicemia
Diabetes (geral)
• Em geral, causa glicosúria, poliúria, polidipsia, astenia, glicopenia, dor muscular em membros inferiores, leucorréia (corrimento esbranquiçado em mulheres por alteração do pH vaginal) e balanite (inflamação da glande em homens).
• Em geral, acompanhada de náuseas, vômitos e confusão mental.
o Rebaixamento do nível de consciência causada por cetoacidose diabética, podendo levar ao coma hiperglicêmico.
Diabetes Tipo I
• Tipo I: doença aguda que acomete pacientes jovens e magros. Tem inicio subido e é causada por déficit total e irreversível da produção de insulina. Pode gerar perda de consciência e coma, desidratação, glicemia entre 700 e 800 mg/dl e letargia.
Diabetes Tipo II
• Tipo II: doença que acomete pacientes com mais de 40 anos e obesos. Tem inicio insidioso e é causada por aumento da resistência periférica à insulina. Pode gerar cansaço em excesso, dor em peso nos membros inferiores, desidratação, astenia e adinamia.
o Complicações agudas: cetoacidose diabética, dor abdominal, náuseas e vomito.
o Complicações tardias: retinopatia diabérita, nefropatia, microangiopatica, macroangiopatia e neuropatia.
Nefropatia diabética: doença que acomete o glomérulo renal. Pode evoluir para insuficiência renal crônica, sendo necessários hemodiálise e transplante renal.
Retinopatia diabética: doença que acomete a retina e altera a visão.
Neuropatia diabética: comprometimento de inervação que gera, inicialmente, dor na planta dos pés que pode evoluir para perda de sensibilidade, ulcerações e gangrena.
Angiopatia
• Micro: lesão ou obstrução de arteríolas que gera alteração da microcirculação. Pode causar isquemia e dor em membros inferiores.
• Macro: lesão ou obstrução de vasos maiores por placas de ateroma (que são precocemente formadas em diabéticos). Pode causar isquemia, doem em membros inferiores, claudicação intermitente e estenose.
Hipertireoidismo
• Sinais e sintomas: mixedema pré-tibial, irritabilidade, loquacidade, tremor fino de extremidades, insônia, hiperreflexia, tensão emocional, taquicardia, arritmia, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão artéria sistêmica, polifagia, emagrecimento, diarreia, sudorese quente continua, cabelos lisos e macionas, pele fina, astenia, intolerância ao calor, poliúria, infertilidade, alteração do ciclo menstrual e rarefação óssea.
Hipotireoidismo
• Sinais e sintomas: sonolência, atividade intelectual diminuída, movimento lentificados, letargia, rebaixamento do nível de consciência, coma, mixedema (de face e tibial), bradicardia, derrame pericárdico, macroglossia, apatia, pele seca, fria e pálida, cabelos secos e quebradiços, voz rouca e grave, alopecia, aumento de peso, perda de fome, constipação instestinal, infertilidade e alteração do ciclo menstrual.
Tireoidite
- De Hashimoto: doença autoimune de inflamação da tireoide que, inicialmente, gera sintomas de hioertireoidismo, mas que evolui com sintomas de hipotireoidismo.
- Subaguda/de Quewain: inflamação da tireoide de origem viral que gera sintomas semelhantes a IVAS – febre, mal estar, astenia e inapetência- além de dor sobre a tireoide, que irradia para a mandíbula e para o occipício.
- Fibrosante de Riedel: inflamação da tireoide que gera fibrose da glândula, indolor com alteração da consistência.
- Piogênica: inflamação da tireoide que gera formação de pus, como um abscesso, hiperemia, hipertermia, dor e turgor.
Neoplasia de tireoide
• Formação de nódulo analisado com biopsia. Uma vez com diagnóstico de neoplasia, tem bom prognóstico.