Resolução 432 Flashcards
Qual concentração de álcool no organismo é considerado infração? E a partir de qual é crime?
Infração: Qualquer concentração.
Crime: A partir de 6 decigramas por litro de sangue; e
A partir de 0,3 miligramas por litro de ar alveolar.
(Lembrando que com a resolução 432 admite-se 0,04 miligramas por litro de ar como margem de erro, ou seja, será considerado crime, quando utilizado o teste com o ar alveolar, a concentração de 0,34 miligramas por litro de ar.
A confirmação da alteração da capacidade psicomotora em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa dar-se-á por meio de, pelo menos, dois dos seguintes procedimentos a serem realizados no condutor de veículo:
Exame de sangue
Exames realizados por laboratórios especializados
Etilômetro
Verificação dos sinais que indiquem a alteração da capacidade psicomotora
Errado, será comprovado por pelo menos 1 dos seguintes testes.
Além do disposto nos incisos deste artigo, também poderão ser utilizados prova testemunhal, imagem, vídeo ou qualquer outro meio de prova em direito admitido.
Correto
Nos procedimentos de fiscalização deve-se priorizar a utilização do teste de sangue.
Errado, deve-se priorizar a utilização do teste com etilômetro
Se o condutor apresentar sinais de alteração da capacidade psicomotora ou haja comprovação dessa situação por meio do teste de etilômetro e houver encaminhamento do condutor para a realização do exame de sangue ou exame clínico, será necessário aguardar o resultado desses exames para fins de autuação administrativa.
Errado, não é necessário aguardar os resultados.
Do resultado do etilômetro (medição realizada) deverá ser descontada margem de tolerância, que será o erro máximo admissível, conforme legislação metrológica, de 0,04 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
Correto
Para confirmação da alteração da capacidade psicomotora pelo agente da Autoridade de Trânsito, deverá ser observado ao menos um sinal que comprove a situação do condutor.
Errado, deverá ser considerado não somente um sinal, mas um conjunto de sinais.