Relações ecológicas Flashcards
Defina inquilinismo
o inquilino se instala na estruturas físicas do hospedeiro, buscando abrigo e moradia. Não há prejuízo para o hospedeiro. Ex: plantas que se desenvolvem sobre outras. Interespecífica
Protocooperação
Não há uma obrigatoriedade ou dependência das espécies, sendo a relação interespecífica. Ambas as espécies são beneficiadas. Ex: passarinho que limpa os dentes do jacaré, garçinha que fica em cima do búfalo comendo seus carrapatos.
Diferencie comunidade de ecossistema
Comunidade é constituído de todos os fatores bióticos (plantas, fungos e bactérias). Já o ecossistema, possui fatores bióticos e abióticos (luz, ventos, chuvas, umidade).
Pq a produtividade primária líquida é menor no clímax?
Porque não há mais a necessidade de realizar muita atividade metabólica, pois o ambiente está em equilíbrio. Pp é a fotossíntese
PQ a sucessão ecológica secundária é mais rápida que a primária?
Pq a secundária o ambiente não está estéril como na primária. Logo, ainda há raízes de plantas…
Pq a energia diminui a cada nível trófico? E pq o fluxo é unidirecional?
A energia é perdida durante a transição de um nível para outro. É unidirecional, pois entra na atmosfera a partir da energia luminosa, depois é convertida em energia química e, por fim, em energia térmica.
Pq o fluxo da matéria é cíclico?
A matéria inorgânica é retirada da natureza pelos produtores, que produzem a matéria orgânica, assim, quando eles morrem há a decomposição ue os tranforma em matéria inorgânica novamente.
Diferença entre mutualismo e protocooperação? Dê um exemplo de mutualismo e protocooperação.
A diferença é que o mutualismo a relação é obrigatória e na protocooperação a relação não é obrigatória. Ex de mutualismo: abelha e planta. Ex de protocooperação: pássaro palito limpado o denten do jacaré
Diferença de uma planta epífita e uma planta parasita
A epífita usa a outra espécie somente para se apoiar, já a planta parasita suga a seiva da outra, deixando-a sem nutrientes.
Explique oq é micorrizas
É uma relação mutualistica(ambos se beneficiam), em que os fungos se associam ás raízes de uma planta/árvore ajudando-a a absorver os nutrientes e o fungo recebe açúcares produzidos pela fotossíntese. Logo, ambas são beneficiadas.