Fisiologia Humana Flashcards
Quais são as principais enzimas digestivas, o local de atuação, o ph indicado e o substrato de cada uma delas.
Amilase salivar/ptialina, Pepsina
Qual a função do bicarbonato presente no suco pancreático. E da bile.
A função do bicarbonato é neutralizar o HCL que entrará no intestino delgado. Já a bile tem como função emulssificar os lipídios, isto é, quebrar a gordura em moléculas menores, a fim de aumentar a superfície de contato para que as enzimas possam atuar com mais eficiência. Além disso, a bile também ajuda na absorção de algumas vitaminas como A, E, K e D.
Diferencie artérias, veias e vasos capilares.
As artérias bombeiam sangue do coração para o corpo, nas veias o sangue vem do corpo para o coração com co2. Já as artérias possuem como função a troca de substâncias entre sangue e tecidos.
Defina o trajeto do sangue na circulaçao pulmonar e na sistêmica
Explique como ocorre a filtração e a absorção na circulaçao capilar.
A filtração capilar é o procsso pelo qual o sangue é forçado a sair dos capilares nos espaçoes interticiais (espaços entre as células dos tecidos) devido á pressão sanguínea. Esse processo ocorre na extremidade arterial dos capilares, perto do início da rede capilar. A absorção capilar é o rocesso pelo qual sangue é reabsorvido dos espaços interticiais de volta para os capilares venosos. Esse processo ocorre na extremidade venosa dos capilares, mais próximos das veias. Em resumo, a filtração capilar é responsável por fornecer nutrientes e oxigênio aos tecidos, enquanto a absorção capilar remove resíduos e dióxido de carbono dos tecidos e mantém o equilíbrio de íquidos. Esses processos são cruciais para a nutriçao das células e a eliminação de resíduos no corpo, garantindo o funcionamento adequado dos órgãos e tecidos.
Explique as parte de um neurônio e sua função.
Os neurônios possuem corpo celular (onde se localiza o núcleo), dendritos (ramificações), axônio (cria conexão com outros neurônios) e terminais axiônicos ( outras ramificações no final do anxiônico q se conectam a otras para fazerem sinapses). O neurônio é uma célula básica do sistema nervoso responsável por receber, processar e transmitir informações entre células do tecido nervoso e do corpo humano.
O que é a Bomba de sódio e potássio e para o que ela serve?
Serve para manter o equilíbrio entre os íons de sódio e potássio dentro de uma célula. Isto é, retirar o sódio de dentro da célula e jogar para o exterior, bem como, pegar o cálcio localizado no exterior e colocar dentro da célula.
Quais as partes que compõem o SNC? E quais as suas funções?
Cérebro (possui dois hemisférios, o esquerdo e o direito)
Cerebelo (equilíbrio do corpo através dos sentidos)
Tronco encefálico (está entre a medula espinhal e o cérebro, é responsável por funções vitais)
Medula espinhal (transmissão de informações sensoriais e motoras entre o corpo e o cérebro).
Explique o Sistema Nervoso Autõnomo e suas divisões
O sistema nervoso parassimpático é responsável pela resposta “descanso e digestão”, que ocorre quando o corpo está em um estado de repouso. Ele reduz a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração, e aumenta a atividade do sistema digestivo, permitindo que o corpo se recupere e se repare.
O sistema nervoso autônomo é dividido em duas divisões principais, sendo elas: o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático.
O sistema nervoso simpático é responsável pela resposta “luta ou fuga”, que ocorre quando uma pessoa está em uma situação estressante ou de perigo. Ele aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, a respiração e a liberação de glicose no sangue, preparando o corpo para uma ação rápida;
Explique os hormônios glucagon e insulina.
Ambos atuam na regulação da taxa de glicose no sangue, porém são antagônicos, isto é, atuam em diferentes momentos.
Glucagon- Hipoglicemia—-> tal hormônio exige do fígado a liberação de glicose no sangue pq há pouca.
Insulina- Hiperglicemia—> exige do pâncreas a produção da insulina para enviar a glicose do sangue para as células, a fim de utilizá-la como fonte de energia.
Explique os hormônios estrogênio e progesterona.
strogênio= responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas (pele mais delicada, pelos na área genital, desenvolvimento dos órgãos sexuais, desenvolvimento das mamas, etc.), tendo também papel importante na regulação do ciclo menstrual e na fixação de cálcio pelos ossos.
Progesterona= relaciona-se com a preparação do útero para a gravidez, pois estimula a proliferação de vasos sanguíneos e tecidos na mucosa uterina, criando condições para a fixação e o desenvolvimento do embrião. Juntamente com o estrogênio também participa do ciclo menstrual.
(produzidos somente nos ovários)
Explique o hormônio insulina
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e está relacionado com os indicies glicêmicos no sangue, ou seja, quando os níveis de glicose estão muito altos no sangue (hiperglicemia), a insulina age de modo que a glicose entre dentro das células para que seja produzido o glicogênio e as células possam usar como fonte de energia.
Hormônio tiroxina
A Tiroxina é o famoso hormônio T4, sua principal função é regular a homeostase do organismo através do estímulo basal das células, como, por exemplo o aumento do número de mitocôndrias, estímulo da secreção das glândulas endócrinas, maior aporte de oxigênio das células, entre outros.
Melatonina, onde é produzida e função
Melatonina, ou hormônio do sono, é um hormônio produzido pela glândula pineal e tem como função principal a regulação do sono, além disso, a melatonina estimula a produção de glicose no fígado e de insulina no pâncreas.
Hormônio epinefrina
A epinefrina, mais conhecida como adrenalina, tem como função manter o corpo em estado de alerta em situações que há risco iminente ou quando há emoções muito fortes, como em situações de medo ou de necessidade fuga. A adrenalina age sobre o sistema cardiovascular ao aumentar a frequência cardíaca, além de aumentar a glicemia, para que, assim, o indivíduo possa tomar decisões mais rapidamente. Além disso, a adrenalina é produzida pelas glândulas suprarrenais.