Regulação Procariotas e Eucariotas + Drosophila Flashcards
Analise a estirpe de E. Coli parcialmente diplóide (genótipo 1 e genótipo 2) na produção de b-galactosidase e de permease na presença e ausência de lactose em cada genótipo e no conjunto. Assinalar com (+) ou (-).
PAPEL
Indique quais os mecanismos de controlo da regulação eucariota.
Proteínas ativadoras ou enhancers; associação à matriz nuclear: MAR (Matrix Attachment Regions) ou SAR (Scaffold Associated Regions); estado de condensação da cromatina; estado de metilação do DNA (hipometilação aumenta a ativação genética); estado de acetilação do DNA (hiperacetilação aumenta a atividade genética).
Indique quais as proteínas expressas pelo fago durante o ciclo lisogénico.
As proteínas expressas pelo fago durante o ciclo lisogénico são a CI, CII, CIII, Hfl e cAMP.
Indique o significado de cada mutação:
I- ou Ic: mutação que impede a ligação do repressor ao operador, havendo sempre transcrição
Is: mutação na qual o repressor liga-se ao operador permanentemente e não há transcrição
Oc: mutação que impede a ligação da molécula repressora e, por isso, há sempre transcrição
Os: mutação no operador que faz com que o repressor se ligue permanentemente e não haja transcrição
P-: não pode haver ligação da RNA polimerase e não há transcrição dos genes
Y-: leva à produção de permease não funcional
Como ocorre a regulação negativa do operão da lactose?
Se existir glucose no meio, esta vai reprimir o operão da lactose, Como há muita glucose, esta inibe a síntese de cAMP e, portanto, a estrutura/sequência cap do operão da lactose não se ativa e, mesmo que haja lactose (indutor), não ocorre transcrição, ou seja, há repressão do operão da lactose.
Como funciona a atenuação do operão do triptofano?
O operão do trp é constituído por 5 genes estruturais (usados para fazer trp), uma sequência leader, a região promotora e operadora. A sequência leader é constituída por 2 trp e, se for formado peptídeo leader com esses 2 triptofanos, então quer dizer que existe trp no meio e forma-se um laço entre as regiões 3 e 4 para inativar o operão. Caso os 2 trp não estejam no péptido leader, então forma-se um laço entre 2 e 3 e o operão fica ativo para sintetizar trp.
Para que serve o fator RhO?
Liga-se ao mRNA e pára a transcrição (com gasto de ATP) pois permite a deslocação da RNA polimerase (desliga-se).
Como se forma o ppGpp e para que serve?
O ppGpp forma-se quando há um tRNA vazio a chegar ao codão e a RelA juntamente com o SpotI produz ppGpp que vai parar a síntese de proteína e vai sintetizar o aminoácido que está em falta. Ou seja, o ppGpp funciona como uma alarmona para a falta de aminoácidos.
Como é feito o controlo dos genes das proteínas ribossomais?
Quando há pouco rRNA, uma proteína repressora liga-se ao mRNA (sequência Shine Dalgarno) e inibe a produção de proteínas ribossomais por não deixar que o mRNA se ligue à subunidade menor do ribossoma.
Como ocorre regulação na tradução?
A regulação da tradução é feita ao nível dos fatores de iniciação: o Elf2 e o Elf4. Quando o Elf2 é fosforilado, a tradução fica inibida e quando Elf4 é fosforilado, a velocidade de tradução aumenta.
Indique a função de LCR.
A região LCR tem como função controlar um conjunto de genes em agregado (clusters) e permitir, pela ligação de fatores de transcrição específicos a ele, a expressão de genes diferentes em momentos diferentes. Além disso, o LCR consegue, através da ligação de proteínas, abrir a cromatina e facilitar o acesso dos fatores de transcrição e da RNA polimerase.
Qual o processo de regulação pós-tradução?
Depois da tradução, as proteínas podem ser identificadas por ubiquitinas que, depois, as proteínas proteolíticas vão degradá-las (via ubiquitinação).
Quais são as fases de desenvolvimento da Drosophilia?
Começa no ovo, passa a larva (3 fases), pupa (2 fases) e fica adulta. Tudo isto demora 10 dias.
Quais são as características da Drosophilia que permitem usá-la para estudos genéticos?
É de fácil manipulação, tem um tempo de geração curto (10 dias), tem 3 pares de cromossomas, é pequena, fácil de criar em laboratório e a fêmea é capaz de colocar muitos ovos.
Quais são as associações à matriz nuclear?
MARs: ligação à matriz nuclear da cromatina (interfásicas)
SARs: ligação por pontos de ancoragem dos cromossomas metafásicos do Scaffold