Reflexos primitivos Flashcards
Reflexo de moro (reflexo do abraço)
Na posição supina eleva-se o bebe pelo tronco acima do plano da mesa e repentinamente o solta o apoiando em seguida para que ele não caia. O objetivo é produzir uma extensão rápida do pescoço e da cabeça. Obtemos a abdução seguida de uma adução e flexão das extremidades superiores, flexão do pescoço e choro. Aos 3 meses desaparece em sua forma típica, e aos seis definitivamente.
Reflexo tônico cervical assimétrico (Magnus de Kleijn)
O bebe na posição supina sofre uma flexão do pescoço para um dos lados por 15 segundos e a resposta é a extensão das extremidades do lado do queixo e a flexão do lado oposto. Desaparece nos 3 a 4 mês.
Reflexo da preensão palmar
Na posição supina o examinador coloca o dedo na face palmar do bebe a resposta esperada é a flexão dos dedos e o fechamento da mão. Aparece com 27 semanas de IG e desaparece aos 4 meses.
Reflexo da preensão plantar
Na posição supina o examinador comprime o seu polegar sobre a face plantar do bebe, a resposta é a flexão dos dedos. Desaparece aos 15 mês.
Reflexo de Galant
Coloca-se o bebe em prona com o tronco apoiado sobre o braço do examinador, com o dedo estimula-se a pele do dorso do bebe com um movimento linear da nádega até 2 cm da coluna. A resposta esperada é a flexão do tronco com a concavidade virada para o lado estimulado. Desaparece aos 4 meses.
Reflexo do extensor supra púbico
Na posição supina pressiona-se a pele acima do púbis com os dedos. O bebe estende ambos os membros inferiores com rotação interna e adução da articulação coxofemoral. Desaparece com 1 mês.
Reflexo do extensor cruzado
O bebe é colocado na posição supina e uma das extremidades inferiores é submetida a flexão passiva a resposta esperada e a extensão do membro inferior contralateral com adução e rotação interna da coxa. Desaparece após 1 mês e meio.
Reflexo de Rossolimo
na posição supina percute-se a mão de 2 a 4 vezes e a mesma se fecha. Desaparece com 1 mês.
Reflexo do apoio plantar e marcha
segura o RN de pé pelas axilas e ao colocar seus pés apoiados sobre uma superfície, imediatamente ele retifica o corpo e inicia a marcha relaxa. Desaparece aos 2 meses.
Reflexo de Landau
com uma das mãos suspendemos o RN pelo ventre e flexionamos sua cabeça rapidamente e em resposta todo o corpo se flete. Surge aos 3 meses e desaparece ao final do segundo ano.
Reflexo de Babkin
pressiona-se a mão do lactente e ele abre a boca
Reflexo de sucção
ao tocar os lábios com o cotonete de um lactente ele faz a movimentação de sucção. Desaparece entre 4 e 6 meses.
Reflexo de procura
ao tocarmos suavemente a bochecha do lactente ele roda o pescoço em direção ao lado estimulado e abre a boca.
Reflexo de expulsão
Ao tocarmos a língua de um lactente com uma colher ele faz movimento de protrusão. Desaparece por volta de 2 meses, e a sua persistência pode levantar a suspeita de paralisia cerebral.
Reflexo cutâneo plantar
Faz se um risco do calcanhar ao quinto dedo na região plantar com um objeto de ponta romba, até o 4 mês de vida o lactente fara a extensão do halux com ou sem abertura em leque dos dedos (não pode ser chamado de sinal de Babinski pq isso é fisiológico). No 12 mês a resposta passa a ser a flexão dos dedos e assim permanece por toda a vida.