Reação de hipersensibilidade a medicamentos Flashcards
Anafilaxia
Definição
Reação sistêmica aguda grave, potencialmente fatal, decorrente da ação de mediadores inflamatórios liberados por mastócitos e basófilos ativados após o contato com uma substância causadora específica.
Anafilaxia é o mesmo que choque anafilático?
Geralmente, médico de PS não sabem diagnosticar. Muitos clínicos, generalistas se formam acreditando que anafilaxia é igual a choque anafilático e não é, anafilaxia é uma reação sistêmica que pode ter o sintoma do choque ou não, a ausência do choque não quer dizer que não é reação anafilática.
Porque o tratamento da Anafilaxia não é anti-histamínico?
A droga de escolha não é antihistamínico porque além da histamina o mastócito libera várias outras coisas, nem sempre anafilaxia é mediada por IgE.
Anafilaxia
Fisiopatologia
No primeiro contato o indivíduo não tem sintomatologia, quando o indivíduo tem uma pré-disposição a célula dendrítica vai pegar a proteína
para apresentar ao Th0 e linfócito B virgem, lá no órgão linfóide secundário (baço ou linfonodo). O linfócito Th0 vai mudar para Th2, estimulando o
linfócito B a fazer uma mudança de isótopo para IgE específico para aquela proteína, esse IgE se liga na
membrana dos mastócitos no receptor específico. No segundo contato com o mesmo alérgeno, a proteína se liga o anticorpo presente na superfície dos mastócitos e induzem o processo de degranulação, liberando diversos mediadores (aminavasoativas – particulas pró-inflamatórias) que contribuirão para a sintomatologia clínica apresentada pelo paciente.
Alergia a frutos do mar e alergia a contraste.
O contraste por diferença de osmolaridade ativa o complemento que produz as partículas de estimulam os mastócitos. Alergia a fruto do mar é detectada pela proteína alérgica do próprio animal.
Anafilaxia infecciosa
Como ocorre?
Em casos de infecção maciça leva a produção de anticorpos e formar imunocomplexos que irão formar C3a e C5a que irão estimular os mastócitos a fazer uma reação inespecífica de seus mediadores.
Anafilaxia
Comprometimento muco-cutâneo
Urticária; angioedema; prurido e hiperemia conjuntival; além de palidez, sudorese e cianose de extremidades.
Anafilaxia
Comprometimento respiratório
No nariz - um ou mais dos sintomas de rinite (prurido, espirros, coriza e congestão)
O acometimento das vias aéreas inferiores se traduz clinicamente como dispnéia, opressão torácica, tosse e sibilância;
No caso da laringe estar acometida, pode-se observar prurido e aperto na garganta, disfagia, disfonia e rouquidão, estridor e tosse seca – “edema de glote”.
Anafilaxia
Acometimento Cardiovascular
Responsáveis pelo quadro mais dramático da anafilaxia, o choque anafilático. Entretanto, vários níveis de hipotensão podendo chegar ao choque
anafilático.
Anafilaxia
Acometimento TGI
Percebe-se um aumento na secreção de líquido e dos movimentos peristálticos. Estão presentes em quase um terço dos casos, e se caracterizam por náusea, vômito, diarreia e dor abdominal em cólica
Anafilaxia
Critérios diagnósticos
Início agudo com comprometimento de pele e mucosas e um dos seguintes: respiratório / hipotensão ou colapso / sintomas TGI.
ou
Hipotensão arterial / broncoespasmo / envolvimento laríngeo após exposição a alérgeno conhecido.
Anafilaxia
Adrenalina nos pacientes beta bloqueados?
A adrenalina não tem um efeito total no paciente betabloqueado, visto que ela age nos receptores alfa 1,2 beta1,2 revertendo os efeitos dos mediadores, se o paciente está betabloqueado e não é seletivo, adrenalina não vai ter uma ação total.
Anafilaxia
Protocolo de tratamento
5
- Protocolo para reconhecimento e tratamento da anafilaxia
- Remover o agente desencadeante
- Avaliar circulação, vias aéreas, respiração, estado mental, pele e massa corpórea
- Chamar ajuda
- Injetar adrenalina IM vasto lateral da coxa
Dose Adrenalina IM
Adulto: 0,3mg-0,5mg. Criança: 0,01mg/Kg-0,3mg
Anafilaxia
Fatores complicadores no tratamento
5
- Asma, a reação pode ser mais grave
- Uso de β-bloqueadores, paciente não vai apresentar uma resposta menos eficiente com a adrenalina, visto que ele vai estar betabloqueado
- Doença cardíaca, paciente vai descompensar
- Alérgeno em alta concentração
- Administração IV do alérgeno