Questões reta final Flashcards
Ocorreu um homicídio por arma de fogo em um bairro de Aracaju. A perícia foi acionada, e ao chegar no local, depararam-se com policiais que haviam recolhido a suposta arma usada no crime e as capsulas deflagradas, que estavam todas espalhadas pelo chão do local. O material foi entregue fora de qualquer embalagem aos peritos. Após os procedimentos periciais, o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para realização da necropsia, realizada 5 horas após o óbito. Foi constatada duas entradas de projétil de arma de fogo no crânio, e nenhuma outra lesão pelo corpo.
Com base no descrito e seus conhecimentos de direito processual penal, assinale a alternativa incorreta.
a) O procedimento do legista foi incorreto, pois não se pode realizar necrópsia antes de 6 horas da morte.
b) A cadeia de custódia não foi preservada, pois os policiais deveriam preservar o local e esperar a chegada dos peritos para a coleta de indícios.
c) A coleta de vestígios é feita preferencialmente por peritos oficiais.
d) Se a causa da morte for evidente ou não houver crime a apurar, o médico legista pode optar por não abrir o corpo, o que consignará no laudo.
e) O agente público que reconhecer um elemento, como de potencial interesse para a produção da prova pericial, fica responsável por sua preservação.
A
A respeito das perícias em geral, assinale a alternativa correta.
a) No processo penal brasileiro, o juiz sempre ficará adstrito às conclusões do laudo, não podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte, dado o grau de cientificidade da prova pericial.
b) Se houver divergência entre os peritos, serão consignadas, no auto do exame, as declarações e as respostas de um e de outro, ou cada um redigirá separadamente o seu laudo, e a autoridade nomeará um terceiro; se este divergir de ambos, a autoridade poderá mandar proceder a novo exame por outros peritos.
c) No caso em que não forem observadas as formalidades na confecção do laudo pericial, ou na hipótese de omissões, obscuridades ou contradições, a autoridade judiciária declarará a sua nulidade, sendo vedado mandar suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo.
d) Nas perícias de laboratório, uma vez concluído o laudo, os peritos não precisarão guardar material suficiente para a eventualidade de nova perícia.
e) Não cabe aos peritos proceder à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime, ainda que seja necessária para a apuração dos fatos, para a investigação e para o processo penal.
b
3)
No que se refere às perícias em geral, assinale a alternativa correta.
a) Não sendo possível o exame de corpo de delito em razão de os vestígios terem desaparecido, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.
b) Para representar as lesões encontradas no cadáver, os peritos, quando possível, juntarão ao laudo do exame provas fotográficas, esquemas ou desenhos, mas jamais deverão rubricá-lo, de forma a preservar o seu anonimato, a impessoalidade e a idoneidade da prova.
c) A falta de exame complementar não poderá, em nenhuma hipótese, ser suprida pela prova testemunhal.
d) A autópsia será feita, impreterivelmente, em até duas horas depois do óbito, sob pena de ser desconsiderada como prova no processo.
e) Nos casos de morte violenta, bastará o simples exame externo do cadáver, mesmo nos casos de infração penal a apurar.
a
4)
Em termos conceituais, as perícias são levadas a efeito por profissionais especializados, dotados de profundo conhecimento teórico e prático do ramo ao qual se dedicam.
Dessa forma, considerando a rotina habitual, relacione o perito/área com os seus respectivos tipos de perícias.
- Perito: Louvado/área civil.
- Perito: Oficial/área criminal.
( ) perícia de arbitramento judicial de honorários de um profissional.
( ) perícia de corpo de delito.
( ) perícia de determinação de idade.
( ) perícia de ressarcimento de danos.
( ) perícia antropológica.
A relação correta, na ordem dada, é
a) 1, 2, 2, 1 e 2.
b) 2, 1, 1, 2 e 1.
c) 2, 2, 1, 2 e 1.
d) 1, 1, 2, 1 e 2.
e) 1, 2, 1, 1 e 2.
a
Criminalística e Medicina Legal - Perícias e Peritos (Criminalística)
5)
No que se refere às técnicas utilizadas para a caracterização e identificação de uma amostra biológica, assinale a opção correta.
a) A técnica de Teichmann (método da albuminorreação/reação biológica de soro precipitação), assim como a microscopia, auxilia na determinação do tamanho e da forma das células sanguíneas, sendo considerada a técnica mais fidedigna para a determinação da anucleação das hemácias.
b) Para a identificação da espécie de sangue em local de crime, recomenda-se a utilização do luminol, substância que não apresenta reação cruzada com outras matérias, como o detergente, por exemplo.
c) Para se estabelecer a diferenciação entre uma ossada humana e uma de animal irracional, pode-se utilizar uma avaliação microscópica dos canais de Havers, que, nos humanos, além de serem mais numerosos — cerca de 40 por mm2 —, são circulares e mais estreitos.
d) Denomina-se identidade o conjunto de propriedades comuns a todas as pessoas, caracterizando-as como parte de um grupo ou espécie.
e) São considerados postulados da identificação de amostra biológica: perenidade, unicidade, praticabilidade, imutabilidade e classificabilidade.
E
6)
Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal, o meio ambiente e a qualidade do trabalho realizado. Dessa maneira, é correto afirmar que:
a) Não cabe à Direção do laboratório assegurar a manutenção e a melhoria das políticas em Biossegurança, principalmente quando houver mudanças no sistema de gestão.
b) A Norma Técnica de Biossegurança estabelece que os laboratórios de saúde pública devem ser entidades legalmente responsáveis e que quaisquer atividades realizadas por terceiros para o laboratório devem, também, atender aos requisitos dessa Norma.
c) A garantia de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, a implantação e o acompanhamento das políticas institucionais de Biossegurança não são considerados atos de gestão, organização e gerenciamento de Laboratórios.
d) Em laboratório com número de profissionais abaixo de cinco, é dispensável a designação de qualquer profissional tecnicamente capacitado e responsável para constituir a Comissão Interna de Biossegurança.
e) Um Manual de Biossegurança não precisa contemplar aspectos como gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, transporte de amostras e insumos nem segurança química.
E
7)
Acerca da terminologia adotada na atividade pericial, assinale a opção correta.
a) Utilizado no meio jurídico, o termo evidência significa cada uma das informações (periciais ou não) relacionadas com o crime.
b) Um projétil expelido por cano de alma raiada é exemplo de vestígio não determinante.
c) Conforme Anuschat, vestígio é toda matéria, corpo, objeto constatado e(ou) recolhido em um local de crime que tenha ou possa ter ligação com o crime ou com o criminoso e que sirva para a elucidação do crime e a determinação da autoria.
d) Indício é o vestígio que, após as devidas análises, revela-se, técnica e cientificamente, relacionado exclusivamente com o fato.
e) Uma marca de frenagem constitui exemplo de vestígio determinante.
c
8)
Os testes de Tinel e Phalen são utilizados para auxiliar o diagnóstico da
a) síndrome do desfiladeiro torácico.
b) síndrome do manguito rotador.
c) síndrome do escaleno anterior.
d) fibromialgia.
e) síndrome do túnel do carpo.
E
9)
Considerando a custódia dos vestígios para o exame de corpo de delito de uma vítima de agressão física que tenha sido internada em um hospital e morrido após vários dias internada, assinale a opção correta.
a) Os projéteis de arma de fogo encontrados durante cirurgia devem ser retirados cuidadosamente, pegos entre pinças e custodiados em frasco com tampa rosqueada, o que garantirá a sua devida preservação para entrega aos peritos criminais.
b) O agente público que perceber que determinado vestígio seja de potencial interesse para sua investigação será um dos responsáveis pela preservação do vestígio.
c) Não há necessidade de preocupação por parte dos servidores da saúde, posto que a custódia dos vestígios é feita exclusivamente pelos agentes da segurança pública.
d) Em caso de suspeitas de estupros, os médicos dos hospitais não devem preocupar-se com preservação de materiais para perícias futuras, uma vez que sua obrigação é somente a de preservar a vida, nada tendo a ver com a área criminal.
e) Não há necessidade de uso de lacre nas embalagens que contêm vestígios na fase hospitalar, uma vez que isso será feito tão logo os vestígios forem entregues aos peritos oficiais de natureza criminal.
b
10)
Considerando os tipos de perícias realizadas no foro criminal e no foro civil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os peritos ad hoc são peritos concursados que exercem a função por atribuição de cargo público.
( ) Na falta de peritos não oficiais habilitados, a autoridade judiciária ou policial poderá nomear peritos leigos que apresentem grau de experiência que possibilite o atendimento à requisição legal.
( ) Peritos odontolegistas, médicos legistas e peritos criminais prestam, antes de realizar a perícia, o compromisso de bem e fielmente desempenhar o encargo a eles confiado, devendo assinar, juntamente com a autoridade que estiver presente, o auto de exame lavrado pelo escrivão.
As afirmativas são, respectivamente,
a) F, V e F.
b) F, V e V.
c) V, F e V.
d) F, F e V.
e) V, V e F.
A
No que diz respeito à medicina legal, julgue o item seguinte.
De acordo com divisão clássica da medicina legal, considera-se o indivíduo em relação a si próprio, o indivíduo em relação ao meio e o indivíduo em relação às decisões dos juízes e tribunais.
Certo ou errado?
C
67)
Uma senhora com 94 anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e câncer de mama, operada há 20 anos, sem remissão. A paciente tem histórico de quedas de sua própria altura em seu apartamento e de encaminhamento ao hospital. Em uma das quedas, ao ser encaminhada ao hospital, diagnosticou-se uma fratura transtrocantérica do fêmur esquerdo, sendo indicada cirurgia com colocação de placa e parafuso deslizante (DHS). Paciente evoluiu bem durante o ato cirúrgico, no entanto, durante a internação e, no decorrer do tratamento, que se se prolongou devido a uma deiscência de sutura, desenvolveu sepse, que, por fim, ocasionou o seu óbito. A correta conduta frente a esse óbito é:
a) o preenchimento da declaração de óbito.
b) a realização da autópsia verbal no hospital e posterior preenchimento da declaração de óbito.
c) encaminhamento ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
d) a realização da necrópsia clínica no hospital e posterior encaminhamento ao Instituto Médico-Legal.
e) o encaminhamento ao Instituto Médico-Legal.
A
68)
Assinale a opção que caracteriza acidente de trabalho.
a) Acidente em que o profissional tem mais de 15 dias de isenção de suas atividades profissionais.
b) Acidente em que ocorre uma queda dentro de um estabelecimento da empresa, mesmo que não leve a necessidade de atendimento médico.
c) Acidente no trajeto do trabalho para residência ou dentro do horário de trabalho, independente de comprovação de atendimento médico subsequente.
d) Lesão corporal ou perturbação funcional, ocorrida no exercício do trabalho ou a serviço da empresa, que cause redução da capacidade de trabalho.
e) Lesão corporal de qualquer natureza que tenha levado a concessão de benefício previdenciário.
D
70)
Os médicos, no exercício de sua profissão, estão sujeitos a regramentos específicos. Sobre a responsabilidade médica, marque a alternativa correta:
a) O grau de culpa não tem relação com a previsibilidade do dano.
b) A responsabilidade se dá por ato ou omissão que viola obrigações legais ante o paciente.
c) Se o médico faz atendimento voluntário, há relativização de sua responsabilidade quanto aos atos realizados.
d) O dever de informar é absoluto, e deve ser realizado pelo médico em todos os casos.
e) O médico não pode ser o sujeito ativo no crime de curandeirismo.
B
71)
(…) é uma metáfora, pois supõe que o resultado do delito, considerado nos seus aspectos físicos e psíquicos, registre um conjunto de elementos materiais, mais ou menos interligados, dos quais se compõe e que lhes constituem uma reunião de provas ou de vestígios da existência do fato criminoso.
Genival Veloso de França. Medicina Legal, 11.ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
O texto precedente aborda o conceito de
a) parecer.
b) corpo de delito.
c) perícia médico-legal.
d) intervenção corporal.
e) cadeia de custódia de evidências
B
72)
Ao serem associadas ao ramo da ciência segundo o qual se age ou deve agir pela aplicação dos conhecimentos médicobiológicos na elaboração e execução das leis que dele carecem, a deontologia e a diceologia inserem-se
a) no direito administrativo.
b) no direito constitucional.
c) no direito judiciário penal.
d) no direito penal.
e) na medicina legal.
E
73)
O ramo da medicina legal que aborda temas subsidiários que sustentam e explicam certos institutos jurídicos nos quais o conhecimento médico e biológico faz-se necessário é denominado:
a) Medicina Legal Legislativa.
b) Medicina Legal Doutrinária.
c) Medicina Legal Pericial.
d) Medicina Legal Filosófica.
e) Medicina Legal Criminalística.
B
74)
Quanto às evidências da avaliação médico-legal, pode-se afirmar que
a) a dosagem de álcool etílico em amostras de sangue é comprobatória na inferência do uso do etanol e da quantidade ingerida pelo periciando, visto que é um composto estável, pouco sensível a fatores endógenos ou ambientais.
b) diante da confissão do acusado e idoneidade dos elementos informativos, as evidências não precisam ser avaliadas, devendo ser resguardadas à contraprova.
c) a produção pericial requer objetividade e cumprimento de protocolos internos pré- estabelecidos, visando assegurar a qualidade e confiabilidade dos elementos probatórios.
d) a presença de espermatozoide/cromossomo Y em amostra da região vaginal, na investigação de suposta violência sexual, é concludente para a caracterização do crime de estupro.
e) as amostras biológicas destinadas à prova no âmbito forense devem seguir os protocolos recomendados de segurança da amostra quando do acondicionamento em embalagens primárias, secundárias e terciária; conforme o disposto pela ANVISA. No entanto, considerando o caráter sigiloso da persecução penal, deve-se dispensar a identificação externa da categoria do material.
C
75)
Um homem de 54 anos privado de liberdade em regime fechado apresentou quadro clínico sugestivo de neoplasia maligna. Internado em ambiente hospitalar para investigação, foi evidenciada uma massa pulmonar com obstrução de vias aéreas e consequente infecção pulmonar compatível com etiologia bacteriana. O indivíduo evoluiu ao óbito ainda em ambiente hospitalar. Considerando a situação acima descrita, indique a alternativa correta.
a) Em se tratando de óbito por causa natural identificada em exames complementares, ocorrida em ambiente hospitalar, é dever do médico que assistiu ao óbito a emissão da declaração de óbito.
b) Em se tratando de óbito por causa natural, sendo a causa não claramente determinada, ocorrido em ambiente hospitalar, o caso deverá ser encaminhado à necropsia no serviço de verificação de óbitos da localidade, sendo a declaração do óbito emitida pelo médico patologista que executou a necrópsia.
c) Em se tratando de óbito por causa natural em indivíduo privado de liberdade, a declaração de óbito deverá ser emitida pelo responsável médico do atendimento carcerário.
d) A declaração de óbito poderá ser emitida por qualquer médico que assistiu e acompanhou o doente no ínterim da investigação clínica e diagnóstica. Porém, o caso deverá ser posteriormente encaminhado ao instituto médico legal para realização de corpo de delito indireto, juntamente com cópia do prontuário médico, cópias dos laudos dos exames complementares e da declaração de óbito.
e) Embora se trate de óbito por causa natural, o caso deverá ser encaminhado à necropsia no instituto médico legal, considerando o contexto do indivíduo privado de liberdade, sendo a declaração de óbito emitida pelo médico legista que executou a necrópsia.
A
86)
Na área da criminalística, após a realização dos procedimentos e exames necessários, os peritos elaboram o laudo pericial, o qual poderá ser usado no inquérito policial e no processo penal como
a) intimação.
b) acórdão.
c) ocorrência policial.
d) prova.
e) termo circunstanciado de ocorrência.
D
87)
Sobre documentos médicos, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.
b) O médico poderá utilizar o prontuário de um paciente em sua própria defesa na condição de que seja observado o sigilo profissional.
c) O médico poderá negar-se a realizar o atestado de óbito de seu paciente na situação em que julgar tratar-se de morte suspeita.
d) O prontuário deverá estar sob a guarda do médico ou da instituição onde trabalha.
e) O médico poderá pedir para sua secretária reescrever o conteúdo do prontuário de uma determinada consulta na situação em que sua letra for ilegível.
E
)
No que se refere aos documentos médico-legais e sua importância pericial, o prontuário do paciente
a) configura um documento do tipo relatório, indicativo de que é uma peça meramente burocrática na relação do paciente com o profissional.
b) consiste integralmente da ficha de evolução clínica do paciente, anamnese e atestados profissionais para as mais diversas finalidades.
c) consiste em um dossiê relativo à evolução do paciente e pode ter finalidade estatística ao abastecer registros informatizados dos serviços médicos.
d) pertence ao profissional que o elaborou, sendo este também o responsável por sua guarda e arquivamento.
e) pertence a ele próprio, que poderá obter sua versão original apenas quando for solicitada judicialmente
C
Em relação aos tipos de documentos utilizados na perícia bem como aos métodos de identificação policial ou judiciária, julgue o item que se segue.
Classifica-se como oficioso o atestado médico apresentado por um agente de polícia a seu superior hierárquico, por solicitação da administração pública, no qual conste o código internacional de doença (CID).
Certo ou errado?
Errado
Sobre um dos elementos do laudo psiquiátrico: _________ é o item no qual o perito dirige-se à autoridade requisitante da avaliação psiquiátrica forense, apresentando o laudo com seus elementos de identificação (número do processo, por exemplo). Nesse item, o perito também pode descrever sua formação e titulação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima,
a) Dados da perícia
b) Apresentação
c) Preâmbulo
d) Histórico
e) Cabeçalho
C