Questões - Hidráulica/Saneamento Flashcards
Ano: 2009 Banca: AOCP Órgão: CASAN-SC
Sobre os parâmetros de qualidade de esgotos domésticos, assinale a alternativa correta.
A) Os métodos mais utilizados para determinação de matéria orgânica em esgotos são pH, cor e turbidez.
B) Os sólidos presentes em esgotos podem ser classificados com relação ao tamanho, estado, características químicas e por decantabilidade.
C) O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas e sua presença nos esgotos pode causar o fenômeno da salinização.
D) O fósforo é um elemento que não se relaciona diretamente aos organismos vivos, sendo que o impacto causado pela sua presença no esgoto é sua rápida sedimentação que causa assoreamento em lagoas de estabilização.
E) Os indicadores de contaminação fecal mais comumente utilizados são os coliformes fecais e as algas totais.
LETRA B
a) Errada. São métodos para a determinação da matéria orgânica:
. Métodos indiretos: medição do consumo de oxigênio
- Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
- Demanda Última de Oxigênio (DBOu)
- Demanda Química de Oxigênio (DQO)
. Métodos diretos: medição do carbono orgânico
- Carbono Orgânico Total (COT).
c) Errada. O nitrogênio é um elemento indispensável para o crescimento de algas e sua presença nos esgotos pode causar o fenômeno da eutrofização.
e) Errada. Os indicadores de contaminação fecal mais comumente utilizados são os coliformes termotolerantes, representados pela Escherichia coli.
Ano: 2016 Banca: AOCP Órgão: UFFS
O impacto direto das gotas de chuva no solo causa a desagregação das suas partículas, tornando-as mais vulneráveis ao arraste mecânico causado pelo escoamento superficial de águas e, a esse processo, dá-se o nome de erosão. Para áreas agrícolas, recomendam-se, como práticas conservacionistas, a fim de evitar a erosão, o plantio direto, o plantio em nível e a construção de terraços. Sobre terraços, assinale a alternativa correta.
A) Os terraços em desnível são indicados para solos mal drenados, são menos sujeitos à erosão e ao arrombamento e não exigem um canal escoadouro.
B) Os terraços em nível de base estreita devem ser recomendados apenas onde não é possível instalar terraços de base média ou larga e devem ser construídos em terrenos com declive de 6 a 8%, no máximo.
C) O uso do plantio direto elimina a necessidade do plantio em nível e a construção dos terraços, pois se baseia no princípio de cobertura do solo.
D) As dimensões dos terraços devem ser realizadas por pessoa especializada, e são determinadas por vários fatores, como precipitação máxima diária, declividade da rampa, tipo e preparo do solo, bem como o tipo de cultivo ou lavoura.
E) Os terraços em desnível, além de controlarem a erosão, são importantes pois regulam a vazão dos rios e aumentam a disponibilidade de água para as culturas.
LETRA D
A. Os terraços em desnível são indicados para solos mal drenados, são menos sujeitos à erosão e ao arrombamento e não exigem um canal escoadouro.
Esta alternativa está incorreta. Terraços em desnível são indicados para solos bem drenados e exigem canais escoadouros para conduzir o excesso de água.
B. Os terraços em nível de base estreita devem ser recomendados apenas onde não é possível instalar terraços de base média ou larga e devem ser construídos em terrenos com declive de 6 a 8%, no máximo.
Esta alternativa está incorreta. Terraços de base estreita podem ser usados em várias condições de declive, mas a limitação de 6 a 8% não é uma regra absoluta.
C. O uso do plantio direto elimina a necessidade do plantio em nível e a construção dos terraços, pois se baseia no princípio de cobertura do solo.
Esta alternativa está incorreta. O plantio direto ajuda na conservação do solo, mas pode ser necessário complementar com plantio em nível e terraços, especialmente em áreas com alta declividade e erosão severa.
D. As dimensões dos terraços devem ser realizadas por pessoa especializada, e são determinadas por vários fatores, como precipitação máxima diária, declividade da rampa, tipo e preparo do solo, bem como o tipo de cultivo ou lavoura.
Esta alternativa está correta. As dimensões dos terraços devem ser calculadas por especialistas e consideram diversos fatores para garantir a eficácia na conservação do solo.
E. Os terraços em desnível, além de controlarem a erosão, são importantes pois regulam a vazão dos rios e aumentam a disponibilidade de água para as culturas.
Esta alternativa está parcialmente correta. Terraços em desnível ajudam a controlar a erosão e podem aumentar a infiltração de água, mas o principal objetivo é a conservação do solo. A regulação da vazão dos rios não é uma função direta dos terraços.
Ano: 2018 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ADAF - AM Prova: INSTITUTO AOCP - 2018 - ADAF - AM - Fiscal Agropecuário Engenheiro Florestal
Considere os seguintes parâmetros de uma bacia hidrográfica:
1. área;
2. densidade de drenagem;
3. altitude média;
4. biomassa;
5. tipo de rochas;
6. declividade média.
Em relação a esses parâmetros e suas características, assinale a alternativa correta.
A) 1, 2, 3 e 6 são parâmetros físicos da bacia hidrográfica.
B) 1, 2, 3 e 4 são parâmetros físicos da bacia hidrográfica.
C) 2, 3, 4 e 5 são parâmetros físicos da bacia hidrográfica.
D) 1, 2, 5 e 6 são parâmetros geológicos da bacia hidrográfica.
E) 1, 4, 5 e 6 são parâmetros geológicos da bacia hidrográfica.
LETRA A
Os parâmetros e suas inter-relações podem ser classificados em:
a) parâmetros físicos: área, fator de forma, compacidade, altitude média, declividade média, densidade de drenagem, número de canais, direção e comprimento do escoamento superficial, comprimento da bacia, hipsometria (relação área-altitude), comprimento dos canais, padrão de drenagem, orientação, rugosidade dos canais, dimensão e forma dos vales, índice de circularidade, etc.;
b) parâmetros geológicos: tipos de rochas, tipos de solos, tipos de sedimentos fluviais, etc.;
c) parâmetros de vegetação: tipos de cobertura vegetal, espécies, densidade, índice de área foliar, biomassa, etc.;
Ano: 2023 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: IF-MA Prova: INSTITUTO AOCP - 2023 - IF-MA - Engenheiro Civil
Sobre as pressões mínimas e máximas em um sistema de distribuição de água fria e água quente para edifícios, assinale a alternativa correta.
A) Cada estação redutora de pressão deve abastecer ao menos duas zonas de pressão.
B) A estação redutora de pressão deve ser projetada em área privativa para que não fique exposta.
C) Em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 1 kPa (0,1 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas dos reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos.
D) A pressão estática nos pontos de utilização não pode superar 200 kPa.
E) A pressão dinâmica mínima da água atuante nos pontos de utilização deve ser aquela necessária para assegurar a vazão de projeto.
LETRA E
A questão cobrou requisitos de dimensionamento para o sistema de distribuição de água fria e água quente para edifícios, descritos na NBR 5626/2020.
Julgando cada alternativa com base no texto da norma:
A) Cada estação redutora de pressão deve abastecer ao menos duas zonas de pressão.
ERRADA.
A norma diz que:
“6.9.12 Cada estação redutora de pressão deve abastecer uma única zona de pressão. “
B) A estação redutora de pressão deve ser projetada em área privativa para que não fique exposta.
ERRADA.
De acordo com a norma:
“6.9.16 A estação redutora de pressão deve ser projetada em área comum, com acesso para operação e manutenção, em espaço dotado de meio de coleta e drenagem da água.”
C) Em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 1 kPa (0,1 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas dos reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos.
ERRADA.
Conforme descrito pela norma:
“6.9.4 Em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a 5 kPa (0,5 mca), excetuados os trechos verticais de tomada d’água nas saídas de reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos.”
D) A pressão estática nos pontos de utilização não pode superar 200 kPa.
ERRADA.
Segundo a norma:
“6.9.5 A pressão estática nos pontos de utilização não pode superar 400 kPa (40 mca).”
E) A pressão dinâmica mínima da água atuante nos pontos de utilização deve ser aquela necessária para assegurar a vazão de projeto.
CERTA.
A norma cita que:
“6.9.1 A pressão dinâmica mínima da água atuante nos pontos de utilização deve ser aquela necessária para assegurar a vazão de projeto.”
O que faz muito sentido, já que caso a pressão dinâmica mínima seja menor do que a pressão mínima para assegurar a vazão nos pontos de utilização, ocorrerão muitas interrupções no sistema por falta de água ou por baixa vazão.
Ano: 2023 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: IF-MA Prova: INSTITUTO AOCP - 2023 - IF-MA - Engenheiro Civil
Você, como engenheiro civil, foi chamado para fazer uma reforma em um edifício. Nesse edifício, você percebeu, pelo projeto anterior, que os ramais de descarga e esgoto estavam com 0,5% de declividade em tubulações com diâmetro nominal de 75 mm. Diante dessa constatação, você percebe que
A) esses ramais de descarga e esgoto estão com inclinações incorretas, pois o indicado é que a declividade mínima seja de 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.
B) esses ramais de descarga e esgoto estão com inclinações aceitáveis, pois o indicado é que a declividade mínima seja de 0,5% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.
C) esses ramais de descarga e esgoto estão com inclinações incorretas, pois o indicado é que a declividade mínima seja de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.
D) esses ramais de descarga e esgoto estão com inclinações aceitáveis, pois o indicado é que a declividade mínima seja de 0,2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.
E) esses ramais de descarga e esgoto estão com inclinações incorretas, pois o indicado é que a declividade mínima seja de 1,5% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm
LETRA C
NBR 8160, diz:
4.2.3 Ramais de descarga e de esgoto
4.2.3.1 Todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante.
4.2.3.2 Recomendam-se as seguintes declividades mínimas:
a) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75;
b) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100.
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - ITEP - RN - Perito Criminal - Engenharia Civil
Vários processos podem causar a erosão em taludes. Os processos erosionais compreendem o carreamento de material por ação das águas ou ventos. Qual tipo de erosão causa um desgaste uniforme da superfície do terreno?
A) Erosão laminar.
B) Ravinamento.
C) Erosão por sulcos.
D) Erosão por cavernas.
E) Voçorocas.
LETRA A
As erosões também são classificadas conforme a sua intensidade, sendo segmentadas em erosão laminar, sulcos erosivos, ravinas e voçorocas. A erosão laminar diz respeito a lavagem dos solos (retirada da camada superficial de sedimentos) pela água das chuvas ou pelos ventos; os sulcos erosivos são as estratificações ou “caminhos” deixados pela água nos solos; as ravinas são buracos ou danificações mais severos; e as voçorocas manifestam-se quando a erosão é profunda a ponto de atingir o lençol freático.
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - ITEP - RN - Perito Criminal - Engenharia Civil
Quando um projeto de Estação de Tratamento de Esgoto é realizado, ele deve atender determinada eficiência de tratamento que se refere ao/à
A) massa de sólidos removidos do sistema em processos biológicos.
B) valor da redução relativa dos valores representativos dos parâmetros de carga poluidora promovida pelo tratamento.
C) valor da redução absoluto dos valores representativos dos parâmetros de carga poluidora promovida pelo tratamento.
D) valor da redução percentual dos valores representativos dos parâmetros de carga poluidora promovida pelo tratamento.
E) resultado da remoção de sólidos em suspensão do esgoto afluente à ETE.
LETRA D
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - ITEP - RN - Perito Criminal - Engenharia Civil
Uma etapa muito importante no contexto do abastecimento público de água é a definição do local para a implantação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Por esse motivo, uma equipe de engenheiros foi contratada para determinar o local de uma ETA. Para evitar que problemas aconteçam durante a operação da ETA, o local escolhido pela equipe para a sua construção deve
A) ser em um ponto de fácil acesso, na maioria das épocas do ano.
B) estar abaixo da cota máxima de enchente, de modo a não comprometer a sua operação.
C) ter área mínima de 100m².
D) estar acima da cota média de enchente, de modo a não comprometer a sua operação.
E) levar em consideração as posições relativas ao manancial e ao centro de consumo.
LETRA E
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - ITEP - RN - Perito Criminal - Engenharia Civil
A cavitação é um fenômeno associado à diminuição da vida útil de uma bomba, bem como à diminuição da eficiência do sistema. Para evitar a ocorrência desse efeito, o NPSH (Net Positive Suction Head) disponível da instalação deve ser maior do que o NPSH requerido pela bomba para operar. Nesse contexto, um engenheiro foi contratado para verificar uma instalação com sucção negativa na qual há ocorrência de cavitação. Qual ação ele pode indicar para reduzir esse efeito?
A) Aumentar o número de válvulas de controle de fluxo.
B) Reduzir a distância entre a cota do reservatório e a cota da bomba.
C) Diminuir a pressão do fluido no reservatório.
D) Aumentar a temperatura da água no reservatório.
E) Reduzir o diâmetro da tubulação.
LETRA B
A Aumentar o número de válvulas de controle de fluxo.
Errada - aumento da perda de carga
B Reduzir a distância entre a cota do reservatório e a cota da bomba.
Correta - redução da energia necessária para a sucção do reservatório (bomba não afogada)
C Diminuir a pressão do fluido no reservatório.
Errada - diminuição do NPSHdisp
D Aumentar a temperatura da água no reservatório.
Errada - aumento da pressão de vapor
E Reduzir o diâmetro da tubulação.
Errada - aumento da perda de carga
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: ITEP-RN Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - ITEP - RN - Perito Criminal - Engenharia Civil
Em instalações hidrossanitárias, existe uma tubulação com trecho compreendido entre a última seção do subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e o coletor público ou sistema particular. Essa tubulação trata-se do(a)
A) caixa de inspeção.
B) subcoletor predial.
C) coletor predial.
D) coletor público.
E) caixa de passagem.
LETRA C
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de João Pessoa - PB Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Engenheiro
Para os cálculos de uma rede hidráulica de água fria, o calculista precisa ter em mente uma série de limites de pressão para o sistema funcionar adequadamente. Dessa maneira, assinale a alternativa correta quanto a esses parâmetros.
A) No ponto de utilização, a pressão dinâmica não pode ser inferior a 10 KPa e a pressão estática nesses pontos não pode superar 400 KPa.
B) No ponto de utilização, a pressão dinâmica não pode ser inferior a 20 KPa e a pressão estática nesses pontos não pode superar 400 KPa.
C) No ponto de utilização, a pressão dinâmica não pode ser inferior a 10 KPa e a pressão estática nesses pontos não pode superar 200 KPa.
D) No ponto de utilização, a pressão dinâmica não pode ser inferior a 20 KPa e a pressão estática nesses pontos não pode superar 200 KPa.
E) No ponto de utilização, a pressão dinâmica não pode ser inferior a 5 KPa e a pressão estática nesses pontos não pode superar 200 KPa.
LETRA A
NBR 5626/2020
P. rede mín.: 5kpa
P. Utilização mín.:10 kpa
P. Estática máxima: 400 kpa
Sobrepressão: 200 kpa
Ensaio de estanqueidade nas tubulações 600 kpa
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de João Pessoa - PB Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Engenheiro
Um engenheiro civil está executando uma série de residências em um futuro conjunto habitacional. Conhecedor das características da região, sabe que há constante falta de água na localidade. Assim, há uma preocupação maior com os reservatórios de cada casa que devem ter um volume total de água armazenada para atender no mínimo
A) 12 horas de consumo normal.
B) 36 horas de consumo normal.
C) 24 horas de consumo normal.
D) 48 horas de consumo normal.
E) 08 horas de consumo normal.
LETRA C
NBR 5626/2020
O volume total de água reservado deve atender no mínimo 24 h de consumo normal no
edifício e deve considerar eventual volume adicional de água para combate a incêndio quando este
estiver armazenado conjuntamente.
NOTA Na impossibilidade de determinar o volume máximo permissível, recomenda-se limitar o volume
total ao valor que corresponda a três dias de consumo diário ou prever meios que assegurem a preservação
das características da água potável.
min- 1Dia+ RI
máx- 3Dias+ RI
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de João Pessoa - PB Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Engenheiro
Nas instalações hidráulicas de água fria, o valor de pressão estática ou dinâmica a que um componente fica submetido, em condição de operação normal, denomina-se
A) suprimento.
B) utilização.
C) ensaio.
D) serviço.
E) trabalho.
LETRA E
NBR 5626/2020 - Sistemas prediais de água fria e água quente - Projeto, execução, operação e manutenção:
3.36 Ponto de Suprimento
Extremidade a jusante de tubulação diretamente ligada à fonte de abastecimento que alimenta um reservatório de água em sistema indireto ou pontos de utilização em sistema direto.
3.37 Ponto de Utilização
Extremidade do sub-ramal a montante da peça de utilização, até onde ficam preservadas as características da água para o uso a que se destina, e a partir do qual a água a jusante passa a ser considerada água servida.
3.38 Pressão de Ensaio
Valor de pressão estática aplicada a uma tubulação a fim de verificar a sua integridade e estanqueidade.
3.39 Pressão de Serviço
Maior valor de pressão a que um componente pode ficar submetido em condição de operação normal.
3.40 Pressão de Trabalho
Valor de pressão estática ou dinâmica a que um componente fica submetido em condição de operação normal.
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de João Pessoa - PB Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Engenheiro
O tratamento secundário de uma estação de tratamento de esgoto consiste no conjunto de operações e processos unitário que visam, principalmente, à remoção da matéria orgânica, ocorrendo tipicamente após o tratamento primário, normalmente com eficiência de remoção de SS (Sólidos em Suspenção) e de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de cerca de
A) 40% a 50%.
B) 50% a 60%.
C) 70% a 80%.
D) 80% a 90%.
E) 90% a 99%.
LETRA D
Ano: 2021 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de João Pessoa - PB Prova: INSTITUTO AOCP - 2021 - Prefeitura de João Pessoa - PB - Engenheiro
A relação entre a vazão afluente a uma unidade de tratamento de esgoto e a área horizontal na qual essa vazão é distribuída, expressa em metros quadrados por metro cúbico por dia, é a taxa de
A) aplicação orgânica.
B) aplicação de sólidos.
C) aplicação hidráulica.
D) escoamento superficial.
E) vazão superficial.
LETRA C