Questões CSM Pediatria Flashcards
A utilização dos abridores de boca é parte de um conjunto de técnicas e recursos de manejo do comportamento especialmente desenvolvido para o atendimento odontológico infantil. De acordo com Corrêa (2017), sobre o uso dos abridores de boca, assinale a opção INCORRETA.
(A) É utilizado em odontopediatria principalmente na faixa etária entre O (zero) e 30 (trinta) meses.
(B) Seu uso é reconhecido como um meio eficiente, seguro e indicado para atendimento a crianças de pouca idade.
(C) Possui utilidade no atendimento a pacientes especiais, infantis ou não, ou para qualquer paciente que não possua habilidade de manter a boca aberta por períodos prolongados.
(D) O uso prolongado dos abridores de boca pode causar exaustão à musculatura facial.
(E) Em crianças muito resistentes, podem-se associar dois tipos diferentes de abridores: primeiro o abridor metálico para regular a abertura de boca e depois instala-se o monobloco.
Letra D
O exame radiográfico constitui-se um dos mais importantes auxiliares na determinação do diagnóstico em odontopediatria. De acordo com Duque et a/ (2013), em relação aos riscos biológicos causados pelas radiações, é correto afirmar que:
(A) o efeito das radiações é menor nas células menos diferenciadas e em grande atividade reprodutora, como, por exemplo, os linfócitos.
(B) dentre os efeitos diretos que a radiação X pode causar às células, pode-se citar a reação com a água intercelular, produzindo radicais livres como íons e peróxido de hidrogênio.
(C) os efeitos genéticos são mutações que ocorrem nas células irradiadas, cujas alterações se manifestarão nos descendentes, principalmente quando o dano ocorrer em células germinativas.
(D) os efeitos somáticos são caracterizados por manifestações no próprio indivíduo, a curto ou longo prazo, independendo da idade do paciente e da duração da dose de radiação utilizada.
(E) as crianças apresentam menor radiossensibilidade tecidual devido ao grande número de células imaturas, o que favorece a recuperação celular.
Letra C
De acordo com Andreasen e Andreasen (2001), sobre as características clínicas e radiográficas típicas dos diferentes tipos de traumatismos de luxação, assinale a opção correta.
(A) Na luxação lateral e na intrusão comumente observa-se, ao exame clínico, a presença de mobilidade anormal.
(B) Na concussão pode-se observar, ao exame radiográfico, um deslocamento do elemento dentário traumatizado.
(C) Na subluxação e na extrusão, observa-se, ao teste de percussão, a presença de um som surdo.
(D) Dentes que sofreram extrusão apresentam sangramento proveniente do ligamento periodontal e resposta positiva ao teste de sensibilidade.
(E) Na concussão não há sensibilidade ao teste de percussão, pois foram sofridos mínimos traumatismos pelas estruturas periodontais.
Letra C
Segundo Dean, McDonald e Avery (2011), assinale a opção correta quanto ao desenvolvimento cronológico e erupção dos dentes.
(A) De acordo com Moyers, a sequência normal de erupção dos dentes permanentes superiores é: primeiro molar, incisivo central, incisivo lateral, canino, primeiro pré-molar, segundo pré-molar e segundo molar.
(B) E desejável que a erupção do canino inferior permanente ocorra antes da erupção do primeiro e segundo pré-molares inferiores. Essa sequência auxilia na manutenção do comprimento do arco.
(C) A perda prematura dos molares decíduos na arcada superior permite o desvio e a inclinação mesial do primeiro molar permanente, resultando em bloqueio do canino permanente por lingual.
(D) O período de erupção tanto dos dentes decíduos quanto dos permanentes varia muito. Variações de 12 meses para mais ou para menos na época usual da erupção podem ser consideradas normais.
(E) Os fatores apontados como responsáveis pela erupção dentária são: alongamento da raiz, forças exercidas pelos tecidos vasculares acima da raiz, diminuição e compressão da membrana periodontal e presença de um folículo dental viável.
Letra B
O uso profissional de flúor está indicado em inúmeras situações clínicas, nas quais o controle da doença cárie pelo paciente não está sendo adequadamente realizado apenas com o uso de dentifrício fluoretado. Segundo Corrêa (2017), sobre o uso profissional de fluoretos, assinale a opção correta.
(A) Nas apresentações em espuma ou em mousse, o FFA (Fluorfosfato acidulado) possui formulação diferente da utilizada na apresentação em gel.
(B) Com relação ao uso de verniz fluoretado, após a sua aplicação, recomenda-se que a escovação dentária seja realizada pelo paciente somente 24 horas após o procedimento.
(C) O diamino fluoreto de prata (DFP) foi desenvolvido há mais de 50 anos no Japão com o objetivo de paralisar lesões de cárie em dentina. Entretanto, atualmente há evidências do seu efeito no controle de cárie em esmalte.
(D) Uma das vantagens de se aplicar o FFA (Fluorfosfato acidulado) a 1,23% em espuma é que uma quantidade de flúor de 2 a 3 vezes menor é colocada na boca da criança em comparação com o mesmo volume de gel aplicado.
(E) O uso de uma pequena quantidade do FFA (Fluorfosfato acidulado) em gel a 1,23% na escova dental em programas comunitários de “fluorterapia intensiva” já apresenta evidências científicas comprobatórias da sua eficácia.
Letra D
De acordo com Santos-Pinto, Fragelli e Imparato (2020) é fundamental que o clínico avalie a severidade e atividade das lesões de cárie, assim como o risco individual à cárie dentária. A respeito dos critérios de Nyvad para avaliação da severidade e da atividade de cárie, é correto afirmar que:
(A) esse critério de avaliação permanece o mesmo, sem alteração desde 2005, podendo ser utilizado em dentes decíduos e permanentes.
(B) é um método tátil-visual que contém 7(sete) códigos para registrar os diferentes estágios das lesões, desde superfícies hígidas até cavitadas em dentina.
(C) é um critério de avaliação que pode ser utilizado por clínicos no consultório e no serviço público, ou por pesquisadores em estudos transversais, longitudinais ou ensaios clínicos.
(D) é um critério de avaliação de alta complexidade para ser aplicado, porém apresenta um bom desempenho em termos de acurácia, reprodutibilidade e validade.
(E) os códigos utilizados para avaliação diferenciam superfícies hígidas, restauradas e lesões de cárie secundária, e contemplam somente a dentição decídua.
Letra C
A escolha do tratamento adequado para os dentes acometidos pela Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) representa um grande desafio para os cirurgiões dentistas. Segundo Santos-Pinto, Fragelli e Imparato (2020), com relação às opções de tratamento para HMI, é correto afirmar que:
(A) para pacientes com extensa perda estrutural pós-irruptiva e hipersensibilidade, uma alternativa é a técnica indireta com a utilização de cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.
(B) preconiza-se a terapia com verniz de fluoreto de sódio a 5%, recomendando-se profilaxia prévia, isolamento relativo e aplicação do verniz. Esse protocolo deve ser empregado 4 (quatro) vezes, com intervalo quinzenal.
(C) o mecanismo de ação do infiltrante resinoso baseia-se na remoção da camada superficial da lesão de esmalte pela ação química do ácido clorídrico (HCL 15%) e posterior infiltração dessa resina fluida de baixa viscosidade.
(D) quando da utilização de bandas ortodânticas em casos de molares severamente afetados, após a restauração, deve ser realizado controle periódico anual para evitar dano periodontal e desenvolvimento de lesões cariosas.
(E) a coroa de aço é uma opção temporária para molares permanentes severamente afetados pela HMI, requer leve preparo da estrutura dentária e remoção parcial do tecido hipomineralizado para melhor adaptação.
Letra C
De acordo com Duque et al (2013), com relação à terapia pulpar conservadora em dentes decíduos, é correto afirmar que:
(A) o capeamento pulpar indireto consiste na remoção total da dentina cariada e proteção do complexo dentino-pulpar com um material biocompatível.
(B) o capeamento pulpar direto não está indicado em exposição mecânica acidental no fim do preparo cavitário, quando todo ❑ tecido cariado contaminado já tenha sido removido.
(C) nos casos de capeamento pulpar indireto, deve-se utilizar, sobre o cimento de hidróxido de cálcio, uma restauração adequada, preferencialmente com cimento de ionômero de vidro.
(D) no capeamento pulpar indireto tradicional, é recomendada a reabertura da cavidade após 60 a 90 dias da primeira sessão, para se verificar o aumento da dureza da dentina no fundo da cavidade.
(E) o capeamento pulpar direto pode ser utilizado em dentes com leve sintomatologia dolorosa, desde que a exposição pulpar seja pequena e ocorra na ausência de contaminantes na cavidade bucal.
Letra C
De acordo com Duque et a/ (2013), os mantenedores de espaço são dispositivos fixos ou removíveis utilizados para preservar o perímetro do arco dentário em casos de perda precoce ou exodontia eletiva de um ou mais dentes decíduos. Assim, assinale a opção que NÃO apresenta um requisito para a utilização dos mantenedores de espaço.
(A) Restaurar a função mastigatória.
(B) Não alterar a erupção do dente permanente.
(C) Proporcionar estética satisfatória.
(D) Depender da colaboração do paciente.
(E) Impedir a extrusão do antagonista.
Letra D
A pulpotomia é um procedimento muito utilizado como tratamento conservador em dentes decíduos e permanentes jovens. De acordo com Kramer e Feldens (2013), assinale a opção que apresenta a correlação correta entre os medicamentos utilizados para pulpotomia em dentes decíduos e o objetivo proposto.
(A) Formocresol e eletrocirurgia - desvitalização.
(B) Glutaraldeído e eletrocirurgia - preservação.
(C) Formocresol e sulfato férrico - desvitalização.
(D) Sulfato férrico e hidróxido de cálcio - regeneração.
(E) Glutaraldeído e agregado de trióxido mineral preservação.
Letra A
A odontologia tem avançado de modo a proporcionar diversas técnicas e materiais a serem utilizados para o tratamento de grandes destruições dentárias. Tendo como exemplo as próteses parciais fixas, usadas também como mantenedores de espaço e que podem ser confeccionadas pela técnica semidireta. De acordo com Bussadori et a/ (2021), a respeito das vantagens da técnica semidireta, assinale a opção correta.
(A) Adaptação da peça protética (confeccionada diretamente sobre o remanescente dentário).
(B) Rapidez (sessão única, tempo de trabalho total de aproximadamente 30 minutos)
(C) Preparos e desgastes dentários conservadores, apesar de necessários.
(D) Resistência (resinas compostas associadas à fibra de vidro).
(E) Custos mais reduzidos (comparados com
restaurações diretas).
Letra D
De acordo com Corrêa (2017) as lesões de cárie dentária com envolvimento de dentina, conhecidas como lesões ocultas ou lesões moderadas, nas quais a profundidade da lesão atinge até a metade externa da dentina, podem receber abordagens não invasivas como meio de paralisação, sendo o selamento da lesão de cárie a técnica indicada para o tratamento. A respeito dessa técnica, assinale a opção correta.
(A) A fim de receber o selamento, o dente deve ser submetido à remoção químico-mecânica do biofilme aderido à superfície dentária por meio de profilaxia prévia com pasta de pedra-pomes e glicerina.
(B) Uma vez que são preconizados materiais resinosos, necessita-se de campo seco obtido por meio de isolamento relativo com roletes de algodão de boa qualidade e grande capacidade de absorção.
(C) O selante resinoso deve ser aplicado na área de superfície, previamente condicionada, com o auxílio do aplicador fornecido pelo fabricante ou com uma seringa Centrix® para melhor adaptação do material na superfície.
(D) Essa abordagem pode ser utilizada em lesões em metade externa que clinicamente já apresentem cavidade visível em dentina, desde que essa cavidade não tenha abertura superior a 3 mm de diâmetro em esmalte e sem histórico de sensibilidade dolorosa.
(E) O selante é aplicado após o condicionamento ácido da superfície com ácido fosfórico em torno de 35% por 15 segundos (de acordo com o tempo recomendado pelos fabricantes) e após o uso do sistema adesivo (pelo envolvimento dentinário), devendo ser fotopolimerizado por 40 segundos.
Letra D
O conceito de pacientes com necessidades especiais na odontologia é amplo e abrange indivíduos que possuem uma ou mais limitações, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que os impeça de serem submetidos a uma situação odontológica convencional. De acordo com Duque et a/ (2013), com relação ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes com necessidades especiais, é correto afirmar que:
(A) no atendimento de pacientes com alterações cardíacas congênitas e adquiridas, a profilaxia antibiótica é recomendada em procedimentos odontológicos, como confecção de radiografias odontológicas e colocação de aparelhos ortodônticos.
(B) ao atender crianças portadoras de diabetes melito, a xerostomia é um fator importante a ser constatado, pois, apesar de não influenciar no risco de cárie, é responsável por aumentar o risco de desenvolvimento de gengivite.
(C) nos casos de atendimento a pacientes com leucemia em fase de remissão, tratamentos curativos e cirúrgicos podem ser realizados, como as terapias pulpares e exodontias, levando em consideração a necessidade de profilaxia prévia a esses
procedimentos.
(D) em pacientes portadores de insuficiência renal crônica (IRC), o profissional deve estar atento, pois a maioria dos estudos tem associado a IRC à alta prevalência de cárie devido à diminuição do ph saliVar.
(E) dentre as principais características craniofaciais de crianças com anemia falciforme estão: aumento dos espaços medulares e padrão trabecular grosseiro do osso alveolar (aparência de “escada”).
Letra E
Em odontopediatria, a compreensão do desenvolvimento humano torna-se aspecto fundamental à interação do odontopediatra e sua equipe com o paciente e seu(s) acompanhante(s). De acordo com as ideias de Piaget, segundo Corrêa (2017), correlacione os estágios de desenvolvimento cognitivo e comportamental às suas respectivas idades, e assinale a opção correta.
ESTÁGIOS
I- Pré-operatório
II- Operatório formal
III- Operatório concreto
IV- Sensório-motor
IDADES
( ) Do nascimento até os 2 anos de idade.
( ) Adolescência e vida adulta.
( ) Após os 7 anos de idade.
( ) A partir dos 2 anos de idade.
(A) (IV) (III) (II) (I)
(B) (IV) (II) (III) (I)
(C) (I) (II) (III) (IV)
(D) (I) (III) (II) (IV)
(E) (II) (III) (IV) (I)
Letra B
A busca de soluções para a interrupção de um hábito bucal deletério por meio do uso de manobras é uma opção oferecida pela odontologia. De acordo com Duque et ai (2013), com relação ao uso dessas manobras, assinale a opção correta.
(A) A utilização da grade palatina pode auxiliar no abandono do hábito, devendo ser implementado após avaliação fonoaudiológica, e sua permanência na cavidade bucal deve ser de, no mínimo, 1 ano para o sucesso clínico final.
(B) A utilização da férula de Anke domo dispositivo interceptativo que atua na sequela deixada pela instalação do hábito é bem difundida e comprovada cientificamente.
(C) Entre os 2 e 4 anos de idade, sugere-se uma intensificação quanto ao aconselhamento para remoção do hábito, pois existe grande possibilidade de autocorreção morfológica da maloclusão se este for removido até os 4 anos de idade.
(D) Dentre as estratégias para remoção do hábito de sucção de polegar e onicofagia estão: usar esmaltes de sabor desagradável e envolver com gaze os dedos ou a mão. O uso dessas técnicas é considerado como reforço positivo, e é considerado eficaz.
(E) O uso da placa de mordida miorrelaxante tem como objetivo conter o desgaste oclusal patológico dos dentes decíduos e permitir a erupção contínua de dentes posteriores, evitando perda de dimensão vertical, tendo que ser usado de dia e à noite.
Letra C