Questões CESPE Flashcards
No que diz respeito à ética no setor público, julgue o item seguinte.
No exercício do cargo ou da função pública, o servidor público deve nortear suas ações pela dignidade, pelo decoro, pelo zelo, pela eficácia e pela consciência dos princípios morais.
CERTO.
A informação está correta. Os servidores públicos devem nortear suas ações pelos princípios da dignidade, decoro, eficiência e pela consciência dos princípios morais. Esses princípios estão estabelecidos na Constituição Federal brasileira, no artigo 37, c. Eles são fundamentais para garantir a boa prestação do serviço público e a confiança da população nas instituições governamentais.
A respeito da relação entre ética, moral e democracia e dos aspectos atinentes ao exercício da cidadania, julgue os itens subsequentes.
A educação é fator fundamental para o exercício da cidadania, tendo sido garantida, à luz desse viés, pela Constituição Federal de 1988 como um direito de todos e um dever do Estado e da família.
CERTO.
Art. 205 da CF/88. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A respeito da ética e da moral, julgue os itens seguintes.
I A ética tem como objeto de estudo o pensamento acerca das ações humanas e dos seus fundamentos.
II Toda organização social humana possui uma moral, revelada por regras de conduta e comportamento que variam ao longo da história.
III A moral, ao contrário da ética, não comporta análise de subjetividade dos comportamentos, razão pela qual seu estudo deve ser dissociado de dimensões psicológicas do indivíduo.
Assinale a opção correta.
A) Apenas os itens I e II estão certos.
B) Apenas os itens I e III estão certos.
C) Apenas os itens II e III estão certos.
D) Todos os itens estão certos.
LETRA A.
III. Incorreto. A MORAL, ASSIM COMO A ÉTICA, comporta análise da subjetividade dos comportamentos. A moralidade está relacionada às normas, valores e princípios que orientam o comportamento humano, e esses aspectos podem ser influenciados pela psicologia individual e coletiva. Portanto, o estudo da moral não deve ser dissociado das dimensões psicológicas do indivíduo.
Dessa forma, os itens I e II estão corretos, enquanto o item III está incorreto.
A observância da moralidade na administração pública possui estatura unicamente infraconstitucional, pois se origina de disciplina veiculada nos códigos de ética elaborados no âmbito das administrações federais, estaduais e municipais.
ERRADO.
É dos princípios da administração pública art. 37 da CF (LIMPE - Moralidade).
A ética e a moral não são sinônimas, sendo esta última objeto de estudo da primeira, que, por sua vez, poderia ser definida como ciência da moral.
CERTO.
A Comissão de Ética Pública (CEP) será integrada por
A) nove brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo presidente do Congresso Nacional, para mandato de dois anos, vedada a recondução.
B) sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo presidente da República, para mandato de dois anos, vedada a recondução.
C) nove brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo presidente do Congresso Nacional, para mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução.
D) sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo presidente do Congresso Nacional, para mandato de três anos, vedada a recondução.
E) sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo presidente da República, para mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução.
LETRA E.
O Decreto nº 6.029/2007, que instituiu o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, prevê que, nas deliberações da Comissão de Ética Pública (CEP), o voto de qualidade será proferido pelo:
A) presidente da CEP.
B) ministro da Casa Civil.
C) presidente da República.
D) membro mais antigo da CEP.
E) conselheiro-executivo da CEP.
LETRA A.
A respeito da relação entre ética, moral e democracia e dos aspectos atinentes ao exercício da cidadania, julgue os itens subsequentes.
As capacidades eleitorais ativa e passiva são facetas do exercício da cidadania inseridas no contexto das democracias.
CERTO.
A respeito da relação entre ética, moral e democracia e dos aspectos atinentes ao exercício da cidadania, julgue os itens subsequentes.
Na perspectiva clássica, a ética assume uma concepção predominantemente formal, dissociada da análise dos bens que as pessoas desejam e do modo como aqueles são distribuídos no direito, na política e na economia.
ERRADO.
A afirmativa está errada porque a ética, mesmo na perspectiva clássica, não é predominantemente formal nem está dissociada da análise dos bens que as pessoas desejam ou da forma como esses bens são distribuídos na sociedade. Na verdade, muitas abordagens clássicas da ética estão profundamente envolvidas com questões substantivas sobre o que é bom, justo e desejável para os indivíduos e para a sociedade como um todo.
Julgue os próximos itens, que tratam de postura profissional e relações interpessoais.
Tratar as pessoas de maneira igualitária no ambiente de trabalho em relação aos comportamentos éticos, justos e imparciais é um erro atitudinal que deve ser evitado.
ERRADO.
Para manter uma postura profissional apropriada ao ambiente de trabalho, é necessário conhecer os próprios princípios pessoais bem como as diretrizes organizacionais estabelecidas pela instituição.
CERTO.
Manter uma postura profissional apropriada no ambiente de trabalho é essencial e isso envolve uma compreensão clara de seus próprios princípios pessoais e das diretrizes organizacionais estabelecidas pela instituição.
Os princípios pessoais são a base de nossas ações e decisões. Eles refletem nossos valores, ética e moral. Por outro lado, as diretrizes organizacionais fornecem um quadro de referência para o comportamento esperado no local de trabalho. Elas podem incluir políticas sobre conduta profissional, comunicação, vestimenta, ética, privacidade, etc.
Kant professava uma ética que pode se chamar do interesse, visto que entendia que os atos bons devem conduzir à prática de um bem útil.
ERRADO.
A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal, o seja, ter benefício para todos.
Kant também diferencia dois tipos de ações: “agir por dever” e “agir conforme dever”. Quando agimos objetivando um outro fim além da própria ação, essa seria uma ação antiética – agir conforme o dever. Quando agimos objetivamos a realização da própria ação sem ganhar nada em troca, essa seria uma ação ética – agir por dever.
Kant desenvolve um de seus principais conceitos, o Imperativo Categórico. Para ele, quando um indivíduo encontrar-se diante de um dilema, sem saber o que seguir, ele deve perguntar-se “seria saudável para a sociedade se todos fizessem isso que estou prestes a fazer?”. Se não for, você deve evitar a ação, através do uso da racionalidade.
Fonte: DIAS, Maria Cristina Longo Cardoso. O DIREITO E A ÉTICA EM BENTHAM E KANT: UMA COMPARAÇÃO. Trans/Form/Ação, Marília , v. 38, n. 1, p. 147-166, Apr. 2015 .
Em uma equipe de trabalho, pode-se dizer que todos são líderes, porque todos contribuem com ideias, interagindo para compartilhar informações e tomar decisões.
ERRADO.
Nesse item a questão se refere ao líder formal ou estatutário.
Item errado. o conceito de liderança È, no seu todo, resultado da identificação de dois tipos de liderança: a liderança estatutária, também designada muitas vezes como formal e a liderança emergente, conhecida também como informal. A liderança estatutária ou formal está associada a uma posição na estrutura de poder formal à qual correspondem comportamentos esperados de indivíduos ocupando um estatuto oficialmente reconhecido. Por contraste, a liderança emergente corresponde aquela que È exercida por alguém independentemente da posição oficial que ocupa. Um membro que não detenha uma posição oficial de liderança, pode exercer uma influência decisiva no grupo, por exemplo ao expressar uma ideia proveitosa, ao colocar uma questão pertinente, ao ajudar o grupo a formular um plano ou mesmo ao fazer sugestões úteis ao líder estatutário. Estes atos podem constituir um comportamento de liderança muito importante, ainda que não sejam atos de um líder estatutário..
Fonte: LOURENÇO, Paulo R. Liderança e eficácia: uma relação revisitada. Psychologica, v. 23, p. 119-130, 2000.
Ética é um conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. Analise as afirmativas com relação aos comportamentos éticos aplicáveis universalmente.
I. Não fazer promessas que não pretende ou que sabe que dificilmente conseguirá cumprir.
II. Respeitar a autonomia individual, induzindo o pensamento das pessoas, apenas quando necessário e/ou para o próprio bem delas.
III. Não enganar as pessoas. A mentira é um vício, especialmente quanto à supervalorização das próprias capacidades. Acostumar-se com a ideia de que as pessoas merecem saber a verdade.
IV. Cumprir com as obrigações, mesmo que a despeito de inconveniência pessoal.
É correto o que se afirma em:
A) I e III, somente.
B) I, III e IV, somente.
C) III e IV, somente.
D) II e III, somente.
E) todas.
LETRA E.