QCE MAPA II Flashcards
Cite as 5 principais funções do sistema complemento
- Citólise
- Opsonização de antígenos
- Ativação da inflamação;
- Quimiotaxia;
- Remoção e solubilização de imunocomplexos.
Qual a função da inflamação?
Facilitar a chegada e entrada de células de defesa e mediadores químicos ao local da infecção.
O sistema complemento e os anticorpos são participantes da resposta imune…?
São dois dos principais efetores da resposta imune HUMORAL.
Complete: Os agregados linfóides estão localizados _____ a mucosa.
SOBRE/SOB
Os agregados linfóides estão localizados SOB a mucosa.
Os macrófagos teciduais (derivados dos monócitos sanguíneos) e neutrófilos são produzidos pela medula óssea, circulam pelo sangue e saem da circulação e invadem os tecidos orientados por mediadores químicos liberados pelos linfócitos T auxiliares.
Apesar de parecer correta, a afirmativa foi considerada errada por, nesse caso, se referir à resposta imune inata, onde os macrófagos e neutrófilos são atraídos por agentes químicos liberados na inflamação.
Quais as principais fontes de casos esporádicos e de surtos, respectivamente, de Campylobacter?
Os frangos são as maiores fontes potenciais de Campylobacter infecciosos. Em consequência, a maioria dos casos esporádicos é oriunda de preparações higienicamente inadequadas ou do consumo de produtos de aves que foram inadequadamente manipulados. A maioria dos surtos causados por C. jejuni, os quais são muito menos frequentes que enfermidades esporádicas, é associada com o consumo de leite cru ou água não clorada
Calor, secagem e sal: O Staphylococcus aureus é resistente ou sensível a quais desses fatores?
O organismo é rapidamente eliminado pelo calor (D65.5=0,2 a 2,0 minutos), mas é RESISTENTE À SECAGEM E TOLERANTE AO SAL.
Cite as características da síndrome de Guillain Barré
GBS é um distúrbio autoimune do sistema nervoso periférico, caracterizada por fraqueza normalmente simétrica ascendente, de início agudo mas que se desenvolve em um período de muitos dias. A GBS é provavelmente uma resposta autoimune dos gangliosídeos GM1, nos nervos periféricos, após a infecção por C. jejuni O19.
Quais são as características das lesões de attachment-effacement causadas pelas cepas de EPEC E. coli?
Essas lesões são caracterizadas pelo DESAPARECIMENTO das bordas em forma de cerdas das microvilosidades próximas à bactéria aderida e pela anexação bacteriana, mediada pela intimina, à membrana plasmática da célula hospedeira.
Cite o período de incubação aproximado do Clostridium perfringens
8 a 12 horas
Quais os limites de temperatura que se deve conservar os alimentos para evitar a multiplicação de Bacillus cereus?
Temperatura <10ºC ou >60ºC
Qual a prevalência da Brucella suis no Brasil?
Está presente no Brasil, porém com uma prevalência baixa.
As colônias de Brucella spp. lisas apresentam o LPS constituído fundamentalmente por que substância?
As colônias de Brucella spp. lisas apresentam o LPS constituído fundamentalmente por um POLISSACARÍDEO (cadeia O), composto por um homopolímero da perosamina (N, formil-4-amino,4,6-dideoximanose), enquanto as colônias de Brucella spp. rugosas apresentam esta cadeia O de maneira deficiente ou até mesmo ausente.
Qual teste diagnóstico do botulismo é baseado na detecção da toxina botulínica em camundongos?
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por SORONEUTRALIZAÇÃO em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o soro sanguíneo. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
Cite a classificação de agentes etiológicos humanos e animais com base no risco apresentado, formulada pela CTNBio e a reeditada em 2006, e enquadre em qual delas está o Mycobacterium tuberculosis e o M. bovis.
• Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade):
inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
• Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade):
inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação
na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.
• Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade):
inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.
• Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade):
inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas
e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: Vírus Ebola.
• Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente): inclui agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas e/ou na produção de alimentos.
Qual o nome do complexo que engloba M.africanum, M.tuberculosis e M.bovis?
As micobactérias citadas formam o chamado complexo Mycobacterium tuberculosis
Quais as micobactérias do complexo MAIS?
Mycobacterium avium, M. intracellulare e M. scrofulaceum
Defina “Índice de mortalidade proporcional”
O Índice de mortalidade proporcional resulta da relação do número de óbitos por determinada causa pelo número total de óbitos. Serve para avaliar proporcionalmente a importância de determinada causa de óbito em uma população.
A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se…?
A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se PROCESSO EPIDÊMICO.
Valor Preditivo, Sensibilidade e Especificidade: Quais possuem variação dentro de um mesmo teste, e quais não variam substancialmente dentro de um mesmo teste?
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo não ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência. Quanto maior a verdadeira prevalência da enfermidade, maior o valor preditivo positivo do teste.
Quais são os três métodos mais usados para estimativa de populações? E descreva brevemente cada um.
Método Natural: Quando se possui todos os dados, este método pode ser usado, consistindo em somar à cifra do último censo o aumento determinado por nascimentos e imigração e subtrair a diminuição ocasionada por óbitos e emigração.
Método Matemático Aritmético: Quando não se possui todos os dados; o método consiste em considerar que o crescimento da população ocorre na mesma quantidade de indivíduos (valores absolutos) a cada período de tempo (geralmente a unidade é ano). Exemplo: População de 100 pessoas cresce 10 indivíduos por ano. Em 3 anos terá 30 indivíduos a mais.
Método Matemático Geométrico: Quando não se possui todos os dados; o método consiste em considerar que o crescimento da população ocorre na mesma razão/taxa (valores proporcionais) a cada período de tempo (geralmente a unidade é ano). Exemplo: População de 100 pessoas cresce 10% ao ano. Em 3 anos terá aproximadamente 33 indivíduos a mais.
Qual a principal característica dos Estudos Ecológicos?
Trata-se de uma pesquisa realizada com dados estatísticos. Ao contrário dos outros tipos de delineamento, a unidade de análise não é constituída de indivíduos, mas de grupos de indivíduos. Por essa razão, é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.
Cite quais são as Medidas de Ocorrência e quais são as Medidas de Associação.
Medidas de ocorrência
Poderão ser expressos por:
- Medidas de tendência central (média, mediana ou moda)
- Frequência (absoluta ou relativa)
- Coeficientes (incidência ou prevalência)
Medidas de associação
Esses indicadores medem a força ou a magnitude de uma associação entre variáveis epidemiológicas. São de dois tipos:
- Proporcionalidade
- Diferença
Diferencie métodos laboratoriais diretos e indiretos de identificação do agente, bem como os subtipos de métodos indiretos.
Métodos diretos são aqueles que visam constatar diretamente a presença do agente etiológico, como cultura ou PCR. Neste caso, não haverá possibilidade de falsos positivos, pois a identificação do agente seria indício definitivo da infecção.
Métodos indiretos, por sua vez, podem ser subdivididos em:
a- Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
b- Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
Descreva erro de amostragem.
Erro de amostragem é a discrepância entre o valor obtido com uma amostra e o valor que seria obtido caso fossem examinadas todas as unidades da população.
Defina Coeficiente Geral de Mortalidade
Como trata-se de um indicador com dados retrospectivos, indica a probabilidade que TEVE (no passado) um indivíduo daquela população de morrer durante aquele período de tempo.
Diferencie Variável Causal, Variável Adicional, Variável Dependente.
Variável Dependente: É a doença, ou seja, é o EFEITO da ausência ou presença da variável em estudo.
Variável Causal: É o fator estudado na Hipótese Causal, a cuja presença ou ausência se atribui a variável dependente (doença).
Variáveis Adicionais: São aquelas de caráter independente, que podem influir sobre a hipótese causal. Podem ser controláveis ou não controláveis.
Defina o Coeficiente Geral de Natalidade
É um indicador utilizado para avaliar a INTENSIDADE do crescimento populacional. É expresso pelo número de nascidos vivos sobre a população naquela área e naquele período.
Defina o que é um FOCO para a defesa sanitária animal.
Foco: é um episódio de uma enfermidade, ocorrido em um rebanho, no qual todos os seus indivíduos estão expostos ao risco de contrair a enfermidade. Devido às dificuldades de delimitar os indivíduos expostos ao risco, na prática o serviço de Defesa Sanitária Animal considera cada rebanho (cada propriedade) um foco.
Qual a taxa de mortalidade em epidemia de Doença de Newcastle em galinhas vacinadas?
Em uma epidemia afetando principalmente galinhas vacinadas as taxas de mortalidade variaram de 30% a 90%.
As lesões de estomatite vesicular estão limitadas a quais locais?
A lesões causadas pela Estomatite Vesicular ficam limitadas aos tecidos epiteliais da boca, tetos e patas.
Qual destes nomes NÃO É nome popular da Anemia Infecciosa Equina: Febre do pântano, Febre da montanha, Febre lenta, Malária Equina, Bambeira Equina, Doença de Coggins, AIDS do cavalo, Mal do Cochilo ou Cochilão.
A Bambeira Equina é nome popular da Mieloencefalite Protozoária Equina (EPM), uma doença neurológica causada pelo protozoário Sarcocystis Neurona.
O capsídeo do vírus da febre aftosa (VFA) é composto por 60 unidades estruturais. Cada uma dessas unidades, denominadas protômero, é formada por uma cópia das quatro proteínas estruturais: VP1, VP2, VP3 e VP4. A proteína VP4 localiza-se internamente na partícula viral e está intimamente associada ao DNA viral.
FALSO! FVA é RNA!!
O resto da afirmativa está correta.
A proteína VP4 localiza-se internamente na partícula viral e está intimamente associada ao RNA viral.
Qual o período de incubação médio do vírus da Peste Suína Clássica (VPSC)?
O período de incubação pode variar de 2 a 15 dias, sendo frequentemente 3 a 7 dias em casos agudos. Em condições de campo, talvez a doença não se torne evidente em um rebanho por 2 a 4 semanas ou mais
Descreva as duas formas de generalização da Tuberculose.
A generalização da infecção pode assumir duas formas:
1) MILIAR, quando ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação;
2) PROTRAÍDA, mais comum, que se dá por via linfática ou sanguínea, acometendo o próprio pulmão, linfonodos, fígado, baço, úbere, ossos, rins, sistema nervoso central, disseminando-se por, praticamente, todos os tecidos.
Durante infecções agudas, o vírus SuHV1 (Doença de Aujeszky) pode permanecer por mais de 2 semanas no epitélio tonsilar, leite, urina e secreções vaginais e prepuciais.
VERDADEIRO
Qual o período máximo de incubação da Estomatite Vesicular?
21 dias.
Doença de Newcastle: quando foi a última ocorrência da doença em aves de criação industrial em Santa Catarina?
Santa Catarina foi o primeiro local do mundo a ter uma área livre de Newcastle, sendo o último caso registrado em aves de criação industrial em 1984.
Quando foi a última ocorrência registrada da Doença de Newcastle no Brasil?
De acordo com os dados da OIE as últimas ocorrências registradas da enfermidade no Brasil foram em 2006 em aves de fundo de quintal, no estado do Mato Grosso (27 casos em um total de 78 aves), Rio Grande do Sul (17 casos em um total de 44 aves) e quatro surtos no Amazonas (6 casos em um total de 128 aves).
De quanto tempo é a validade do resultado negativo para o exame laboratorial da A.I.E., para fins de participação em eventos?
A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da A.I.E. será de 180 dias para propriedades controladas e de 60 dias para os demais casos, a contar da data da colheita da amostra.
Em relação às lesões de Tuberculose:
Em 70 a 90%…
Em 66%…
Em 95%….
Em 70% a 90% dos casos, as lesões encontram-se em linfonodos de cabeça e tórax
Em 66% dos animais necropsiados, encontra-se uma única lesão visível
Em 95% dos casos, as lesões estão localizadas em linfonodos (mediastínicos, retrofaríngeos, bronquiais, parotídeos, cervicais, inguinais superficiais e mesentéricos), pulmão e fígado.
Vacinação de todos os animais susceptíveis e controle da movimentação de animais nas fronteiras incluem-se nas ações de profilaxia sanitária para a Febre Aftosa.
Falso! Mesmo em áreas livres com vacinação, não são vacinados todos os animais susceptíveis (ex. suínos). A profilaxia para aftosa é baseada nos seguintes pontos:
· Proteção de zonas livres mediante controle e vigilância da movimentação de animais nas fronteiras.
· Sacrifício de animais infectados, recuperados e de animais suscetíveis que entraram em contato com indivíduos infectados.
· Desinfecção dos locais e de todo o material contaminado (artefatos, veículos, roupa etc).
· Destruição dos cadáveres, objetos com risco de contaminação e produtos de animais suscetíveis na zona infectada.
Em relação ao diagnóstico da Febre Aftosa, para testes sorológicos utiliza-se ELISA, prova direta de fixação de complemento ou isolamento em cultivo celular.
FALSO
Os métodos citados são para IDENTIFICAÇÃO do agente. As provas sorológicas são Neutralização do vírus e ELISA.
Por quantos dias os camundongos inoculados com material suspeito de raiva são observados?
Os camundongos adulto-jovens são observados por 30 dias e todo camundongo morto é examinado por meio da IFD.