QCE MAPA II Flashcards
Cite as 5 principais funções do sistema complemento
- Citólise
- Opsonização de antígenos
- Ativação da inflamação;
- Quimiotaxia;
- Remoção e solubilização de imunocomplexos.
Qual a função da inflamação?
Facilitar a chegada e entrada de células de defesa e mediadores químicos ao local da infecção.
O sistema complemento e os anticorpos são participantes da resposta imune…?
São dois dos principais efetores da resposta imune HUMORAL.
Complete: Os agregados linfóides estão localizados _____ a mucosa.
SOBRE/SOB
Os agregados linfóides estão localizados SOB a mucosa.
Os macrófagos teciduais (derivados dos monócitos sanguíneos) e neutrófilos são produzidos pela medula óssea, circulam pelo sangue e saem da circulação e invadem os tecidos orientados por mediadores químicos liberados pelos linfócitos T auxiliares.
Apesar de parecer correta, a afirmativa foi considerada errada por, nesse caso, se referir à resposta imune inata, onde os macrófagos e neutrófilos são atraídos por agentes químicos liberados na inflamação.
Quais as principais fontes de casos esporádicos e de surtos, respectivamente, de Campylobacter?
Os frangos são as maiores fontes potenciais de Campylobacter infecciosos. Em consequência, a maioria dos casos esporádicos é oriunda de preparações higienicamente inadequadas ou do consumo de produtos de aves que foram inadequadamente manipulados. A maioria dos surtos causados por C. jejuni, os quais são muito menos frequentes que enfermidades esporádicas, é associada com o consumo de leite cru ou água não clorada
Calor, secagem e sal: O Staphylococcus aureus é resistente ou sensível a quais desses fatores?
O organismo é rapidamente eliminado pelo calor (D65.5=0,2 a 2,0 minutos), mas é RESISTENTE À SECAGEM E TOLERANTE AO SAL.
Cite as características da síndrome de Guillain Barré
GBS é um distúrbio autoimune do sistema nervoso periférico, caracterizada por fraqueza normalmente simétrica ascendente, de início agudo mas que se desenvolve em um período de muitos dias. A GBS é provavelmente uma resposta autoimune dos gangliosídeos GM1, nos nervos periféricos, após a infecção por C. jejuni O19.
Quais são as características das lesões de attachment-effacement causadas pelas cepas de EPEC E. coli?
Essas lesões são caracterizadas pelo DESAPARECIMENTO das bordas em forma de cerdas das microvilosidades próximas à bactéria aderida e pela anexação bacteriana, mediada pela intimina, à membrana plasmática da célula hospedeira.
Cite o período de incubação aproximado do Clostridium perfringens
8 a 12 horas
Quais os limites de temperatura que se deve conservar os alimentos para evitar a multiplicação de Bacillus cereus?
Temperatura <10ºC ou >60ºC
Qual a prevalência da Brucella suis no Brasil?
Está presente no Brasil, porém com uma prevalência baixa.
As colônias de Brucella spp. lisas apresentam o LPS constituído fundamentalmente por que substância?
As colônias de Brucella spp. lisas apresentam o LPS constituído fundamentalmente por um POLISSACARÍDEO (cadeia O), composto por um homopolímero da perosamina (N, formil-4-amino,4,6-dideoximanose), enquanto as colônias de Brucella spp. rugosas apresentam esta cadeia O de maneira deficiente ou até mesmo ausente.
Qual teste diagnóstico do botulismo é baseado na detecção da toxina botulínica em camundongos?
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por SORONEUTRALIZAÇÃO em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o soro sanguíneo. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
Cite a classificação de agentes etiológicos humanos e animais com base no risco apresentado, formulada pela CTNBio e a reeditada em 2006, e enquadre em qual delas está o Mycobacterium tuberculosis e o M. bovis.
• Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a coletividade):
inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Exemplo: Lactobacillus sp.
• Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade):
inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação
na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Exemplo: Schistosoma mansoni.
• Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade):
inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.
• Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade):
inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas
e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente os vírus. Exemplo: Vírus Ebola.
• Classe de risco especial (alto risco de causar doença animal grave e de disseminação no meio ambiente): inclui agentes biológicos de doença animal não existentes no País e que, embora não sejam obrigatoriamente patógenos de importância para o homem, podem gerar graves perdas econômicas e/ou na produção de alimentos.
Qual o nome do complexo que engloba M.africanum, M.tuberculosis e M.bovis?
As micobactérias citadas formam o chamado complexo Mycobacterium tuberculosis
Quais as micobactérias do complexo MAIS?
Mycobacterium avium, M. intracellulare e M. scrofulaceum
Defina “Índice de mortalidade proporcional”
O Índice de mortalidade proporcional resulta da relação do número de óbitos por determinada causa pelo número total de óbitos. Serve para avaliar proporcionalmente a importância de determinada causa de óbito em uma população.
A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se…?
A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se PROCESSO EPIDÊMICO.
Valor Preditivo, Sensibilidade e Especificidade: Quais possuem variação dentro de um mesmo teste, e quais não variam substancialmente dentro de um mesmo teste?
Sensibilidade e especificidade são propriedades inerentes ao teste e não variam substancialmente, a não ser por mudanças na técnica ou por erros na sua aplicação. O mesmo não ocorre com o valor preditivo do teste, que depende da prevalência. Quanto maior a verdadeira prevalência da enfermidade, maior o valor preditivo positivo do teste.
Quais são os três métodos mais usados para estimativa de populações? E descreva brevemente cada um.
Método Natural: Quando se possui todos os dados, este método pode ser usado, consistindo em somar à cifra do último censo o aumento determinado por nascimentos e imigração e subtrair a diminuição ocasionada por óbitos e emigração.
Método Matemático Aritmético: Quando não se possui todos os dados; o método consiste em considerar que o crescimento da população ocorre na mesma quantidade de indivíduos (valores absolutos) a cada período de tempo (geralmente a unidade é ano). Exemplo: População de 100 pessoas cresce 10 indivíduos por ano. Em 3 anos terá 30 indivíduos a mais.
Método Matemático Geométrico: Quando não se possui todos os dados; o método consiste em considerar que o crescimento da população ocorre na mesma razão/taxa (valores proporcionais) a cada período de tempo (geralmente a unidade é ano). Exemplo: População de 100 pessoas cresce 10% ao ano. Em 3 anos terá aproximadamente 33 indivíduos a mais.
Qual a principal característica dos Estudos Ecológicos?
Trata-se de uma pesquisa realizada com dados estatísticos. Ao contrário dos outros tipos de delineamento, a unidade de análise não é constituída de indivíduos, mas de grupos de indivíduos. Por essa razão, é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.
Cite quais são as Medidas de Ocorrência e quais são as Medidas de Associação.
Medidas de ocorrência
Poderão ser expressos por:
- Medidas de tendência central (média, mediana ou moda)
- Frequência (absoluta ou relativa)
- Coeficientes (incidência ou prevalência)
Medidas de associação
Esses indicadores medem a força ou a magnitude de uma associação entre variáveis epidemiológicas. São de dois tipos:
- Proporcionalidade
- Diferença
Diferencie métodos laboratoriais diretos e indiretos de identificação do agente, bem como os subtipos de métodos indiretos.
Métodos diretos são aqueles que visam constatar diretamente a presença do agente etiológico, como cultura ou PCR. Neste caso, não haverá possibilidade de falsos positivos, pois a identificação do agente seria indício definitivo da infecção.
Métodos indiretos, por sua vez, podem ser subdivididos em:
a- Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
b- Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.