Pulmonar Flashcards
O que é a escavação pulmonar?
Lesão no parênquima pulmonar com mais de 2cm de diâmetro, com presença de pus e ar
O que pode causar escavação?
Tuberculose e neoplasias
Qual é a clinica da escavação?
Inspeção: expansibilidade diminuída em casos graves
Palpação: expansibilidade diminuída e frêmito toraco vocal aumentado
Percussão: som timpânico quando há ar, e maciço quando há pus
Ausculta: Respiração brônquica que pode estar aumentada na doença.
O que é SINAL DE SIGNORELLI? Em que doença está presente?
Sinal de Signorelli é quando na percussão dos processos espinhosos encontra-se macicez (delimitando o derrame). Normalmente seria som claro pulmonar. Presente no derrame pleural
Quais as semelhanças e diferenças da clinica do derrame pleural e do pneumotórax?
As semelhanças estão na inspeção: expansibilidade diminuída, palpação: expansibilidade diminuída e frêmito toraco vocal diminuído/abolido. E na asculta: murmúrios vesiculares diminuídos ou ausentes. As diferenças estão principalmente na PERCUSSAO, em que no derrame encontra-se som maciço ou sub-maciço, enquanto no pneumotórax encontra-se som timpânico.
Qual é a clinica da asma brônquica?
Sintomas: Opressão torácica, tosse seca, dispneia, retração de fúrcula, cansaço
Inspeção: tórax hiperinsuflado, tiragem intercostal e expiração prolongada
Palpação: expansibilidade diminuída e frêmito brônquico.
Percussão: Som timpânico
Ausculta: MV diminuídos bilateralmente com sibilancia e ronco. Em casos mais graves pode haver tórax silencioso.
Em que doenças é encontrado na percussão som timpânico, sub-maciço ou maciço?
O som timpânico é encontrado em doenças que há aumento da quantidade de ar no pulmão como pneumotórax, enfisema e asma. Já o som sub-maciço quando há diminuição da quantidade de ar, como no caso das pneumonias ou infarto pulmonar. E os sons maciços são encontrados quando há presença de algo ocupando o lugar do ar, como o derrame pleural ou massas tumorais.
O que se avalia na ausculta?
Avalia-se se os sons estão normais ou anormais, e a broncofonia (propagação sonora pelas estruturas.
O que são os sons laringo-traqueal, brônquicos e murmúrios vesiculares?
O som laringo-traqueal é encontrado na região da laringe e traqueia durante uma expiração mais prolongada e intensa que a inspiração. Já a respiração brônquica é encotrada na transição entre 1º e 2º EIC onde há uma razão mais próxima entre inspiração e expiração. O murmúrio vesicular é o som encontrado em praticamente todo o parênquima pumonar, e há um predomínio na insipiração.
O que são estertores e quais são seus tipos?
São sons de um descolabamento de alvéolo anormalmente colabado. Eles podem ser finos, grossos, inspiratórios iniciais ou inspiratórios tardios.
O que são sibilos?
São sons encontrados principalmente durante a expiração, que é a tentativa da passagem do ar por uma via com calibre reduzido
O que são roncos?
Sons encontrados normalmente em vias de grande calibre, que é a passagem do ar por uma via cheia de secreção (pode mudar com a tosse)
O que é o atrito pleural?
Ruido produzido entre os folhetos pleurais: “couro sobre couro”
O que é o estridor laríngeo?
Obstrução da passagem de ar de vias aéreas superiores. Comum ter associação com rouquidão
O que é o sopro tubário? Em que doença pode existir?
Existencia do som laringotraqueal/respiração bronquica em locais onde, fisiologicamente é encontrado murmúrio vesicular.
Onde o sopro pleural é perceptível? Em que momento é auscultado?
Som auscultado na transição entre o parênquima e a área onde há interposição liquida. Sopro encontrado durante a respiração ou quando o paciente fala trinta e três.
O que é pectorilóquia? Quando ela ocorre? Quais são seus tipos?
Aumento da nitidez da palavra quando o paciente fala no momento da ausculta. Nitida articulação da palavra. Ela pode ser fônica, áfona ou egofônica. Pode estar presente em condensações
Qual manobra avalia a ELASTICIDADE do pulmao? Como ela é feita? Em que situações a elasticidade pode estar diminuída?
MANOBRA DE LASEGUE. É uma manobra em que o examinador coloca suas mãos na parte anterior e posterior do tórax, fazendo uma leve compressão para ver a ELASTICIDADE do pulmão, que pode variar com a idade do paciente. Ela pode mostrar uma diminuição da elasticidade bilateral em casos de enfisema ou ossificação intercostal, e diminuição unilateral em casos de derrame pleural, condensações ou tumores
Qual manobra é feita para avaliar a EXPANSIBILIDADE pulmonar? Quando ela pode estar diminuída?
MANOBRA DE RUAULT. Ela é feita colocando as duas mãos sobre cada hemitorax do paciente, com encontro dos polegares na linha mediana da coluna sobre a apófise espinhosa de C7 e depois na altura da 12ª costela. Entao, pede-se para o paciente inspirar profundamente, observando o movimento das mãos para ver se existe alguma assimetria. Ela pdoe estar diminuída uni ou bilateralmente em casos de enfisema, atelectasia, derrames, tumores, etc.
Na percussão torácica, fisiologicamente, quais são os principais sons escutados?
São escutados som claro pulmonar em ápice (região clavicular) até cerca do 5ºEIC direito, uma vez que a partir do 6º será encontrado som maciço devido à presença do fígado. Som maciço na região do coração, e som timpânico no ESPAÇO DE TRAUBE, devido ao ar que se encontra no fundo gástrico, no hemitorax esquerdo em limite inferior do pulmão,