Psiquiatria Flashcards
Defina transtorno psicótico.
É caracterizado pela perda do juízo da realidade com consciência clara. Paciente começa a interpretar de
maneira errônea tudo que está ao redor dele, mas mantém o nível de consciência claro.
Existe rebaixamento do nível de consciência nos transtornos psicóticos? Porque?
Não, pois o rebaixamento do nível de consciência é típico de síndrome mental orgânica (demência e Alzheimer).
Explique sobre a evolução aguda do transtorno psicótico.
Nesse caso, o transtorno tem um início repentino e costuma apresentar uma resposta rápida ao tratamento. Paciente pode possuir remissão total dos sintomas, significa que, após receber o tratamento adequado, todos os sintomas do transtorno desapareceram. Isso pode indicar uma recuperação completa, pelo menos por um período de tempo, sem a presença de sintomas.
Explique sobre a evolução crônica do transtorno psicótico.
O transtorno é mais duradouro e os sintomas podem persistir ao longo do tempo, mesmo com o tratamento. Não há remissão total dos sintomas, significa que, apesar do tratamento, alguns sintomas podem persistir de forma mais leve ou intermitente, ou que pode haver uma remissão parcial, onde alguns sintomas desaparecem, mas outros permanecem presentes.
Defina esquizofrenia.
Transtorno psicótico grave, de causa desconhecida, com evolução crônica e não há remissão dos
sintomas, ela é progressiva e causa deterioração neuronal, seu prognóstico é ruim pois não há remissão dos
sintomas e, os sintomas negativos, principalmente, tendem a evoluir e a agravar com o decorrer da
doença.
Quais alterações a esquizofrenia provoca?
há alterações no arranjo neuronal, nas vias
mesolímbicas, nas vias mesocorticais, duplicação da camada piramidal na córtex temporal gerando
alucinações auditivas.
Explique sobre alteração do arranjo neural provocado pela esquizofrenia.
Esse arranjo se refere a organização dos neurônios no cérebro. Na esquizofrenia, há evidências de que essa organização pode estar alterada, possivelmente contribuindo para os sintomas da doença.
Explique sobre as alterações mesolímbicas e mesocorticais provocadas pela esquizofrenia.
São dois sistemas de neurotransmissores no cérebro. As vias mesolímbicas estão envolvidas em processos de recompensa e motivação, enquanto as vias mesocorticais estão associadas ao controle cognitivo e emocional. Na esquizofrenia, essas vias podem estar desreguladas, o que pode contribuir para os sintomas psicóticos e cognitivos da doença.
Explique sobre as alterações de duplicação da camada piramidal na córtex temporal provocada pela esquizofrenia.
A camada piramidal é uma parte da estrutura celular da córtex cerebral, responsável por muitas funções cognitivas (integração de informações sensoriais, processamento de memória e aprendizado, tomada de decisões, atenção e regulação emocional). A duplicação dessa camada na córtex temporal pode estar relacionada a alterações na percepção e processamento auditivo, o que pode contribuir para as alucinações auditivas comuns na esquizofrenia.
Qual a idade média que a esquizofrenia atinge?
Entre 15 e 35 anos. Porem nos homens podem acontecer mais cedo, entre 15 e 25 anos.
Cite algumas causas da esquizofrenia.
Causas genéticas (doença multigênica, quando vários genes se ativam e desencadeiam a doença), neurobiológicas e psicossociais.
Comente sobre as manifestações clínicas da esquizofrenia.
Ela é polimorfa ja que a esquizofrenia pode se manifestar de várias formas diferentes, com uma ampla gama de sintomas. Também é Heterogênea pela diversidade e complexidade dos sintomas e cursos da doença entre os indivíduos, cada pessoa pode ter uma combinação única de sintomas, com diferentes intensidades e durações.
Comente sobre as personalidades pré-mordidas.
A esquizóide pode ser observada desde a infância, marcado por isolamento social, mais retraído e nao interage muito por sentir uma indiferença. A esquizotípica também possui um certo isolamento social, mas com um envolvimento com ideias místicas e supersticiosas (viagem astral), e maior chance de abuso de substâncias psicoativas (alucinógenas).
Como costuma ser a aparência de um esquizofrênico?
Mais desleixado e com maus cuidados pessoais.
Comente sobre as alucinações presente na esquizofrenia.
Podemos encontrar alucinações auditivas e cenestésicas. As auditivas ocorrem devido a duplicação da camada piramidal na córtex temporal, criando vozes xingando e sussurrando. Ja as cenestesicas cria a sensação de pessoas tocando ele.