Psiocologia do testemunho Flashcards
Qual a importancia da testemunha e qual o foco da psicologia do testemnunho
As testemunhas oculares podem fornecer informações que não podem ser obtidas de nenhuma outra maneira. Além disso, se for um caso grave o suficiente para justificar um julgamento por júri, as testemunhas oculares podem oferecer algumas das evidências mais convincentes para os jurados
Este foco nas testemunhas ocuklares procura:
* Importância de obter indicadores de veracidade dos testemunhos
* Importância de criar procedimentos não enviesados
* Importância de obter o máximo de informação
De que maneira é que as perguntas sao formualdas pode originar desinformacao, da um exemplo
As pessoas reconstruem suas memórias de um evento com base nas perguntas que lhes são feitas, as quais servem como pistas de memória .Artigos definidos” a” vs artigos indefinidos “uma” - As perguntas com artigos definidos produzem mais desinformação (7% vs 18%)
Que caracteristicas discursvias sao analsiadas na detecao de mentiras?
- Características gerais (3): relato desestruturado (+ nos honestos)
- Conteúdos específicos (9): detalhes supérfluos (+ nos honestos)
- Conteúdos motivacionais (5): correções espontâneas (+ nos mentirosos)
- Conteúdos específicos da ofensa (1): nível de detalhe (+ nos honestos)
O que é a desinformcao pos testemunho?
Como é tão fácil alterar relatos de memória com base na estrutura das perguntas, também será fácil de alterar a memória ao fornecer informações enganosas posteriormente, sejam estas feitas de forma intencional ou não intencional – este evento é denominado desinformação pós-testemunho.
Indica alguams variaveis que afetam a desinformacao pos testemunho
Intervalo de retenção, plausibilidade, idade, credibilidade da fonte
Indica tres teorias que procuram exlicar a desinformacao pos testemunho?
- Substituição da informação original - A informação enganosa substitui ou sobrescreve a memória original, que é permanentemente perdida ou alterada.
- Teoria do bloqueio – a informação original e a desinformação coexistem, mas a 1ª encontra-se bloqueada ou inibida. Como a desinformação é mais recente, tem um nível de ativação mais forte na memória, e , por conseguinte, obstruí a informação original.
- Teoria do erro de monitorização - Atribuição da desinformação à fonte original da memória episódica. Maior incidência empessoas com características dissociativas que se podem desvincular da realidade externa.
Em que consiste o efeito da ativacao?
Eventos que envolvem testemunhas oculares, não são comuns. Estes envolvem ativação de emoções. Para estudar os efeitos das emoções, relativamente a um evento iremos estudar a lei de Yerkes-Dodson
De acordo com essa perspetiva, a excitação é um continua, com o desempenho da memória seguindo uma função em forma de U invertido
Qual o nivel de excitacao idela para reter informacao?
Existe um nível específico em que a memória é maximizada. Além desse ponto, as pessoas estão superexcitadas e a memória piora. Quanto mais baixo menor é a excitacao e menor é a atenção, quanto mais alto menor é o foco e a memoria piora
Em que consiste a hipotese de heastbrook? - estreitamento do foco atencional
Num nível de ativação emocional alto, tendemos a restringir a nossa atenção para um menor número de detalhes: damos mais atenção aos detalhes centrais em detrimento dos detalhes mais periféricos.
Porudizmos memorias mais assertivas mas num leque pouco vasto
Indica que fatores afetam os juizos de confianca?
- Feedback pós-relato – referindo-se à qualidade da informação fornecida pela testemunha ocular – por exemplo se for fornecido um feedback positivo a uma testemunha, como “Bom. Você identificou o suspeito,” então a confiança na memória aumenta em comparação com quando nenhum feedback é dado
- Conhecimento do relato de outra testemunha (corroboração) – notificar uma testemunha sobre o testemunho de outras, pode aumentar a confiança no relatório fornecido. Por exemplo, após uma identificação em uma formação para um infrator, se a testemunha é informada de que outra testemunha escolheu a mesma pessoa, a confiança na escolha aumenta
- Repetição de perguntas sobre um determinado aspeto do episódio – o juízo de confiança pode ser afetado pela quantidade de perguntas. Isto é, quando mais for questionado um determinado detalhe, mais as este se torna claro, e mais confiança a testemunha terá deste episódio. Este aumento de confiança ocorre com a passagem do tempo, que embora não seja a causa primária de esquecimento, está fortemente correlacionado com este.
- Motivação externa de forma a recordar com precisão - As pessoas foram igualmente precisas, independentemente do grupo de motivação ao qual pertenciam. No entanto, a motivação afetou a relação entre precisão e confiança. Para o grupo de controle, a correlação entre precisão e confiança foi relativamente boa: r = 0,44. No entanto, para os estudantes com motivação extra no grupo experimental, a correlação foi terrível: r = 0,05.
Quais os cinco processos de recuperacao associados a entrevista cognitiva?
- Usar os princípios da codificação específica (reinstalar os contextos externos e internos do evento) – reinstalar o contexto serve como pista para a recordação, tornando mais fácil o acesso a informação.
- Procurar que a testemunha relate toda a situação, mesmo detalhes que pareçam irrelevantes. Informação mesmo fragmentada pode gerar material potencialmente útil para futuras investigações.
- Relatar em várias ordens – por mais que nos esqueçamos de alguma peça de informação, devemos tentar observá-la de uma perspetiva diferente. Começando de diferentes pontos podemos procurar colmatar estas lacunas na memória
- Alterar a perspetiva – pode fazer alguma informação mais saliente, ou mais fácil de ser reportada. Alterar as perspetivas providencia caminhos de recuperação diferentes, permitindo que a informação seja relembrada, que de outra maneira poderia ser esquecida.
- Não interromper o relato - Ao perturbar as pessoas, o fluxo natural do plano de recuperação é interrompido, e algumas das informações armazenadas de forma mais fraca podem não ser relatadas.
O que introdoziu de difrente a entrevista congitiva de 92?
Proposta de introdução de técnicas para melhorar a relação entre a testemunha cooperante e o entrevistador (conduziu a um aumento de quantidade de detalhes)
Pressupostos:
* Introduzir aspetos centrais de rapport com a testemunha (relação harmoniosa)
* Dar controlo de entrevista a mesma
O que é SAI?
Baseada na entrevista cognitiva
Versão em papel e lápis para recolha de múltiplos depoimentos
o Aplicação mais rápida
o Feita de acordo com o timing e ritmo da testemunha
Adminstrada pelo proprio
O que pode ocasionar o esquecimento por parte de testemunhas?
- não identificar um perpetrador
- identificar erroneamente uma pessoa inocente como o perpetrador.
Em que consistem os mug shots?
Essencialmente, uma testemunha é mostrada uma série de fotografias de pessoas que estiveram envolvidas em crimes anteriores. Se uma testemunha puder identificar o perpetrador a partir desse conjunto de rostos, a polícia pode resolver o crime mais rapidamente.