Psicopatologia da Memória Flashcards
Memória - a sua avaliação
Memória de curto prazo => digit span
Memória de longo prazo => história (imediata e após um tempo), pares de palavras (imediata e após um tempo), memória verbal (forced choice recognition).
Amnésia
Incapacidade parcial ou total de recuperar experiências ou eventos passados, perda de memória. Pode ser anterógrada ou retrógrada.
Amnésia anterógrada
Perda das memórias posteriores à doença. Pode surgir ao mesmo tempo que a retrógrada.
Amnésia retrógrada
Perda das memórias anteriores à doença. Pode surgir ao mesmo tempo que a anterógrada.
Amnésia global
A pessoa não se lembra de nada, todos os aspetos da memórias estão afetados. Permanente (perda total de memória irreversiva; todas, ou quase todas, as formas de memória são afetadas; anterógrada sempre, com vários graus de retrógrada; defeito especialmente da explícita e mais marcadamente da episódica) ou transitória (crise de amnésia profunda, mas transitória - horas; amnésia anterógrada e retrógrada; memória imediata e identidade pessoal mantidas).
Amnésia focal
Parcial, afeta apenas alguns aspetos da memória. Topográfica (pessoa deixa de saber onde está). Semântica (pessoa deixa de saber que a capital de França é Paris, por exemplo).
Confabulação
Memórias falsamente recuperadas ou incorretas para suprimir lacunas mnésicas. Cria associações deficientes de memória. Não há intenção de enganar (honest lying), o doente não está consciente de estar a confabular, existe um défice de memória que o doente nem sempre reconhece, é mais aparente na memória autobiográfica.
Confabulação prosaica ou por embaraço (relativamente ao conteúdo).
Pessoa usa rotinas habituais para preencher a lacuna.
Confabulação fantástica
Pessoa usa eventos que excedem largamente a realidade para preencher a lacuna.
Paramnésias
“Memórias falsas” ou distorções da memória. Podem ser totais ou parciais.
Falsificação retrospetiva
Paramnésia parcial. Distorção de memórias reais não intencional, fortemente influenciadas pelas emoções. “Sou um falhado, nunca fiz nada de certo na vida” (ex.: pessoas de humor depressivo).
Recordação delirante
Paramnésia total evocada/associada. Narrativa delirante de acontecimentos que o doente situa numa época sem dúvida anterior à sua doença (delírio em relação ao passado). “Lembro-me muito bem do 25 de abril… Eu, criança, tinha 5 anos e comandei telepaticamente os militares que fizeram a revolução”.
Pseudologia fantástica
Paramnésia total evocada/associada. Pessoa conta uma série de mentiras plausíveis e num discurso fluente e não tem completamente consciência do que está a fazer (consciência parcial, admitem o erro quando confrontadas). Muitas vezes para manipulação (pessoa mente até grandes limites). Personalidade antissocial e histriónicas (teatral, dramática). Ver exemplo nos apontamentos.
Perturbação factícia
Paramnésia total evocada/associada. Síndrome de Munchausen => memórias “falsas” com o objetivo de obter cuidados de saúde/atenção clínica para o próprio ou para outros.
Criptamnésia
Indivíduo não se recorda que se está a recordar. Fenómeno pelo qual uma memória latente ou subconsciente é percebida como um pensamento ou ideia original. Indivíduo acha que o pensamento é novo, mas já o teve antes (não percebe que é uma recordação). Recupera a informação, mas não sabe que é recuperação.