Psicopatologia da Consciência Flashcards
Principais características da consciência
Unidade (os diferentes fenómenos conscientes são sentidos pelo mesmo indivíduo de forma conjunta), Intencionalidade (todo o ato consciente tem um determinado fim), Subjetividade e Privacidade (o que pensamos, ouvimos, etc, é só nosso, os outros só têm acesso se partilharmos)
Avaliação da consciência através de…
Estado de vigília, comportamento motor, capacidade atencional, sintomas neurológicos, outros sintomas médicos
Obnubilação
Perturbação quantitativa da consciência. Estado de consciência condicionado que altera pensamentos, atenção, perceção, memória. Pessoa apresenta-se desorientada, mas cooperante, cumprindo ordens simples. Alterações do comportamento como apatia, irritabilidade ou agitação. Por exemplo: não saber que dia é ou que horas são.
Sonolência
Perturbação quantitativa da consciência.. Dificuldade em manter-se acordado e em manter a atenção sem estímulos externos vigorosos. Lentificação motora, desperta-se com dificuldade; reflexos protetores (importantes para a sobrevivência, proteção da via aérea através da tosse e deglutinação diminuídos).
Coma
Perturbação quantitativa da consciência. Impossibilidade de ser despertado voluntariamente e por outros. Coma superficial e coma profundo. “Morte cerebral” => ausência de função eficaz
Hipervigília
Perturbação quantitativa da consciência. Estado de aumento de consciência.
Delirium
Perturbação qualitativa da consciência. Perda da intencionalidade dos atos e pensamentos. Alteração da atenção (dificuldade em mantê-la). Alterações do pensamento (como o delírio). Outras alterações psicopatológicas: humor, perceção, memória e comportamento. Apraxia ideativa. A pessoa pode ter um delírio, mas não se encontrar num estado de delirium.
Estados Crepusculares
Perturbação qualitativa da consciência. Polarização do campo da consciência sobre um determinado aspeto, negligenciando todos os outros. Início e final súbitos (quadros que acontecem de repente). Duração variável (horas a semanas). Amnésia total ou parcial para o sucedido. Alteração de comportamento súbita ou com violência.
Automatismos
Perturbação qualitativa da consciência. Atividade motora involuntária com um certo grau de coordenação, com alterações da consciência. Caráter autónomo e incontrolado. Mastigatórios, gestuais, faciais, etc. Por vezes estereotipados (repetitivos, iguais). Epilepsia.
Estado Oneiróide
Perturbação qualitativa da consciência. “Sonhar acordado”. Pensamento distanciado da realidade. Difícil de distinguir completamente de Delirium ou de estados crepusculares. Habitualmente cursam com alucinações em várias modalidades sensoriais e alteração do estado de consciência. Delírio ocupacional (crença delirante de que a pessoa está num sítio onde não está).
Estreitamento
Alteração do campo da consciência. Focar da consciência em apenas algo. Por exemplo, quem sofre de depressão vê tudo numa perspetiva mais negativa.
Expansão
Alteração do campo da consciência. Por exemplo, episódio maníaco.
Estupor/Mutismo Acinético/Síndrome do “Locked in”
Ausência de funções relacionadas, tais como a capacidade de agir, mexer ou de emitir/produzir discurso. Não se encontra num continuum da vigília até ao coma. Habitualmente algum grau de obnubilação. Lesões neurológicas ou por motivos psiquiátricos.