Psicologia, Historia e Profissão Flashcards
O que é Psicologia?
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano (comportamento: qualquer ação motora ou verbal) e seus processos mentais (pensamento, inteligência, memória, etc…), nos aspectos conscientes (intencional e deliberado) e inconscientes (causais e incontroláveis).
O que é Ciência?
Ciência é uma das formas de conhecimento (Ciência, Filosofia, Teologia, Senso Comum…), que se caracteriza pela utilização do Método Científico na busca de evidências para as teorias que formula sobre os fenômenos estudados.
Há 5 questionamentos básicos para a psicologia
- Pessoas x Situação
- Natureza x Criação
- Estabilidade x Mudança
- Diversidade x Universalidade
- Mente x Corpo
Pergunta Básica 1: Pessoa versus Situação - O que mais influencia o comportamento?
Até que ponto as ações de alguém são mais resultado do que está dentro da própria pessoa, como seus pensamentos e sentimentos, ou são mais causadas por coisas fora dela, como recompensas, ambiente e influências sociais? Em outras palavras, o comportamento é mais guiado por quem a pessoa é por dentro, ou pelos fatores externos ao seu redor? Isso está relacionado a ideias como o erro fundamental de atribuição e a tendência auto-servidora.
Pergunta Básica 2: Natureza versus Criação - Quem Molda Quem Somos?
A pessoa que nos tornamos é mais resultado das coisas que trazemos desde o nascimento, como características herdadas geneticamente, ou é mais moldada pelas experiências de vida e a forma como fomos criados? Em outras palavras, somos mais como “peixinhos” que seguem as características familiares, ou nossa personalidade e comportamento são mais influenciados pelo ambiente, educação e experiências que vivemos? Essa questão aborda a dicotomia entre a influência da natureza (hereditariedade) e da criação (ambiente e educação).
Pergunta Básica 3: Estabilidade versus Mudança - Somos Quem Somos desde Cedo?
As características que desenvolvemos na infância têm mais probabilidade de serem permanentes, moldando nossa personalidade ao longo de toda a vida, ou são passíveis de mudança com o tempo, tornando-nos mais flexíveis e adaptáveis às diferentes fases da vida? Em outras palavras, será que “o pau que nasce torto morre torto”, indicando uma estabilidade ao longo do tempo, ou somos capazes de mudanças que nos tornam mais versáteis ao longo da vida? Esta questão aborda a tensão entre a estabilidade e a capacidade de adaptação ao longo do desenvolvimento humano.
Pergunta Básica 4: Diversidade versus Universalidade - O que nos Torna Únicos ou Semelhantes?
Quais características nos tornam iguais a algumas pessoas, diferentes de outras, ou completamente únicos? Todos os seres humanos são fundamentalmente iguais entre si em algumas características, ou há aspectos exclusivos que são específicos de cada indivíduo? Essa questão explora a interplay entre a diversidade individual e os elementos universais que podem existir na natureza humana. Em resumo, o que nos faz únicos e o que nos une como seres humanos?
Pergunta Básica 5: Mente versus Corpo - Como a Biologia Influencia Nossas Experiências?
Como as bases biológicas, especialmente a atividade do sistema nervoso, moldam as nossas experiências subjetivas, como pensamentos e sentimentos? Como as interações entre a mente (aspectos psicológicos) e o corpo (aspectos biológicos) contribuem para fenômenos como doenças psicossomáticas, em que condições mentais afetam o corpo? Essa questão busca entender a complexa relação entre processos mentais e biológicos, explorando como o funcionamento do corpo influencia nossa experiência subjetiva.
Teoria Científica
Na ciência, quando dizemos “teoria”, não estamos falando de uma suposição ou ideia incerta. Na verdade, uma teoria científica é uma explicação sólida e bem fundamentada para entender coisas na natureza.
Reforço positivo
Definição: O reforço positivo ocorre quando uma recompensa ou estímulo agradável é adicionado após um comportamento desejado, aumentando a probabilidade de que esse comportamento se repita no futuro.
Exemplo em Sala de Aula:
Beto responde corretamente a uma pergunta do professor. O professor elogia Beto e dá a ele um adesivo colorido para colar em seu caderno. O elogio e o adesivo são reforços positivos que incentivam Beto a participar mais ativamente nas aulas1.
Reforço negativo
Definição: O reforço negativo envolve remover um estímulo aversivo após um comportamento desejado, aumentando a probabilidade de que o comportamento se repita.
Exemplo em Sala de Aula:
Carlos tem dificuldade em se concentrar durante a aula. Quando ele permanece em silêncio e presta atenção, o professor para de fazer perguntas difíceis. A remoção das perguntas difíceis é um reforço negativo que incentiva Carlos a continuar se comportando dessa maneira1.
Punição positiva
Definição: A punição positiva ocorre quando algo indesejável é adicionado após um comportamento inadequado, com o objetivo de diminuir a probabilidade desse comportamento se repetir.
Exemplo em Sala de Aula:
Ana fala sem permissão durante a aula. A professora a repreende e a faz escrever uma redação extra como consequência. A repreensão e a tarefa extra são exemplos de punição positiva para reduzir o comportamento inadequado de Ana2.
Punição negativa
Definição: A punição negativa envolve retirar algo desejável após um comportamento inadequado, com o objetivo de diminuir a probabilidade de repetição desse comportamento.
Exemplo em Sala de Aula:
Pedro não faz a lição de casa. Como consequência, a professora retira o privilégio de participar da atividade recreativa no final do dia. A retirada do privilégio é uma punição negativa para desencorajar Pedro a não fazer a lição de casa novamente3.
Condicionamento Clássico e Operante
O condicionamento clássico envolve a associação de uma resposta involuntária e um estímulo, enquanto o condicionamento operante envolve a associação de um comportamento voluntário e uma consequência
No condicionamento operante, o aprendiz também é recompensado com incentivos, enquanto o condicionamento clássico não envolve tais incentivos.
Lei do Exercício ou Frequência
A Lei do Exercício ou Frequência postula que quanto mais frequentemente uma conexão entre um estímulo e uma resposta é repetida, maior é o grau de aprendizado. Em outras palavras, a prática e a repetição são fundamentais para a consolidação do conhecimento. Quanto mais vezes uma associação é reforçada, mais forte ela se torna.