PS1 e PS2 Flashcards
IN 44/2007
Qual o órgão responsável para coordenar a implantação e a gestão do sistema de emergência veterinária.
MAPA
Permite-se o ingresso em zona livre de febre aftosa sem vacinação, oriundos de zona livre de febre aftosa com vacinação, de couros e peles em bruto, obtidos em estabelecimentos de abate com inspeção veterinária oficial ou submetidos a salga com sal marinho contendo ___% de carbonato de sódio por período mínimo de ____ dias . (V/F)
2%
Sete dias
O PNEFA tem como objetivo a erradicação da febre aftosa no Brasil, por meio do fortalecimento dos mecanismos de prevenção e detecção precoce da doença. (V/F)
FALSO
De acordo com o art. da IN 48/2020:
Art. 2º O PNEFA tem como objetivo CRIAR E MANTER CONDIÇÕES necessárias para garantir a condição de livre da febre aftosa, por meio do fortalecimento dos mecanismos de prevenção e detecção precoce da doença.
O Estado do Piauí é declarado oficialmente como livre de Peste Suína Clássica.
FALSO
A granja de reprodutores de suídeos será certificada livre de Pneumonia Micoplásmica ou Enzoótica caso não tenha sido constatada a presença de Mycoplasma hyopneumonia em 3 exames sorológicos consecutivos iniciais, com intervalo de 30 dias em 30 leitões com mais de 10 semanas de idade ou não tenha sido constatada lesões pulmonares de PM em 3 exames consecutivos iniciais de matadouro, com intervalo de 30 dias, de 30 suínos com 5 a 6 meses de idade.
VERDADEIRO
APONTE O ERRO NA ASSERTIVA:
A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), usada para controlar a tuberculose em pessoas, provou oferecer pouca proteção contra M. bovis na maioria das espécies animais, e a inoculação frequentemente provoca severa reação granulomatosa local. No entanto, os animais vacinados com BCG geralmente não respondem ao teste cutâneo da tuberculina.
No entanto, os animais vacinados com BCG geralmente respondem ao teste cutâneo da tuberculina”.
As granjas GRSC “b” são consideradas “vulnerabilidade baixa”, obtendo pontuação de 0 a 5,0 pontos (desde que não tenha nenhum critério com pontuação 2) na classificação inicial quanto ao grau de vulnerabilidade à entrada de agentes patogênicos, sendo reavaliadas anualmente.
FALSO.
Nenhum critério com pontuação 3.
Em relação aos 3 exames consecutivos para certificação de granja livre Pneumonia Micoplásmica (PM), se houver sorologia positiva e ausência de lesões ao abate, os animais vivos com sorologia positiva deverão ser submetidos à lavagem bronquial e colheita de material para PCR - NESTED e/ou cultivo de Mycoplasma hyopneumoniae.
VERDADEIRO
As amostras para isolamento de P. multocida serão submetidas a um teste de identificação de sua toxigenicidade, através do teste de ELISA, soroneutralização ou PCR.
VERDADEIRO
Os testes moleculares (RT-PCR e RT-LAMP) podem ser utilizados para diagnóstico da Peste Suína Clássica, assim como os ELISAs (somente são adequados em teste de rebanho).
VERDADEIRO
Após atendidas as condições sanitárias e de biossegurança, as granjas de reprodutores de suídeos certificadas serão avaliada para uma classificação inicial e reavaliadas semestralmente, quanto ao grau de vulnerabilidade das mesmas à entrada de agentes patogênicos.
FALSO
A granjas de reprodutores de suídeos certificadas, cumpridos os itens anteriores, serão avaliadas para uma classificação inicial e reavaliadas ANUALMENTE,