Provas anteriores - CIRURGIA GERAL Flashcards
ENARE
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 1- Em relação ao risco de contaminação, podemos classificar uma cirurgia eletiva de câncer de estômago com abordagem controlada da cavidade gástrica como
(A) limpa.
(B) contaminada.
(C) potencialmente contaminada. (D) suja.
(E) infectada.
C
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 2- Uma paciente de 32 anos teve, recentemente, diagnóstico de PAF (Polipose Adenomatosa Familiar) e possui aversão a cirurgias. Qual é a orientação correta a ser feita nesse caso?
(A) Orientar que a paciente possui uma síndrome genética de herança autossômica recessiva, que dificilmente será transmitida a outras gerações.
(B) Orientar que a paciente provavelmente precisará de intervenção cirúrgica, já que tem grandes chances de desenvolver um câncer colorretal em algum momento de sua vida.
(C) Orientar a paciente que o manejo da Polipose geralmente é feito por meio de acompanhamento clínico, com colonoscopia a cada 5 anos até os 80 anos, deixando para comentar, quando preciso, sobre a possível necessidade de cirurgia.
(D) Orientar que essa patologia é caracterizada pela existência de alguns pólipos na região do reto, que podem ser acompanhados e ressecados por colonoscopia, já que a paciente possui aversão a cirurgias.
(E) Orientar que essa patologia ocorre por uma mutação no gene BRCA1 e, portanto, deve ser indicada também adenomastectomia profilática pelo alto risco de câncer de mama.
B
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 3- Um paciente será submetido a uma cirurgia cardíaca eletiva. Qual antibiótico deve ser preferencialmente utilizado para a profilaxia antimicrobiana cirúrgica?
(A) Cefazolina.
(B) Metronidazol.
(C) Ceftriaxona.
(D) Cefepima.
(E) Ciprofloxacino.
A
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 4- Assinale a alternativa correta quanto às características das doenças inflamatórias intestinais – doença de Crohn e retocolite ulcerativa.
(A) A retocolite ulcerativa tem sua maior incidência em pacientes de 50 anos.
(B) A retocolite ulcerativa é uma doença que geralmente acomete mucosa, submucosa e muscular do cólon.
(C) A retocolite ulcerativa pode estar associada a manifestações extraintestinais, como a colangite esclerosante, e geralmente é agravada pelo tabagismo.
(D) Tanto a retocolite ulcerativa como a doença de Crohn são mais comuns entre mulheres que usam contraceptivos orais em comparação com aquelas que não usam.
(E) O tabagismo atua como efeito protetor na doença de Crohn.
D
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 5- Um paciente será submetido a uma tireoidectomia total. Qual das alternativas a seguir apresenta uma complicação que pode ocorrer em consequência desse tipo de cirurgia e sua justificativa?
(A) Hiperparatireoidismo por lesão das paratireoides.
(B) Paralisia de prega vocal por lesão do nervo laríngeo recorrente
(C) Hipertireoidismo por liberação de grande quantidade de hormônios tireoideanos.
(D) Rouquidão por lesão do nervo glossofaríngeo.
(E) Hipercalcemia por paratireoidectomia acidental
B
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 6- Um paciente, 20 anos, teve uma fratura exposta de tíbia grau I de Gustillo-Anderson. Qual seria a forma mais correta de realizar o primeiro atendimento hospitalar desse paciente?
(A) Profilaxia com Ceftriaxona e vacina antitetânica seguida de lavagem e desbridamento cirúrgico
(B) Iniciar antibiótico de forma terapêutica com Ciprofloxacino, realizar vacina antirrábica e seguir com lavagem e redução local da fratura.
(C) Redução da fratura após analgesia, lavagem e antibioticoterapia profilática com Vancomicina durante a indução anestésica.
(D) Profilaxia com Cefalotina e vacina antitetânica seguida de lavagem e desbridamento cirúrgico / redução da fratura.
(E) Analgesia, profilaxia com vacina antitetânica e Ciprofloxacino e redução imediata da fratura seguidas de lavagem e desbridamento cirúrgico.
D
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 7- Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta de marcadores mais relacionados aos seguintes tipos de câncer, nesta ordem: câncer de pâncreas / câncer de ovário / câncer colorretal / hepatocarcinoma.
(A) Ca 125 / CEA / Ca 19-9 / alfafetoproteína.
(B) Ca 19-9 / Ca 15-3 / CEA / LDH.
(C) CEA / Ca 125 / CEA / LDH.
(D) Ca 19-9 / Ca 15-3 / CEA / alfafetoproteína.
(E) Ca 19-9 / Ca 125 / CEA / alfafetoproteína.
E
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 8- Uma paciente de 24 anos, com IMC de 32kg/m² e sem comorbidades, procura um médico cirurgião com o desejo de realizar cirurgia bariátrica. Refere que já procurou outros cirurgiões que não quiseram realizar o procedimento. Qual seria a melhor conduta do médico diante dessa situação?
(A) Indicar a cirurgia bariátrica, já que a paciente possui critérios para realizar o procedimento, após realização de pré-operatório completo.
(B) Orientar a paciente que ela não possui critérios para indicação da cirurgia e que deve iniciar medidas clínicas para a perda de peso.
(C) Orientar a paciente que ela deve realizar exames laboratoriais e que, se estes revelarem que ela é portadora de diabetes, terá indicação de realizar a cirurgia.
(D) Orientar a paciente sobre os riscos da cirurgia e que esta deve ser indicada somente para pacientes com IMC maior que 45kg/m².
(E) Orientar a paciente que ela não possui critérios para indicação da cirurgia, porém, caso a paciente insista em seu desejo, o médico deve realizar o procedimento, respeitando a vontade dela.
B
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 9- Um paciente de 27 anos possui uma lesão pigmentada e assimétrica, de aproximadamente 7mm, localizada em pele do dorso. Procurou um médico que indicou biópsia. Qual é o melhor tipo de biópsia a ser indicada para esse paciente?
(A) Biópsia incisional.
(B) Biópsia excisional.
(C) Biópsia em shaving superficial
(D) Biópsia com agulha fina.
(E) Biópsia com agulha grossa.
B
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 10- Levado por um vizinho, um paciente de 68 anos, previamente lúcido, foi admitido em um hospital com rebaixamento do nível de consciência. Durante a investigação, foi sugerido provável diagnóstico de sepse grave de foco abdominal devido a uma diverticulite aguda perfurada. O paciente permaneceu torporoso e, após a equipe tentar entrar em contato com a família, sem sucesso, o paciente foi encaminhado à cirurgia. O médico cirurgião indicou uma retossigmoidectomia à Hartmann – com colostomia terminal. Qual é a melhor conduta diante dessa situação?
(A) Proceder com a cirurgia, já que se trata de cirurgia de urgência, com risco ao paciente, necessitando que seja feita uma colostomia para melhor tratamento dele, independentemente da opinião da família.
(B) Aguardar a chegada da família para iniciar a cirurgia, já que eles devem decidir sobre a confecção ou não de um estoma.
(C) Proceder com a cirurgia sem a confecção de estoma, pelo risco de não haver aceite da família quanto a esse procedimento, mesmo que seja a melhor estratégia para o paciente.
(D) Orientar o acompanhante sobre o quadro e solicitar que ele decida sobre a confecção ou não do estoma para o paciente, já que está acompanhando o paciente.
(E) Proceder com a cirurgia e realizar a lavagem e drenagem da cavidade para realizar, posteriormente, uma nova abordagem cirúrgica, devido à ausência da família.
A
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 11- Um paciente com uma massa em ápice pulmonar direito apresenta dor e perda de força em ombro e braço direitos, além de ptose palpebral, miose e anidrose ipsilateral. A síndrome que inclui todos esses sinais e sintomas é denominada
(A) síndrome de Claude Bernard-Horner.
(B) síndrome da veia cava superior
(C) síndrome de Kaposi.
(D) síndrome de Pancoast.
(E) síndrome do desfiladeiro torácico.
D
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 12- Os pacientes submetidos à ressecção cirúrgica de lesões extensas de pele, geralmente, necessitam de retalho ou enxerto como auxílio no fechamento do defeito. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente as técnicas empregadas nessas situações.
(A) Enxerto que é um segmento de pele, sem o subcutâneo, com suprimento vascular próprio, rotacionado para a área doadora
(B) Enxerto que é um pedaço de pele retirado de uma área corpórea e transferido para outra área com um pedículo de comunicação entre as áreas.
(C) Retalho que é um segmento da pele e subcutâneo com suprimento vascular próprio, que será movido de uma área (doadora) para outra (receptora), existindo uma comunicação do retalho com a área doadora por meio de um pedículo
(D) Retalho que é um segmento de pele e subcutâneo sem nenhum pedículo de comunicação entre eles. Só mais tardiamente desenvolve vascularização própria, restabelecendo, assim, um novo suprimento sanguíneo.
(E) Geralmente o enxerto (área doadora) é retirado de pele adjacente, em continuidade com o defeito, obtendo assim melhores resultados.
C
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 13- Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma indicação usual de intervenção por CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica).
(A) Coledocolitíase.
(B) Colangite.
(C) Estenose de colédoco distal e dilatação proximal.
(D) Pancreatite biliar com cálculo impactado na via biliar.
(E) Colelitíase.
E
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 14- Em um reparo cirúrgico aberto de hérnia inguinal, é importante que o cirurgião tenha conhecimento de anatomia e habilidade para preservar estruturas importantes encontradas na região do canal inguinal. No caso de pacientes homens, quais são os nervos (com suas respectivas funções) que devem ser cuidadosamente dissecados e preservados nesse procedimento?
(A) Ramo genital do nervo genitofemoral (sensibilidade lateral do escroto); nervo ilio-hipogástrico (sensibilidade da região inguinal e púbis / base do pênis); nervo ilioinguinal (sensibilidade de região medial superior da coxa).
(B) Ramo femoral do nervo genitofemoral (sensibilidade lateral da perna); nervo ilioinguinal (sensibilidade de região medial superior da coxa); nervo obturador (motricidade – adução da perna).
(C) Nervo obturador (motricidade – adução da perna) e nervo cutâneo femoral lateral (sensibilidade de região lateral superior da coxa).
(D) Nervo femoral (motricidade e sensibilidade da perna); nervo ilio-hipogástrico (sensibilidade de região medial superior da coxa); nervo ilioinguinal (sensibilidade da região inguinal e púbis / base do pênis).
(E) Ramo genital do nervo genitofemoral (sensibilidade lateral do escroto); nervo obturador (motricidade – adução da perna); nervo ilioinguinal (sensibilidade da região inguinal e púbis / base do pênis).
A
(ENARE 2022 - PROVA 1)
CG 15- Um paciente de 57 anos possui uma lesão esofágica estenosante e não transponível ao aparelho de endoscopia em nível de esôfago médio/distal, com biópsia revelando carcinoma epidermoide escamoso. O paciente iniciará tratamento com radioterapia e quimioterapia neoadjuvantes, porém está com ingesta praticamente nula de alimentos há vários dias. Qual é a melhor estratégia cirúrgica de via alimentar a ser indicada para esse paciente?
(A) Realizar uma gastrostomia endoscópica.
(B) Realizar uma gastrostomia laparoscópica.
(C) Realizar uma jejunostomia.
(D) Realizar uma ileostomia.
(E) Realizar uma esofagostomia.
C