prova n3 neuro Flashcards
As neuropatias periféricas podem ser classificadas em três grandes grupos: mononeuropatias que comprometem apenas um tronco nervoso, mononeuropatias múltiplas com comprometimento sucessivo de vários troncos nervosos e polineuropatias distais com comprometimento difuso e simétrico dos quatro membros. As polirradiculoneuropatias se distinguem das neuropatias distais pela presença de alteração sensitiva ou motora proximal e distal. Podem ser hereditárias, metabólicas, tóxicas e idiopáticas. A principal etiologia de polineuropatia sensitiva é A. Hanseníase. B. Diabetes mellitus. C. síndrome paraneoplásica. D. síndrome de Guillain-Barré. E. intoxicação medicamentosa.
B
2 - Sabemos que existem inúmeras etiologias para neuropatias periféricas. No entanto, as manifestações clínicas são limitadas. Em relação ao tema assinale a alternativa incorreta.
A. A sensibilidade está mais comprometida nos seguimentos distais dos membros
B. Atrofia por desnervação é o principal distúrbio trófico decorrente da interrupção dos nervos motores
C. A perda dos reflexos profundos é muito raramente observada nas neuropatias periféricas
D. Início de doença neuromuscular, anidrose e hipotensão ortostática são as manifestações autonômicas mais freqüentes e muitas vezes o quadro principal da neuropatia
E. Ataxia sensitiva pode ser resultante de deaferentação proprioceptiva, ocorrendo quando há perda de fibras grossas
C
Mioclonias são contrações musculares breves, arrítmicas ou repetitivas, de origem cortical, reticular ou espinhal. Aparecem clinicamente nas etiologias descritas abaixo, EXCETO: A. Pós-infecciosa B. Fisiológica C. Essencial D. Epiléptica E. Sintomática
A
4 - Situações pós-traumatismo craniano levam às vezes a alteração de consciência bastante angustiantes, necessitando uma avaliação adequada para o diagnóstico. Sobre o tema analise as frases abaixo:
Frase I: Mutismo acinético é uma condição subaguda ou crônica caracterizada por aparência de alerta, com vocalização mínima, ou movimentação mínima, mesmo aos estímulos dolorosos, Pode ocorrer em lesão do cíngulo, límbica, corpo estriado, globo pálido, tálamo ou da formação reticular.
Frase III : Estado vegetativo é uma condição subaguda ou crônica após uma lesão encefálica grave caracterizada por manter-se vigil, com ciclo de sono e vigília e abertura de olhos, sem evidência de consciência.
Em relação a estas frases é CORRETO afirmar que:
A. Apenas a primeira frase está correta
B. Apenas a segunda frase está correta
C. Todas as frases estão incorretas
D. Todas as frases estão corretas
E. Apenas a terceira frase está correta
D
Em relação a acidentes vasculares faz-se necessário entender os sinais e sintomas para identificação do vaso comprometido e topografia correspondente.
Quando há oclusão da artéria espinhal anterior é possível encontrar os sinais e sintomas a seguir, EXCETO:
A. Disfunção bilateral da sensibilidade térmica e dolorosa abaixo da lesão
B. Os reflexos podem estar hiperativos abaixo do nível da lesão
C. Pode haver disfunção autonômica com sudorese difusa abaixo da lesão
D. É acompanhada de fraqueza e disfunção vesical
E. As funções da coluna dorsal (posição e vibração) estão preservadas
C
6 - Um paciente jovem procura ajuda por estar apresentando diplopia, fotofobia e edema periorbitráriio à direita. Ao exame o médico nota sintomatologia à direita, oftalmoplegia, com pupila fixa, em posição média,papiledema e diminuição de sensibilidade na parte superior da face. Apresenta como queixa pessoal a presença de acne em abundância. O quadro descrito é sugestivo de:
A. Trombose do seio cavernoso à direita, de etiologia infecciosa
B. Trombose do seio sagital, de etiologia infecciosa
C. Trombose do seio cavernoso à esquerda, de etiologia isquêmica
D. Trombose do seio cavernoso à esquerda, de etiologia infecciosa
E. Trombose do seio cavernoso à direita, de etiologia hemorrágica
A
7 - Após tomografia computadorizada do crânio e eletroencefalograma (EEG) normal em paciente com suspeita de crises parciais complexas, ___________________________________________.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A. afasta-se diagnóstico de epilepsia.
B. deve ser seguido de ressonância magnética.
C. os exames devem ser repetidos após quatro semanas.
D. indica que o paciente não tem esclerose mesial temporal.
E. autoriza conduta expectante (não iniciar medicação antiepiléptica).
B
8 - No que se refere ao acidente vascular cerebral (AVC), assinale a opção correta.
A. O tromboembolismo corresponde ao mecanismo aterotrombótico responsável pela trombose de grandes vasos, sendo o coração o local de origem do trombo arterial.
B. Nas primeiras horas após a ocorrência de um AVC do tipo isquêmico (AVCI), a zona de penumbra recebe um fluxo de sangue reduzido e insuficiente para manter a viabilidade celular, resultando em dano estrutural irreversível.
C. As causas mais comuns do AVC por hemorragia intraparenquimatosa são as malformações vasculares e os aneurismas saculares.
D. Pacientes com diagnóstico de AVC do tipo isquêmico (AVCI), elegíveis para o uso intravenoso do ativador do plasminogênio tecidual (t-PA), devem iniciar o tratamento até seis horas após o início do AVCI.
E. A trombose de pequenas artérias, que é comum em pacientes hipertensos e diabéticos, corresponde a pequenos infartos causados por oclusão de uma pequena artéria perfurante na profundidade dos hemisférios cerebrais ou do tronco encefálico.
e
10 - Sobre as situações de hipertensão intracraniana, é correto afirmar que
A. o emprego de glicocorticoide pode ser considerado nos casos de hipertensão intracraniana por edema citotóxico
B. com o aumento da pressão intracraniana (PIC), ocorre elevação da pressão de perfusão cerebral (PPC) e do fluxo sanguíneo cerebral (FSC).
C. são manifestações de hipertensão intracraniana: hipotensão arterial compensatória, bradicardia e irregularidade respiratória (tríade de Cushing).
D. a utilização de ventilação assistida para reduzir PaCO2 para 26 a 30 mmHg tem o efeito de reduzir a PIC através de vasoconstricção e redução no volume sanguíneo intracraniano.
E. a hipertensão intracraniana idiopática é caracterizada por cefaleia, aumento da pressão intracraniana e papiledema em paciente com a forma pseudotumoral de esclerose múltipla.
D
Você é solicitado a avaliar paciente feminina, 24 anos de idade, previamente hígida que fora admitida com história de aproximadamente uma semana de diminuição da força em dimídio esquerdo. Ela refere antecedente de diminuição de acuidade visual em olho direito há 3 anos, na ocasião sem atenção médica, pois apresentou melhora nas semanas subsequentes.
Sobre o caso relatado, é correto afirmar que
A. o quadro clínico é mais sugestivo de uma variante da Esclerose Múltipla: doença de Schilder.
B. a presença de bandas oligoclonais no líquor e no soro, nesse caso, sugeriria o diagnóstico de Síndrome de Devic.
C. se a ressonância magnética for compatível, o quadro clínico satisfaz para o diagnóstico de Esclerose Múltipla, não sendo necessário dados adicionais para o diagnóstico.
D. a orientação terapêutica mais adequada é o internamento e, caso a investigação não seja sugestiva de outro diagnóstico, tratar com dexametasona IV, 10 mg, durante cinco dias.
E. caso o exame de ressonância magnética seja normal, provavelmente, trata-se de um caso de síndrome clinicamente isolada (CIS) multifocal e a probabilidade de conversão para esclerose múltipla é de aproximadamente 50%.
C
O traumatismo crânio-encefálico (TCE) é uma das principais causas de morte e incapacidade permanente, especialmente, em indivíduos até a idade de 35 anos.
A respeito do TCE, é correto afirmar que
A. um importante mecanismo de trauma é queda da própria altura, especialmente, em adultos jovens.
B. o hematoma subdural tem a forma de lente biconvexa e pode ocorrer mesmo após traumas leves, especialmente, em idosos.
C. todos os pacientes com traumatismo craniano, independentemente do mecanismo, gravidade do trauma ou da evolução, devem realizar uma tomografia computadorizada do crânio.
D. a lesão cerebral secundária no TCE é considerada como uma cascata de mecanismos de injúria molecular que são iniciadas no momento do trauma e continuam por até seis horas.
E. o hematoma epidural deve-se, geralmente, à ruptura da artéria meníngea média e, frequentemente, está associado a fratura do osso temporal.
E
13 - “Paciente, 8 anos, duas semanas após quadro diarreico, inicia quadro de fraqueza muscular simétrica ascendente com características de acometimento de segundo neurônio motor, sendo levantada suspeita de síndrome de Guillain-Barré.” Acerca desta síndrome e seus diagnósticos diferenciais, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença poupa nervos cranianos.
II. Em casos de fraqueza do tipo descendente, suspeita-se da síndrome de Miller-Fisher, na qual se espera encontrar positividade para o Anti-GQ1b.
III. Espera-se a presença de nível sensitivo ao exame físico.
IV. Na ausência de imunoglobulina, a escolha recai sobre a metilprednisolona.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A. II
B. I e IV
C. II e III
D. I, II e III
E. NDA
A
15 - A síndrome que ocorre por um trauma raquimedular, caracterizada por perda da função motora de um lado do corpo e perda de sensibilidade dolorosa e térmica contralateral, é conhecida como: A. Brown-Sequard. B. corda anterior. C. corda posterior. D. corda central E. cauda equina
A
16 - No traumatismo raquimedular (TRM):
A. quase dois terços ocorrem na coluna torácica;
B. a fratura com achatamento de L1 é secundária a mecanismo de hiperextensão;
C. a mortalidade é maior nas crianças que nos adultos;
D. as fraturas do odontóide, geralmente, evoluem com insuficiência respiratória;
E. a artrodese por via anterior da coluna cervical se faz necessária sempre que houver fratura-luxação bifacetária.
C
17 - Quanto às mielomeningoceles:
A. a correção cirúrgica deve ser realizada no menor intervalo possível após o nascimento;
B. após o nascimento, devem-se aguardar 24 horas para a cirurgia, a fim de avaliar outras possíveis malformações associadas, que também necessitem de intervencão cirúrgica;
C. se houver hidrocefalia associada, esta deve ser operada ao mesmo tempo, para diminuir o risco de infecção;
D. as MMC que apresentam fístula liquórica não representam risco adicional para o paciente, quando estão com cobertura adequada de antibióticos;
E. o tratamento conservador deve ser considerado em lesões de amplitude muito extensa.
A