Protozoários Flashcards
Qual o meio de transmissão da giardíase?
Fecal-oral
Qual o público alvo principal da patogenia da giardíase?
Crianças e imunocomprometidos
A giardíase é uma doença auto-limitada?
Sim. Pois, com o sistema imune, produzimos IgA efetora que combate o protozoário.
Quais as formad que a giardia pode assumir? Seu ciclo de vida é monoxêmico?
Trofozoito e cisto.
Sim, é monoxêmico.
Onde a giardia fica no corpo humano?
Duodeno.
Qual a forma infectante e disseminante da giardia?
Cisto
Um ovo de giardia lobera quantos trofozoideos?
2
Quais a sintomatologia da giardíase?
Diarreia, fezes com aumento de muco, esteatorréia, fezes aquosas, dor intestinal e no estômago, gases (muito fétidos, pois giardia é anaeróbica), desnutrição, anemia (quando crônico), distinção abdominal (por vazamento de gases para a cavidade peritoneal)
Qual o período de incubação da giardia?
1 a 4 semanas
No ciclo de vida da giardia, o que ocorre no duodeno, que ljbera os trofozoitos?
Ecistamento
Como é o diagnóstico de giarfíase?
Encontro de cistos, trofozoideos ou/e IgA nas fezes ou fluidos intestinais.
Qual o método diagnóstico usado na giardíase?
EPE
Método de Faust, de Willis.
Deve-se coletar 3 amostras, com intervalo de 7 dias entre elas
Caso o método diagnóstico der negativo, o que se deve fazer?
Fazer outros testes, como Entero-test (pior que todos), endoscopia digestiva (nem o pior, nem o melhor) e ensaios imunológicos (melhor do que os outros)
A giardíase é uma doença negligenciada?
Sim!
O que significa o ciclo monoxêmico?
Não necessita de um hospedeiro intermediário.
Quantos núcleos o cisto tem? E o trofozoito?
Cisto: 4
Trofozoito: 2
Omente um pouco sobre o processo de colonização da giardia duodenales.
Ser humanos ingere agua/alimentos contaminados. Os cistos passam pelo TGI e chegam ao duodeno, onde sofrem o processo de decinsistamento (cada cisto dará origem a 2 Trofozoitos). Os trofozoitos podem sofrer divisão binária, aumentando, assim, a sua população.
Comente a respeito do período de negativo dos cistos de giardia.
Caracterizado pelo período em que os cistos formam trofozoitos. Nesse período, não ocorre aparecimento de cistos nas fezez, podendo ocorrer resultado negativo no exame parasitológico de fezes. Vale lembrar que os trofozoitos tem capacidade de se grudarem nos enterocitos do duodeno.
Explique a fisiopatogenia da giardíase.
Os trofozoitos no duodeno irão interagir as lectinas de sua estrutura com os carboidratos da células epiteliais do intestino. Com isso, elas formam tipo um tapete sobre os enterocitos e prejudica a absorção de nutrientes. Além disso, eles ocasionam apoptose de algumas células intestinais, aumentando a permeabilidade do epitélio intestinal.
Quais os sintomas ocasionados pela fisiopatogenia da doença?
Esteatorréia, diarreia, dor abdominal, gases (fétidos, por conta da giardia ser anaeróbica), distinção abdominal, fezes aquosas, desidratação, emagrecimento, anemia.
Relacione a sindorme do intestino irritável com a giardíase.
Giardia no intestino leva a deflagração de um processo inflamatório. No processo inflamatório ocorre produção de citocinas e outras substâncias, que alcançam o plexo mioentérico e estimulam ele, de modo a gerar fortes contrações intestinais
Qual a fisiopatigenia da giardíase para os sintomas de esteatorréia, sindrome da má absorção intestinal, da síndrome do intestino irritável e da intolerância à lactose?
Os trofozoítos irão, no duodeno, se aderir a porção apical dos enterócitos (por meio do disco ventral) com o intuito de obter carboidratos para sua nutrição. Nesse processo, ocorre redução das microvilosidades intestinais. Além disso, com a adesão de trofozoítos nos enterócitos o contato do epitélio intestinal com o conteudo do lúmen intestinal fica menor. Isso tudo, em conjunto, promove má absorção de gorduras e dos alimentos, de um modo geral. Isso é a fisiopatogenia da síndrome da má absorção intestinal e da esteatorréia.
No que diz respeito à síndrome do intestino irritável, os trofozoítos podem promover apoptose de enterócitos do epitélio intestinal, de modo a aumentar a permeabilidade deste e, consequentemente, expor a lâmina basal da mucosa intestinal à antígenos presentes no lúmen intestinal (bactérias e outros). O contato desses antígenos com os leucócitos da lâmina basal promove a desgranulação de mastócitos, o que estimula as terminações nervosas do plexo mioentérico, causando dor e aumento da motilidade intestinal.
Quanto à intolerância à lactose, os trofozoítos degradam dissacarides, em especial a lactase.
Se caso fizer o exame parasitológico de fezes e der negativo, mas o paciente ainda continuar com fortes suspeitas de giardíase, oq ue deve ser feito?
Repetir o exame, pois pode dar períodos negativos da doença (quando cistos viram trofozoítos).