Propriedades da Água Flashcards
Quais são as 7 Propriedades da Água?
1- Dissolução de Substâncias
2- Síntese por desidratação
3- Hidrólise Enzimática
4- Alto calor específico
5- Alto calor de vaporização
6- Capilaridade
7- Tensão superficial
Defina a Dissolução de Substâncias, explicando a relação dos polos magnéticos da água com a dissolução delas.
Capacidade que a água tem de dissolver substancias (solvente universal/melhor solvente). Pela água ser um solvente Polar (tem polo positivo e negativo), dissolve apenas substâncias polares, ou seja, não dissolve substancias apolares como os lipídios.
O que é uma substância anfipática?
Substancias anfipáticas são, ao mesmo tempo, hidrofílicas (apresentam afinidade com a água, não necessariamente se dissolvem) e hidrofóbicas (não possuem afinidade com a água). Um exemplo são os fosfolipídios, uma classe de lipídios presentes na membrana plasmática.
Defina a sintese por desidratação
Quando moléculas se unem, se perde água (H2O).
anabolismo - perde/usa energia
Defina a hidrolise enzimatica
Quando um enzima quebra uma molécula em duas outras moléculas, se usa água (é adicionada “H2O” à formula final, metade para uma molécula, metade para a outra)
catabolismo - libera energia
Quais são as condições para que um enzima atue?
Água, temperatura, pH e substrato
Defina o alto calor específico
Calor necessário para aumentar em 1 grau a temperatura da agua. (calor considerado alto)
Defina o alto calor de vaporização
Energia/temperatura para a água evaporar.
(transpiração regula a temp. do corpo)
Defina a capilaridade
Capacidade que a água tem de passar em tubos.
Adesão: atração da água por moleculas polares
Coesão: força responsável por manter as moleculas e atomos de um mesmo material unidos (LIGAÇÕES DE HIDROGENIO)
Defina a tensão superficial
efeito da água que faz com que ela tenha um tipo de membrana elastica na superficie.
esta totalmente ligada à coesão
insetos pousando na superficie