Programação WEB Flashcards
As aplicações WWW foram originalmente projetadas para não manter qualquer tipo de estado. No entanto, com a evolução e o aumento da complexidade das aplicações, desenvolvedores começaram a sentir a necessidade de manter informações que pudessem persistir mais tempo do que apenas o intervalo de uma interação. Nesse sentido, uma determinada técnica permite ao servidor enviar um pequeno conjunto de informações que fica armazenado no cliente. Toda a vez que o browser do cliente interagir com esse servidor, ele enviará as informações contidas nesse conjunto, o que permitirá ao servidor, entre outras coisas, identificar o cliente, saber suas preferências e efetuar correlações com operações feitas anteriormente.
A esse pequeno conjunto de informações armazenado no cliente, dá-se o nome de:
Cookies
Inicialmente, aplicações www utilizavam apenas páginas estáticas previamente armazenadas e estruturadas segundo regras de linguagens de marcação como o HTML. Com o passar do tempo, as páginas puderam passar a ser geradas dinamicamente, com base em algum processamento realizado no servidor. Também se tornou possível incrementar as tecnologias e a capacidade de processamento no ambiente dos clientes. Linguagens de script, por exemplo, puderam passar a ser embutidas nas páginas e executadas no ambiente do cliente, em seu navegador. Outra forma mais independente de dotar o cliente de um poder de processamento é permitir que ele possa executar pequenos trechos de código em linguagens de programação como Java, por exemplo. O navegador pode receber esses trechos de código como um recurso independente, sem a necessidade de embutir o código em uma página HTML, e a aplicação passa a contar com um ambiente mais extenso para a sua execução (que passa a incluir uma máquina virtual).
Esses pequenos trechos de código executáveis em uma máquina virtual no cliente ficaram conhecidos como:
applets
Por meio de um portal corporativo, usuários e administradores podem integrar informação, pessoas e processos através das fronteiras da organização por meio de uma interface baseada na web.
Normalmente, esses portais corporativos são implementados a partir de uma aplicação web que fornece meios de agregar e personalizar informação por meio de aplicações menores e autocontidas, conhecidas como:
Portlets
Uma certa tecnologia Java foi projetada para permitir que desenvolvedores criem facilmente aplicações Web com interfaces ricas (RIAs) que se comportem de forma consistente em múltiplas plataformas.
Essa tecnologia é a:
JavaFX
Duas das tecnologias que compõem o Ajax são:
DOM e CSS
O CSS permite separar o conteúdo de uma página web do seu modo de apresentação, ou seja, o CSS é responsável pelo aspecto visual do documento.
Já o conteúdo deve ser estruturado usando-se outra linguagem, denominada:
XHTML
A tecnologia Cascading Style Sheet (CSS) é usada para:
prover a separação entre o conteúdo e o formato de exibição de documentos HTML.
Toda applet Java possui uma área de tela para criar sua exibição denominada canvas, que é controlada por parâmetros inclusos em um(a):
tag do documento HTML.
Com relação à programação em Java, para que a classe Graphics, que faz parte do pacote awt, possa ser usada em uma applet, é necessário que sejam incluídas, na parte superior do código da applet, as linhas:
import Java.awt.Graphics import Java.awt.*