Processo Penal Flashcards
Requisitos da prisão temporária a luz da interpretação conforme a Constituição Federal dada ao art. 1º da 7.960/89, em julgamento do STF:
1 - imprescindível para as investigações do inquérito policial - periculum libertatis art. 1º, I, 7960 (fundada em elementos concretos; vedada prisão para averiguações ou pelo fato do representado não ter residência fixa);
2 - fundadas razões de autoria ou participação, nos crimes previstos taxativamente no art. 1º, III, 7960 - fumus comissi delicti;
3 - justificada em fatos novos ou contemporâneos (Princípio da Contemporaneidade ou Atualidade do Perigo), à luz do art. 312, §2º, CPP;
4 - adequada à gravidade concreta do crime, às circunstâncias do fato e às condições pessoais do indiciado;
5 - não for suficiente a imposição de medidas cautelares diversas, previstas nos artigos 319 e 320 do CPP - prisão como ultima ratio.
Vide ADI 4109
Prioridade à realização do exame de corpo de delito nos crimes envolvendo:
I - violência doméstica e familiar contra mulher;
II - violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.
Art. 158, CPP
Nos crimes de ação penal pública o inquérito policial poderá ser iniciado a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, tal o requerimento deverá conter, quando possível:
a) a narração do fato, com todas as circunstâncias;
b) a individualização do indiciado ou seus sinais característicos e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer;
c) a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência.
Art. 5º, §1º, CPP
Diferença entre os institutos do perdão e da renúncia.
O perdão do ofendido é o ato bilateral e voluntário por meio do qual, no curso do processo penal, o querelante resolve não prosseguir com a demanda, perdoando o acusado, com a consequente extinção da punibilidade, nas hipótese de ação penal exclusivamente privada e de ação penal privada personalíssima (art. 107, V). Ademais, quando concedido a um dos querelados aproveitará a todos, sem que produza, todavia, efeito em relação ao que o recusar (art. 51, CPP).
A renúncia é o ato unilateral e voluntário por meio do qual a pessoa legitimada ao exercício da ação penal privada abdica do seu direito de queixa. A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá (art. 49, CPP)
Fases do procedimento probatório no Direito Processual Penal:
- Proposição - etapa em que se requer a produção dos meios de prova;
- Admissão - avaliação dos requerimentos feitos na fase anterior com deferimento ou indeferimento;
- Produção - realização dos atos processais destinados à produção da prova; e
- Valoração - momento em que o juiz aprecia as provas produzidas ao longo da fase probatória e profere a decisão.
Cebraspe PCPE Delegado 2024
Hipóteses de trancamento do Inquérito Policial:
- não houver qualquer dúvida sobre a atipicidade (formal/material) da conduta;
- presença de causa extintiva da punibilidade;
- ausência de justa causa.
Fases da prisão em flagrante:
- Captura.
- Condução;
- Lavratura do auto;
- Recolhimento ao cárcere.